O atleta tcheco Vladimir Coufal, é um jogador de futebol profissional, que atualmente joga pelo clube inglês, West Ham United FC, como um lateral direito desde o ano de 2020. Coufal tem 1,79m de altura, pesa aproximadamente 76 kg, e é um jogador destro.

Além de representar o seu time inglês, o atleta também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da República Tcheca, desde 2014, quando jogou pela seleção SUB-21.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube West Ham United.

Vladimir Coufal nasceu no dia 22 de agosto de 1992, na cidade de Ludgerovice, uma comunidade checa, localizada na região da Morávia-Silésia, no distrito de Opava, Tchecoslováquia.

O amor de Vladimir pelo futebol começou bem cedo em sua vida. Incentivado pela sua mãe, Alena Drevjaná, que foi uma ginasta profissional e recordista na década de 1970, o pequeno Vladimir foi em busca de seus sonhos, e escolheu o futebol como seu esporte preferido.

Porém o garoto era muito frágil e pequeno. E assim, foi necessário muito empenho e resiliência por parte do atleta, para superar zombarias e falta de interesse nele, por parte de alguns treinadores.

PRIMEIROS TREINAMENTOS.

O jovem atleta Vladimir Coufal começou seus treinamentos por volta dos seus 7 anos de idade, no ano de 1999, na Associação desportiva do clube Banik Ostrava, pelo time amador de futebol juvenil.

FC BANIK OSTRAVA -

Durante vários anos ali, Coufal se dedicou muito em seus exercícios físicos e também foi um excelente aluno na escola, sempre tirando boas notas.

O jovem jogador, durante aquele período de tempo, começou a receber treinamentos pela modalidade juvenil e logo depois passou a fazer parte das categorias de base do clube, sempre apoiando a equipe SUB12, em suas disputas.

A equipe chegou até a ganhar alguns troféus, realizando vitórias importantes. E Coufal também estava se saindo muito bem junto à equipe, sempre participando muito.

(life bogger.com) O jovem atleta Vladimir Coufal, à esquerda, já conquistando prêmios, pelo seu clube, Banik Ostrava, em 2008.

Porém os treinadores do clube Banik Ostrava ainda assim achavam Vladimir muito magrinho e frágil. Eles não acreditavam que o jovem atleta pudesse um dia se destacar no futebol. Por isso, no ano de 2009, o clube decidiu dispensar o aluno Coufal, que sentiu uma grande decepção.

Porém, com o apoio total de sua família, Coufal conseguiu superar aquilo e decidiu seguir em frente.

SSK BILOVEC -

Logo depois de sua saída do clube Banik Ostrava em 2009, Coufal ingressou em outro clube de futebol amador, o SSK Bilovec, e permaneceu ali recebendo treinamentos até 2010, aos 18 anos de idade.

Vladimir Coufal do West Ham United durante uma partida da Premier League entre West Ham United e Manchester United no Estádio de Londres em 19 de setembro de 2021 em Londres, Inglaterra. (Foto de Rob Newell - Camera Sport via Getty Images)

FC HLucin - (futebol profissional).

Depois de se especializar durante anos no aumento de sua massa muscular bem como em buscar sempre o aprimoramento de seu futebol, o jovem Coufal então conseguiu se tornar um jogador profissional de futebol.

A partir de 2010, Coufal ingressou no clube de futebol FC HLucin, pertencente à Liga Morávia Silésia, da 3ª divisão do futebol Tcheco. Ali no clube, como um profissional, Coufal realizou a sua estreia em um jogo, no mês de setembro, contra o rival Dukla Praga, que venceu naquele dia, com resultado final de 2x0.

Durante aquele período de jogos pela temporada 2010/2011, Vladimir Coufal participou ativamente em 14 partidas, defendendo seu clube.

SLEZSKÝ FC OPAVA - (emprestimo)

O atleta tcheco, no ano de 2012, foi enviado como empréstimo para o clube SFC Opava, da 2ª divisão, para a temporada de 2011/2012, a fim de dar um reforço ao time. E realmente foi isso o que ele fez. Durante aquele período, Coufal realizou 13 jogos e garantiu 1 gol a favor da equipe.

