Desta vez, os 3 pontos asseguraram ao Mengão a segunda melhor campanha da Libertadores, atrás apenas do Palmeiras
Já classificado no grupo H da Copa Libertadores da América, o Flamengo entrou em campo no Maracanã na noite desta terça feira (24/5) para enfrentar o Sporting Cristal e derrotou o time peruano por 2 a 1. Com o resultado, garantiu a segunda colocação geral da primeira fase.
Assim, o Flamengo chegou aos 16 pontos, somando 5 vitórias e apenas 1 empate, com 15 gols pró, 6 contra e um aproveitamento de 88,9% dos pontos ganhos. O Talleres ficou com a segunda vaga, com 5 pontos a menos. Universidad Católica e Sporting Cristal foram eliminados.
Agora, o time de Paulo Sousa terá a vantagem de decidir em casa os jogos de mata-mata do maior torneio continental da América do Sul. A menos que acabe se cruzando com o Palmeiras, que teve o melhor desempenho entre todos, com 100% dos pontos ganhos e a melhor campanha em toda a história da competição, desde a sua criação em 1960, além do melhor ataque.
Como foi o jogo
Com a equipe já classificada e tendo o Fluminense no fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro, o treinador português do Flamengo decidiu mandar a campo uma escalação alternativa.
O centroavante Gabigol e artilheiro do time foi recuado para o meio. Assim, Pedro assumiu a posição dentro da área, com Marinho e Lazaro pelos lados. No entanto, no geral, o time todo mostrou alguma preguiça, o que valeu as vaias da torcida após o apito final.
O Flamengo abriu o placar ainda no primeiro tempo, após um esticão de David Luiz, que mandou a bola para a área adversária. Madrid acabou se complicando e fez um gol contra.
Na segunda etapa, Pedro, de cabeça, aproveitou um cruzamento para marcar o seu quinto gol em seis partidas, mantendo a boa fase e marcando uma volta por cima, após críticas.
No fim, o goleiro Hugo ainda falhou, sem conseguir defender um chute fraco que foi em cima dele. Christofer Gonzáles descontou, mas já era tarde para tentar o empate.
Escalações
Flamengo: Hugo Sousa, David Luiz, Ayrton, Pablo, Mauricio Isla, Thiago Maia, Gabigol, Lazaro, Marinho, Joao Gomes e Pedro. Técnico: Paulo Sousa.
Sporting Cristal: Alejandro Duarte, Johan Madrid, Gianfranco CHavez, Omar Merlo, Jhilmar Lora, Nilson Loyola, Horacio Calcaterra, Martin Tavara, Yoshimar Yotun, Irven Avila, Christofer Gonzales. Técnico: Roberto Mosquera.