Você conhece a história do grandioso Notthingham Forest? Vem com a gente e fique ligado!

Arthur
Arthur,
5 em minutos de leitura
Você conhece a história do grandioso Notthingham Forest? Vem com a gente e fique ligado!

NOTTHINGHAM FOREST: O CLUBE DA FAMÍLIA CLOUGH
O Notthingham Forest é um dos clubes mais queridos e com uma das histórias mais ricas no futebol.

O clube chama tanto atenção dos fãs de futebol muito por conta do filme “Maldito Futebol Clube”, que conta a era Brian Clough, que foi quando o Notthingham Forest venceu duas vezes o torneio mais importante da Europa: a Liga dos Campeões.

O Notthingham Forest em termos de títulos é um dos maiores clubes da Inglaterra. O clube como falado anteriormente venceu duas edições da Champions League nas temporadas de 1978-79 e 1979-80, e além deste importante torneio, o clube empilhou taças na década de 1970.

O clube venceu uma Supercopa da UEFA em 1979, venceu o Campeonato Inglês de 1977-78, venceu quatros vezes a Copa da Liga Inglesa (1977–78, 1978–79, 1988–89 e 1989–90) e a Supercopa da Inglaterra (1978).

Nottingham Forest empilhou taças na década de 1970.        (Foto: Organic Publicity)
Nottingham Forest empilhou taças na década de 1970. (Foto: Organic Publicity)

Os títulos não param por aí. O Notthingham tem duas Copas da Inglaterra (1897-98 e 1958-59), um título da Football Alliance (1891-92) e dois títulos da Copa dos Membros Ingles (1989 e 1992). Apesar dos grandes títulos, o Notthingham ainda é considerado um clube pequeno para médio na Inglaterra.

Não à toa vive disputando a Championship, que é a segunda divisão do futebol inglês. Aliás, o Notthingham já venceu a segunda divisão da Inglaterra em três oportunidades (1906-07, 1921-22 e 1997-98). O clube também foi campeão da terceira divisão inglesa na temporada de 1950-51.

Antes de falar da relação do clube com a família Clough vamos para alguns dados importantes. O Notthingham é um dos clubes mais antigos do mundo. O clube nasceu no dia 2 de setembro de 1865 e foi um dos fundadores da Football Aliance em 1889.

A história do Forest é tão rica e antiga que o clube participou da primeira edição da FA Cup. Para quem não sabe a FA Cup é a competição de futebol mais antiga do mundo organizada pela Football Association.

O clube manda os seus jogos no City Ground, que fica próximo do Rio Trent, e tem capacidade para receber cerca de 30 mil pessoas. O estádio é também um dos mais antigos do mundo, tendo sido inaugurado em 1898.

A sua maior área se chama “Brian Clough Stand”, uma singela homenagem ao maior ídolo da história do clube. O estádio já recebeu ao longo da história importantes jogos, por exemplo, três jogos do grupo D da Eurocopa de 1996.

Além dos grandes títulos e do belo estádio, o Forest ao longo da história contou com inúmeros grandes jogadores. Para os torcedores mais jovens, podemos citar Aaron Ramsey, John Terry e Michail Antonio.

No entanto, não para por aí. Wes Morgan, Michael Dawson, Andy Cole, Teddy Sheringham, Roy Keane e Peter Shilton são outros grandes jogadores que tiveram a oportunidade de vestir a camisa do clube.

Recentemente o Notthingham teve o seu primeiro brasileiro no elenco, no caso, o atacante Léo Bonatini, que foi formado no Cruzeiro.

No entanto, o atacante que brilhou com as camisas do Wolverhampton, do Estoril e do Al Hilal não conseguiu repetir o feito na equipe inglesa. Foram apenas 5 jogos e nenhum gol na temporada 2018/19.

Hoje o Notthingham Forest conta com outro brasileiro. Esta temporada 2021/22, o clube contratou o zagueiro Rodrigo Ely, que tem passagens pelo Alavés, Milan e Reggina.

Mas vamos falar da lenda Brian Clough, o técnico chegou ao clube em 1975 após uma passagem extremamente conturbada pelo Leeds United e com toda a desconfiança da torcida por ter sido o treinador anos atrás do maior rival do clube: o Derby County.

Contudo, é válido dizer que a passagem de Clough pelo Derby County não foi negativa. No clube inglês, o treinador venceu o Campeonato Inglês de 1971/72. Aliás, a sua história no Derby é bem rica, pois no fim da década de 1960 havia vencido a segunda divisão do inglês, conquistado a Copa Watney e a Copa Texaco.

Brian Clough venceu duas Ligas dos Campeões como técnico do Forest (Foto: Premier League Brasil)
Brian Clough venceu duas Ligas dos Campeões como técnico do Forest (Foto: Premier League Brasil)

Entretanto, foi no Notthingham Forest que o treinador entrou para história surpreendendo até os torcedores mais otimistas, empilhou títulos e teve uma passagem extremamente longínqua até o ano de 1993.

