Winnipeg Blue Bombers: tudo sobre o atual campeão da Grey Cup do Canadá

Pedro F
Pedro F,
5 em minutos de leitura
Winnipeg Blue Bombers: tudo sobre o atual campeão da Grey Cup do Canadá

Veja aqui tudo sobre o atual campeão da recém-disputada Grey Cup 2021. Boa leitura!

O futebol americano é amplamente disputado no Canadá há mais de 140 anos. Mas claro que esse início veio de forma amadora...

O primeiro clube da cidade de Winnipeg surgiu em 1879 com o nome de Winnipeg Rugby Football Club. Contudo, assim como muitos outros, sofreu com dificuldades financeiras que trouxeram o clube à dissolução.

Com isso, membros da cidade viram a oportunidade de criar um novo clube que representaria a cidade nas competições. Nascia aqui o novo Winnipeg Rugby Football Club.

Falaremos aqui sobre os pontos mais importantes da história do clube, campanhas de destaque e como o clube se porta atualmente na Divisão Oeste da CFL (Canadian Football League).

História

Como dito acima, o atual Winnipeg nasceu das cinzas do antigo em 1930. A criação do novo clube foi tão rápida que, apenas 3 dias após a dissolução do antigo, o Winnipegs já fez seu jogo de estreia contra o St. Johns Rugby Football Club.

Alguns anos de maturação foram precisos para que a equipe fizesse uma campanha boa o suficiente para chegar na Grey Cup.

Essa vaga foi conquistada pela primeira vez em 1935, resultando no primeiro título da Grey Cup para o Winnipegs. Além disso, foi a primeira Grey Cup conquistada por uma equipe da Divisão Oeste, uma vez que o esporte era dominado pelo leste canadense.

Foi também nesse momento que o apelido “Blue Bombers” surgiu pelas mãos de um colunista do The Winnipeg Tribute, um jornal local.

blog photos
Poster com elenco do Winnipeg em 1935, após vencer a Dominion (atual Grey Cup). Fonte: Anúncio de venda do poster Ebay

Sua matéria se referia ao clube como “Os Bombardeiros Azuis do Oeste”, justamente por ter sido a primeira equipe da região a vencer a Grey Cup. Rapidamente esse nome “colou”, e é utilizado até hoje.

Os anos que seguiram foram também de campanhas muito boas, chegando em 7 Grey Cups entre 1936 e 1949. Duas dessas, 1939 e 1941, resultaram em títulos para o histórico do clube. Fechando a década de 50 os Winnipegs já eram tricampeões nacionais.

Com o passar dos anos o esporte no Canadá tomou um novo rumo após a criação da atual Canadian Football League (CFL) em 1958, liga à qual o Winnipeg Blue Bombers se associou logo no primeiro ano.

Esses primeiros anos na CFL foram de grande proveito para os Pegs, chegando em seis Grey Cups sob o comando do técnico Bud Grant.

Dessas seis participações, o Winnipegs levou quatro títulos, conquistados em 1958, 1959, 1961 e 1962. Esse período ficou conhecido como a Era Bud Grant, uma das mais proveitosas de toda a história do clube.

De 1963 até 1982, a equipe passou por um período difícil no qual o único título foi o da Divisão Oeste em 1965. O final desse momento veio com a contratação de um novo técnico, o renomado Cal Murphy.

Juntamente com essa mudança veio a troca de quarterbacks, saindo Dieter Brock para a entrada de Tom Clements. Essa mudança trouxe novos ares para o clube, e a seca chegou em um fim.

Assim, em 1984, o Winnipeg vence mais uma Grey Cup pelas mãos de Tom Clements em cima do Tiger-Cats, que inclusive é o clube que o ex-quarterback jogava.

Um acontecimento importante desse momento foi a breve estadia dos Blue Bombers na Divisão Leste. Isso aconteceu em 1987 após a desistência do Montreal Alouettes, que era da Divisão Leste.

Essa desistência levou a divisão a ter apenas 3 equipes, contra 5 equipes da Divisão Oeste. Assim, os Blue Bombers foram escolhidos para ocupar esse lugar vago, equilibrando as ligas.

Essa mudança pareceu não afetar em nada a performance do Winnipeg, que veio a vencer a Grey Cup em duas ocasiões, 1988 e 1990, enquanto disputava pela Divisão Leste.

Após oito temporadas na Divisão Leste, o clube foi novamente transferido, dessa vez para a recém-criada Divisão Norte (a CFL testou uma integração com a liga dos Estados Unidos).

Esse teste não resultou em grande sucesso, o que fez com que no ano seguinte a Divisão Oeste fosse reestabelecida. Essa reconstituição da divisão também foi possível pela volta do Montreal Alouettes para a competição.

Apesar do retorno, a desistência do Ottawa Roughriders fez com que o Winnipeg fosse novamente levado para a Divisão Leste, na qual permaneceu até 2011. Nesse ano, a volta do Ottawa Renegades trouxe de volta a oportunidade de jogar na Divisão Oeste, onde permanece até hoje.

Passando por momentos difíceis em relação às campanhas, o clube se viu em uma seca de títulos da Grey Cup que durou 28 anos e que veio a ser encerrada muito recentemente.

blog photos
Adam Bighill aparece segurando a Grey Cup, conquistada em 2019. Créditos: THE CANADIAN PRESS/Frank Gunn

O título que colocou o Winnipeg Blue Bombers de volta na elite veio em 2019. Essa decisão foi contra o Hamilton Tiger-Cats, e foi jogada no McMahon Stadium (campo neutro e de posse do Calgary Stampeders).

