BRESCIA: UM CLUBE DE GRANDES CRAQUES!
Bréscia é uma das tantas belas cidades que existem na Itália. A cidade italiana é tão histórica que existem dois grandes monumentos que são considerados patrimônios da humanidade.

No caso, a área monumental do Fórum Romano e o Complexo Monástico de São Salvador-Santa Júlia, porém a cidade não respira apenas história. O futebol é um dos grandes patrimônios culturais da cidade que fica no norte da Itália.

O Brescia, que atualmente disputa a Série B italiana, no passado foi o clube de importantes craques italianos, como o fenomenal Roberto Baggio. Mas antes de falar sobre estes craques vamos falar um pouco sobre o clube, que não tem grandes títulos, mas que volta e meia estão disputando o Calccio.

O quadro de títulos do clube é formado basicamente pela conquista de quatro Série B italianas. O clube conquistou o título da segunda divisão nos anos de 1964-65, 1991-92, 1996-97 e o mais recente foi na temporada 2018-19.

Além destes títulos, o clube também foi campeão no cenário internacional da Copa da Amizade de 1967, da Copa Anglo-Italiana de 1994 e participou de duas edições da Copa Intertoto, chegando a disputar a final desta competição na Copa de 2001.

O Brescia manda os seus jogos no famoso Estádio Mario Rigamonti, que lembra muito os estádios sul-americanos. O estádio que tem capacidade para 27 mil pessoas foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1959 e passou por reformas nos anos de 2010 e 2019.

Além do futebol, o estádio recebeu shows e partidas de outros esportes. Exemplos de bandas e artistas que se apresentaram e passaram pelo estádio que podemos citar são: The Cranberries, Élton John, David Bowie, entre tantos outros.

Alguns concertos também aconteceram no estádio, como é o caso do concerto de Vasco Rossi em 1989. O estádio já recebeu partidas de rúgbi e futebol americano, além de importantes cerimônias religiosas, como é o caso da passagem do Papa João Paulo II pelo estádio em 1998 quando celebrou o rito de beatificação de Giuseppe Tovini.

O estádio do Brescia recebeu grandes apresentações ao longo da história (Foto: Mais Futebol)
O estádio do Brescia recebeu grandes apresentações ao longo da história (Foto: Mais Futebol)‌ ‌

É válido dizer que de 2014 a 2017 o estádio também recebeu partidas da Liga dos Campeões de Futebol Feminino. O Brescia não investe apenas no futebol masculino, como também no futebol feminino.

No entanto, é válido dizer que isto é recente. Antes de 2020, os clubes feminino e masculino eram independentes. O feminino é chamado de ACF Brescia Female, que tem sede no município de Capriolo, é um dos maiores do futebol italiano.

O futebol feminino do Brescia tem em sua história dois títulos do Campeonato Italiano, três Copas da Itália e quatro Supertaças da Itália.

Agora falando sobre o futebol masculino importantes jogadores passaram pelo clube. Além de Roberto Baggio citado anteriormente, podemos citar Josep Guardiola, Gheorghe Hagi, Alessandro Altobelli, Andrea Pirlo e Luca Toni.

O craque italiano Roberto Baggio, que disputou as Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998, sendo conhecido pelos brasileiros por conta do pênalti perdido na Copa do Mundo de 1994, se aposentou no Brescia em 2004.

O jogador chegou no clube em 2000 e disputou 101 partidas já no fim da sua carreira. Foi mal? Não mesmo. O artilheiro italiano balançou as redes 46 vezes e foi responsável por levar o Brescia a sua melhor campanha na história do Calccio.

Na temporada 2000-01, o Brescia obteve um oitavo lugar e acabou disputando no período duas Taça Intertoto da UEFA e chegou inclusive às semifinais da Taça da Itália na temporada 2001-02.

Pirlo e Baggio levaram o Brescia a sua melhor campanha na história (Foto: Globoesporte)
Pirlo e Baggio levaram o Brescia a sua melhor campanha na história (Foto: Globoesporte)‌ ‌

Roberto Baggio foi um dos maiores craques do futebol italiano e do mundo. O atacante recebeu a bola de ouro de 1993, foi eleito no mesmo ano como melhor jogador do mundo pela FIFA e melhor jogador da UEFA na Europa nos anos de 1990, 1991, 1993 e 1994.

Além disso, Roberto Baggio está na lista dos 100 maiores craques do século da FIFA e no time titular da Seleção Italiana do Século XX. Essa são apenas algumas de suas honrarias. Roberto Baggios é o maior goleador do clube na Série A.

Outro nome que tem grande ligação com o clube é o meia Andrea Pirlo. E a ligação deste é ainda maior. Pirlo nasceu na cidade de Brescia em 1979 e os seus primeiros passos no futebol foi pelo clube. A carreira do jogador começou em 1995 no Brescia e lá jogou até 1998. Antes disso já atuava nas categorias de base do Brescia.

O seu início não foi fácil, já que o Brescia acabou sendo rebaixado na temporada 1994-95, mas graças ao seu bom futebol o clube acabou voltando para elite do futebol italiano e o mesmo sendo vendido para a poderosa Inter de Milão em 1998 para fazer parceria com Ronaldo e Clarence Seedorf.

Na Inter de Milão, o jovem teve dificuldades e acabou sendo emprestado. Na temporada de 1999-00, Pirlo foi para Reggina e no ano seguinte voltou para o Brescia, o seu clube de coração.

O Brescia da temporada 2000-01 era muito talentoso. Além de Roberto Baggio e Andrea Pirlo, o clube ainda contava com Fabio Petruzzi, Daniele Bonera, Florin Radacioiu e o goleiro tcheco Pavel Srnicek.

No total, Andrea Pirlo disputou 59 jogos pelo clube e marcou 6 gols. É conhecido mundialmente pela conquista da Copa do Mundo de 2006, além de ter disputado as edições da Copa do Mundo de 2010 e 2014.

Guardiola, que hoje é um dos maiores técnicos do clube, teve duas curtas passagens pelo Brescia. A primeira foi na temporada 2001-02 e a segunda na temporada seguinte, porém deve se lembrar que entre as duas temporadas o jogador passou um período na Roma.

O Brescia foi o primeiro clube que Guardiola jogou após o Barcelona, lá disputou 26 jogos e marcou 3 gols.

O Brescia também já teve um craque brasileiro. O lateral esquerdo Branco, que ganhou a Copa do Mundo de 1994 e disputou as Copas do Mundo de 1986 e 1990, jogou no Brescia entre 1986 a 1988. Pelo clube, Branco disputou 57 jogos e marcou 6 gols.

Branco vestiu a camisa do Brescia entre 1986 a 1988 (Foto: Globoesporte)
Branco vestiu a camisa do Brescia entre 1986 a 1988 (Foto: Globoesporte)

Como pode ser visto, o Brescia ao longo da história recebeu vários craques de renome internacional. Atualmente, o clube briga pelo título da segunda divisão italiana.

Gostou de conhecer os craques do Brescia? Quer conhecer a história de outros jogadores, ligas e competições? Então, venha para o BETS!

Compartilhe esse conteudo