No total, foram 12 títulos. Além dos títulos, o treinador que tinha como parceiro o excelente Peter Taylor também acumulou prêmios individuais. O treinador levou o prêmio de treinador do ano da LMA na temporada de 1977/78, quando o Forest levou a Liga Inglesa, ganhou o prêmio de treinador europeu em 1979 da Sepp Herberger Award e da UEPS.

Em 2002, o treinador entrou no hall da fama do futebol inglês. Além disso, o treinador também entrou na lista dos dez melhores treinadores da história da UEFA em 2018.

Parou por aí? Não! Como jogador Brian Clough também foi espetacular e fez sucesso com as camisas do Middlesbrough e do Sunderland, inclusive chegou a vestir a camisa da Inglaterra entre 1958 e 1959.

O atacante Brian Clough foi artilheiro da segunda divisão inglesa de 1958/59 com 42 gols e em 2011 foi eleito para a equipe dos melhores de todos os tempos do Sunderland.

Nigel Clough é o segundo maior artilheiro da história do Nottingham Forest (Foto: BBC)
Nigel Clough é o segundo maior artilheiro da história do Nottingham Forest (Foto: BBC)

A história de Brian Clough é única no futebol. Não é à toa que virou filme. Mas ficou ainda maior através do seu filho: Nigel Clough. O hoje treinador do Burton Albion vestiu a camisa do Forest entre 1984 e 1993.

Em 1993, saiu do clube para vestir as tradicionais camisas do Liverpool e do Manchester City, mas acabou voltando para o Forest na temporada 1996-97.

A sua passagem pelo clube não foi marcada por tantos títulos igual a carreira do pai, que foi o seu técnico em sua passagem, mas foi marcada por muitos gols e conquistas individuais.

Nigel Clough chegou a vestir a camisa da seleção inglesa principal entre 1989 e 1993. Não foi para Copa do Mundo de 1990, mas acabou sendo convocado para Eurocopa de 1992.

A sua história é tão marcante que os registros o colocam como o segundo maior artilheiro da história do clube em competições oficiais com 131 gols. Nigel Clough só está atrás de Grenville Morris com 217 gols.

Ao todo disputou mais de 400 jogos com a camisa do clube, mas assim como o seu pai também faz sucesso como treinador nas divisões inferiores da Inglaterra. Nigel dirigiu o pequeno Burton Albion entre 1998 e 2009 levando o clube a seguidos acessos de divisão.

Saiu para dirigir o Derby County em 2009, clube que o seu pai também foi ídolo, mas acabou retornando para uma nova passagem pelo Burton entre 2015 e 2020. Como técnico já levou os prêmios da LMA FA Cup pela temporada de 2014 e foi o gerente do mês da League One em fevereiro de 2014.

Quer conhecer mais histórias de clubes, jogadores e competições? Então, venha para o BETS!

ARTIGOS RELACIONADOS

Você conhece o West Bromwich Albion da inglaterra? Vem com a gente!Você conhece o West Bromwich Albion da inglaterra? Vem com a gente!
Você conhece o West Bromwich Albion da inglaterra? Vem com a gente!

O West Bromwich Albion Football Club [https://www.bets.com.br/team-page?seasonid=sr:season:93743&teamid=sr:competitor:8&sport=futebol&name=West%20Bromwich%20Albion%20FC] , ou simplesmente West Bromwich Albion, é uma equipe de futebol inglês que é um...

Arthur
5 em minutos de leitura
#Inglêterra,#EFL Championship,#Reading F.C.,#Futebol,#Inglaterra

Conheça agora o Reading, um dos times mais antigos de toda a Inglêterra.

Com 150 anos de história, o Reading Football Club disputou a primeira divisão inglesa pela primeira vez em 2007 Escudo do Reading. (Créditos da imagem: Wikipédia)Fundação Fund...

Arthur

5 em minutos de leitura

#Inglêterra,#EFL Championship,#Queens Park Rangers,#Futebol,#Inglaterra

A história do Queens Park Rangers, clube tradicional de Londres e com mais de 100 anos.

O Queens Park Rangers [https://www.bets.com.br/futebol/league/team?id=sr:season:83914&teamid=sr:competitor:1&sport=futebol&name=Queens%20Park%20Rangers] foi campeão da Copa da Li...

Arthur

5 em minutos de leitura

#Inglêterra,#Premier League,#Stoke City,#Futebol,#Inglaterra

Conheça agora o tradicionalíssimo Stoke City da Inglaterra.

STOKE CITY: UMA EQUIPE DE GRANDES GOLEIROS! O Stoke City [https://www.bets.com.br/team-page?seasonid=sr:season:83914&teamid=sr:competitor:29&sport=futebol&name=Stoke%20City%20FC] ...

Arthur

5 em minutos de leitura

#Inglêterra,#EFL Championship,#Sheffield United,#Futebol,#Inglaterra

Conheça a história do Sheffield United da Inglaterra.

SHEFFIELD UNITED: O TIME DO ARTILHEIRO BILLY SHARP O Sheffield United Football Club [https://www.bets.com.br/team-page?seasonid=sr:season:84532&teamid=sr:competitor:15&sport=futeb...

Arthur

5 em minutos de leitura