Esse título foi algo marcante para a equipe, uma vez que Matt Nichols e Andrew Harris – dois dos principais jogadores do Winnipeg – acabaram por não poder disputar grande parte da temporada (um por lesão e o outro por suspensão).

A campanha foi praticamente carregada pela defesa indestrutível do clube, conquistando assim seu décimo primeiro título da Grey Cup.

A temporada mais recente do Winnipeg Blue Bombers foi disputada em 2021, que veio após o cancelamento da temporada 2020 por conta da pandemia mundial.

Com uma grande campanha de 11 vitórias e 3 derrotas na Divisão Oeste, assim como o título da mesma para cima do Saskatchewan Roughriders, a equipe se viu novamente na Grey Cup, e com chance de vitória.

Em um jogo de grandes jogadas, os dois clubes montaram um placar de mais de 55 pontos, e que resultou na vitória do Winnipeg por 33-25 na prorrogação.

Assim, o Winnipeg foi bicampeão consecutivo pela segunda vez na sua história.

Elenco Atual

- Quarterbacks

Zach Collaros

Dru Brown

- Receivers

Rasheed Bailey

Nic Demski

Greg Ellingson

Kelvin McKnight

Brendon O'Leary-Orange

Drew Wolitarsky

- Running Backs

Johnny Augustine

Kyle Borsa

Brady Oliveira

- Fullbacks

Mike Miller

- Offensive Linemen

Stanley Bryant

Jalen Burks

Michael Couture

Geoff Gray

Jermarcus Hardrick

Chris Kolankowski

Patrick Neufeld

Drew Richmond

Defensive Linemen

Thiadric Hansen

Jackson Jeffcoat

Willie Jefferson

Casey Sayles

Jake Thomas

Ricky Walker

Jojo Wicker

Cedric Wilcots

- Linebackers

Adam Bighill

Jesse Briggs

Tanner Cadwallader

Shayne Gauthier

Robbie Lowes

Les Maruo

Mercy Maston SAM

Kyrie Wilson WILL

- Defensive Backs

Brandon Alexander

Nick Hallett

Noah Hallett

Mike Hampton

Demerio Houston

Redha Kramdi

Josh Miller

Deatrick Nichols

Donovan Olumba

Winston Rose

Nick Taylor

Malcolm Thompson

- Elenco Especial

Mike Benson LS

Marc Liegghio P

Ali Mourtada K

Títulos Conquistados

Segue abaixo uma lista com todos os títulos conquistados pelo Winnipeg Blue Bombers, incluindo momentos da Divisão Leste e Oeste:

- Divisão Oeste (18 títulos): 1935, 1937, 1938, 1939, 1941, 1945, 1946, 1947, 1950, 1953, 1957, 1958, 1959, 1961, 1962, 1965, 1984, 2019 e 2021.

- Divisão Leste (7 títulos): 1988, 1990, 1992, 1993, 2001, 2007 e 2011.

- Grey Cup (12 títulos): 1935, 1939, 1941, 1958, 1959, 1961, 1962, 1984, 1988, 1990, 2019 e 2021.

Estádio

IG Field | Venue Coalition
IG Stadium em imagem tirada da arquibancada. Créditos: Venue Coalition

No começo da história, o Winnipeg mandou seus jogos no pequeno Osborne Stadium. Em 1953, com a construção do Winnipeg Stadium, uma mudança foi feita e o mandato agora passou a ser nele.

Atualmente, o Winnipeg manda seus jogos no IG Field devido a atrasos na construção do Bison Stadium, que seria a casa do clube.

ARTIGOS RELACIONADOS

Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!
Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!

Piloto holandês começa a abrir boa vantagem para os demais competidores Em uma corrida sofrida, marcada pela dura disputa entre Verstappen e Sainz, o piloto da Red Bull conseguiu segurar a vantagem na pista canadense, e emplacou mais uma vitória, ...

Victor Simonelli
2 em minutos de leitura
#Canadá,#Alphonso Boyle Davies,#Futebol

CONHEÇA TUDO SOBRE A HISTÓRIA E CARREIRA DE AFONSO DAVIES

O jogador de futebol profissional Afonso Davies é um lateral esquerdo que atualmente joga pelo clube da Bundesliga, Bayern de Munique, com a camisa de Nº 19. Mas Davies represent...

Eliseu

5 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Barrie Colts,#Hóquei

Conheça agora mesmo como foi incrível trajetória desse grande time de hóquei canadense, o Barrie Colts

O Barrie Colts é um time júnior de hóquei no gelo, e também faz parte da Ontario Hockey League, com sede em Barrie, Ontario, Canada. Esse grande time foi fundado em meados de 19...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Guelph Storm,#Hóquei

Conheça agora mesmo a incrível trajetória do time de hóquei canadense, o Guelph Storm

O Guelph Storm é um grande time júnior de hóquei no gelo com sede em Guelph, Ontário, Canadá. Eles jogam na OHL desde a temporada 1991-92. A equipe joga em casa no Sleeman Cent...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Saskatoon Blades,#Hóquei

Conheça o time de hóquei júnior Saskatoon Blades

O Saskatoon Blades é um time de hóquei junior profissional do Canadá. Eles integram a Conferência Leste pela Western Hockey League, antes conhecida como Western Canadian Hockey Le...

Andréa Benetti

4 em minutos de leitura