O atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior, diz que "a felicidade de um brasileiro negro na Europa" está por trás das críticas às comemorações de seus gols.
O agente Pedro Bravo disse durante uma discussão na televisão espanhola sobre o jovem de 22 anos que "na Espanha, você tem que respeitar os rivais e parar de bancar o macaco", levando a acusações de racismo.
Desde então, Bravo se desculpou no Twitter, dizendo que usou mal uma metáfora.
"Aceite, respeite. De qualquer forma, não vou parar!", completou Vinicius.
O jogador brasileiro, que marcou cinco gols em oito jogos pelo campeão europeu até agora nesta temporada, destacou que estava longe de ser o primeiro jogador a dançar em comemorações, listando outras estrelas que fazem o mesmo.
"Há semanas, algumas pessoas começaram a criticar minha dança. Mas a dança não é só minha", disse Vinicius.
"A dança como comemoração já vem desde Ronaldinho, Neymar, [Lucas] Paquetá, [Antoine] Griezmann, João Félix, Matheus Cunha...
"São danças para celebrar a diversidade cultural do mundo.
"Dizem que a felicidade incomoda. A felicidade de um brasileiro negro e fazer sucesso na Europa incomoda muito mais.
"Mas minha vontade de vencer, meu sorriso e o brilho nos meus olhos são muito maiores do que isso."
Vinicius tem sido apoiado por seu clube, país, companheiros e adversários.
O companheiro de seleção Neymar, que joga no Paris St-Germain, postou uma foto da dupla dançando em jogo pela seleção brasileira.
"Drible, dance e seja você! Feliz do jeito que você é. Vá em frente meu menino, no próximo gol dançamos", escreveu Neymar.
Rayo Vallecano e o atacante colombiano Radamel Falcão, que passou duas temporadas de grande sucesso no rival citadino do Real, o Atlético de Madrid, expressaram apoio, dizendo que os dois estão "juntos até o fim".
A lenda brasileira de 81 anos, Pelé, tricampeã mundial, disse que as comemorações de Vinícius resumem o espírito do futebol.
"Futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Embora o racismo ainda exista, não vamos permitir que isso nos impeça de continuar sorrindo", escreveu ele no Twitter.
O Real Madrid divulgou um comunicado expressando "seu carinho e apoio a Vinícius Júnior, jogador que vê o futebol como uma atitude diante da vida através da alegria, respeito e desportivismo".
O clube acrescentou que condena "comentários lamentáveis e infelizes feitos contra nosso jogador" e tomará medidas legais contra qualquer pessoa que faça comentários racistas contra seus jogadores.
A Federação Brasileira de Futebol pediu "dança, drible e acima de tudo respeito" em uma declaração de solidariedade. Em nota divulgada pela internet.