Vladimir Coufal da República Tcheca em ação danse a partida do Grupo D do Campeonato da Euro 2020 entre Croácia e República Tcheca em Hampden Park em 18 de junho de 2021 em Glasgow, Escócia. (Foto de Jan Kruger - UEFA/UEFA via Getty Images)

SLOVAN LIBEREC FC -

Durante o ano de 2012, o tcheco Vladimir Coufal já vinha há algum tempo chamando a atenção de alguns clubes maiores por causa do seu empenho e da sua garra dentro de campo. Foi então que o jogador recebeu uma oferta muito tentadora do clube Slovan Liberec, da 1ª divisão do futebol tcheco, que contratou o jogador.

Antes dessa contratação, o clube Sparta Praga já vinha sondando o jogador, porém o Liberec FC foi mais rápido e levou o craque. Naquele primeiro período de jogos defendendo o clube, Coufal participou ativamente em 10 jogos durante o campeonato.

Em sua 2ª temporada junto à equipe, em 2013/2014, o jogador marcou sua presença firme em 21 partidas, apresentando uma ótima regularidade em seus jogos.

Durante as 3 temporadas seguintes, Vladimir conseguiu participar em 57 partidas durante aquele período e fez 8 aparições em Copas pelo clube. Mas a temporada de jogos de 2017/2018 foi com certeza a mais marcante para Vladimir Coufal. Ele conseguiu realizar 30 jogos pelo seu clube e garantiu 2 gols.

Durante aquela fase excelente de alto desempenho do atleta, Coufal acabou sendo convidado para integrar a seleção da Tchecoslováquia.

E em sua trajetória final pelo clube Liberec, o craque acabou atuando por 6 temporadas junto à equipe, perfazendo um total de mais de 150 jogos, a maioria deles como o capitão da equipe, e ainda obteve o mérito de ter contribuído para a grande vitória na conquista da Copa da República Tcheca no ano de 2015.  

SK SLAVIA PRAGA -

Durante a metade do ano, no dia 1º de julho de 2018, Vladimir Coufal acabou sendo contratado por um dos maiores clubes da República Tcheca, o Slavia Praga, que quase perdeu a oportunidade de obter o jogador, por causa do assédio sistemático do seu maior clube rival, o Sparta Praga, sobre o atleta.

Naquela data, Vladimir Coufal assinou um contrato com o Slavia Praga, válido por 3 anos, e com uma taxa no valor de 18 milhões de coroas tchecas (kc). O treinador da equipe ali no clube acabou sendo, coincidentemente, um velho amigo de Coufal,

Jindřich Trpišovský, um atleta um pouco mais velho, e que já havia jogado anteriormente no clube Liberec, com Coufal.

Durante a temporada de 2018/2019, o atleta realizou 28 jogos pelo clube, garantiu 3 gols e contribuiu para que o Slavia Praga pudesse ganhar o título de campeão da 1ª Liga Tcheca. E durante sua última temporada junto ao clube, em 2020/2021, o atleta ainda conseguiu fazer 5 jogos pelo time, antes de sua transferência para o West Ham United.

WEST HAM UNITED FC -

No dia 2 de outubro de 2020, Vladimir Coufal assinou um contrato com o clube inglês West Ham, válido por 3 anos, e com uma taxa de 5,4 milhões de libras. No dia 4 de outubro o jogador realizou a sua estreia em um jogo contra o Leicester City, que foi derrotado por 3x0.

Durante sua primeira temporada com os ingleses, Coufal gerou 7 assistências e quase alcançou o recordista, seu colega de equipe, Aaron Cresswell que havia feito 8, anteriormente. Os dois atletas juntos conseguiram criar mais assistências do que qualquer outra dupla, dentro da Premier League.

 JOGOS INTERNACIONAIS.

Coufal realizou a sua estreia pela seleção da República Tcheca no dia 11 de novembro de 2017, em um jogo amistoso contra o Qatar.

E durante a Eurocopa de 2020, o atleta estava entre os jogadores que atuou pela seleção da república Tcheca que infelizmente acabou sendo eliminada durante as quartas de final pela seleção da Dinamarca.

Compartilhe esse conteudo