O Wagner Seahawks é um time de futebol americano que representa o Wagner College, localizado em Nova York. O time compete na NCAA Division I Football Championship Subdivision (FCS) e são membros da Northeast Conference.

A equipe manda os seus jogos no Wagner College Stadium, com capacidade para 3.300 torcedores, em Staten Island, Nova York. Atualmente o Wagner Seahawks é treinado por Tom Masella e tem como cores principais o verde e branco.

A equipe foi fundada em 1927, quando realizou a sua primeira temporada no futebol americano universitário.

Wagner Seahawks em jogo válido pela Northeast Conference (Foto: David Butler II-USA TODAY Sports)

O time do Wagner Seahawks em sua trajetória possui um título Nacional da NCAA Division III Football Championship e dois de conferência.

Início do Wagner Seahawks no futebol americano

Logo após a sua criação, em 1927 o Wagner Seahawks, na época comandado por Randolph Faries e Lucien Kempf fez a sua estreia no College, onde foi derrotado pela equipe do New York Aggies.

A primeira vitória do Wagner Seahawks aconteceu no dia 05 de novembro do mesmo ano, ao derrotar por 14 a 13 o City College de Nova York.

Nesse momento, o time participava, como tantas outras equipes da época, de uma Liga Independente. No ano seguinte, atuou pela Metropolitan Collegiate Conference, mas ficou somente por uma temporada.

Retornou para Ligas Independentes onde ficou até 1957. Nessa volta, o Wagner Seahawks teve o seu pior momento em 1933. Em dois jogos, com duas derrotas, no placar combinado delas de 71 a 0. O time então cancelou a temporada por falta de jogadores.

O treinador Frank Spotts organiza a casa, realiza jogos internos e prometeu dar a volta por cima na temporada seguinte.

A equipe de 1964 foi a mais vencedora do Wagner Seahawks, terminando a temporada com o recorde de 10 vitórias e nenhuma derrota (Foto: Divulgação Site Oficial Wagner Seahawks)

E a promessa foi realmente cumprida, com o Wagner Seahawks vencendo o Bergen County College por 24 a 0 na última partida, finalizando sua primeira temporada vencedora, com quatro resultados positivos e apenas duas derrotas.

Altos e baixos do Wagner Seahawks

Em 1941, acontece a temporada mais vitoriosa da equipe desde a sua criação, com cinco vitórias e apenas uma derrota.

Seis anos depois o primeiro nome de peso surge no comando da equipe com Jim Lee Howell, astro do New York Giants, se tornando treinador do Wagner Seahawks. Ele ficou no comando da equipe até 1953, com um recorde de 24 vitórias, 30 derrotas e quatro empates.

Em 1958, volta a participar de uma conferência associada a NCAA, a Middle Atlantic States Collegiate Athletic Corporation. Durante a sua passagem pela conferência, surge a equipe mais dominante do Wagner Seahawks.

No ano de 1964, o time, sob o comando do quarterback Dan Coughlin, terminou a temporada de maneira invicta, com 10 vitórias e nenhum revés.

Na temporada de 1972, o Wagner Seahawks muda para uma nova conferência, Metropolitan Intercollegiate Conference, onde fica até 1977. No ano seguinte participa da Division III Independent.

Desde 1996 o Wagner Seahawks compete pela Northeast Conference. (Foto: Divulgação Facebook oficial Wagner Seahawks)

Em 1980, o Wagner Seahawks participa pela primeira vez dos playoffs da Division III National Championship Game, onde o vencedor se torna o Campeão Nacional da Division III da NCAA. Porém, a equipe não passou das quartas de finais.

Repetiu o mesmo desempenho em 1982, para só em 1987 conquistar finalmente o campeonato, ao derrotar nas finais dos playoffs o time de Dayton, por 19 a 3. Retornou para os playoffs no ano seguinte, mas caiu ainda no primeiro embate.

No ano de 1992, o time muda novamente e integra a Liberty Football Conference. Porém, no ano seguinte, troca de novo, dessa vez para a NCAA Division I–AA Independent. Já em 1996 se transfere para onde atua até os dias de hoje, a Northeast Conference.

Principais conquistas do Wagner Seahawks

A equipe de Wagner Seahawks não possui tantos títulos em sua história, são apenas três conquistas até o momento. Confira abaixo quais são eles:

  • 1987 - Division III National Championship Game
  • 2012 - Northeast Conference
  • 2014 - Northeast Conference
A equipe vencedora do National Football NCAA Division III de 1987 (Foto: Divulgação Site Oficial do Wagner Seahawks)

Revelações para a NFL

O time do Wagner Seahawks também já revelou nomes para a National Football League, a NFL.

Entre alguns dos atletas que jogaram pelo time universitário estão o Linebacker Julian Stanford, que atuou pelas equipes do Jacksonville Jaguars, Detroit Lions, Tampa Bay Buccaneers, New York Jets, Buffalo Bills e Carolina Panthers, inclusive sua atual equipe.

O Kicker Piotr Czech, é um polonês que atuou na NFL após defender o Wagner Seahawks. Fez carreira em times como o Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers.

Mais um atleta é Greg Senat, que é um Offensive Tackle e se destacou atuando pelo Kansas City Chiefs, onde conquistou o Super Bowl LIV. Atualmente joga pelo New York Jets.

Além de jogadores, tem treinadores da NFL que passaram pelo Wagner Seahawks, como o Lou Anarumo, que atualmente é Coordenador Defensivo do Cincinnati Bengals, onde foi campeão da Conferência AFC em 2021, mas perdeu o Super Bowl para o Los Angeles Rams.

Estatísticas das últimas temporadas

As últimas três campanhas do Wagner Seahawks indicam um momento ruim da equipe.

Em todas as oportunidades, o time sofreu mais derrotas do que vitórias pelo futebol americano universitário.

Wagner Seahawks participa de partida válida pela Northeast Conference. (Foto: Divulgação Facebook Oficial Wagner Seahawks)

Na temporada de 2019, o time foi extremamente devastado pelas equipes adversárias. Foram 12 partidas disputadas com um recorde negativo de apenas uma vitória e outras 11 derrotas. Sendo o pior resultado um revés por 42 a 8, diante do Saint Francis.


2020 também não foi um bom ano para o Wagner Seahawsk, que atuou em apenas duas partidas por causa da pandemia do coronavírus e perdeu os dois embates.

Finalizando a análise, em 2021, o Wagner Seahawks fez uma temporada completa. E novamente, derrotas. Dessa vez a situação foi ainda pior que em 2019. A equipe realizou 11 partidas e perdeu todas elas, completando assim, dois anos seguidos sem nenhuma vitória. Simplesmente trágico!

Será que na temporada de 2022 o treinador vai conseguir colocar o time em ordem, como aconteceu no passado e voltar a vencer, ou sofrerá novas e humilhantes derrotas? Faça a sua aposta e acompanhe os duelos do College.

Compartilhe esse conteudo