Com sede localizada em Constanta, na Romênia, o Viitorul Constanta é um time que atualmente disputa a primeira divisão do país.

Com fundação recente, o clube trava duelos no Campeonato Romeno de Futebol, sendo uma das principais equipes da nação.

Inaugurado em 2009, o clube foi fundado por Gheorghe Hagi, que é reconhecido por ser um dos principais ex-jogadores de futebol da Romênia.

Além disso, uma curiosidade é que o Viitorul Constanta abriu as portas para Rivaldinho, filho do ex-meia Rivaldo, apresentar seu futebol para o mundo.

O estádio do Viitorul Constanta

Localizado em Ovidiu, cidade que é tida como uma das mais diferenciadas de toda a Romênia, o Stadionul Viitorul, serve de casa ao Viitorul Constanta, mas também é um estádio multiuso.

O local, além de ser palco aos jogos em que o Viitorul Constanta atua como mandante, o espaço também serve como casa para o Farul Constanta, time que também disputa o campeonato romeno.

Uma imagem contendo mesa, homem, grande, computador

Descrição gerada automaticamente
Quando joga em casa time apresenta bom desempenho (Foto: Facebook oficial do Viitorul Constanta)

Com capacidade para pouco mais de 4.500 torcedores, o ambiente do Standionul Viitorul parece ser propício para grandes duelos.

Não à toa, a construção é considerada uma das mais indicadas para sediar partidas de grande expressão no território europeu na região. Tudo parece favorecer.

Filhos de Hagi

Justamente por ter sido inaugurado por Gheorghe Hagi, um dos apelidos do Viitorul Constanta é “Filhos de Hagi”.

Ao lado da alcunha, outra que também é utilizada para designar os profissionais do clube é “O Povo de Constanta”, que fala por si só.

Fundido com o Farul Constanta em 2021, o Viitorul, como é mais conhecido, possui três diferentes composições de uniforme.

A primeira delas leva camisa azul, mas calções e meiões pretos. A segunda é toda branca. Nela, existem apenas alguns detalhes em preto.

Por fim, a terceira e última da lista é toda preta, sendo que nela prevalecem um ou outro detalhe branco.

Uma torcida mal-acostumada

No ano de 2009, o Viitorul Constanta iniciou suas atividades na Liga III, que é equivalente a terceira divisão nacional. Por coincidência e méritos de todos os responsáveis pelo clube, logo na primeira temporada o time conseguiu o título, alcançando também o acesso à Liga II.

Homem de balanço

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Torcida é apaixonada pelo clube desde 2009 (Foto: Facebook oficial do Viitorul Constanta)

Dessa forma, na temporada de 2011/2012, o Viitorul Constanta chegou ao vice-campeonato, conquistando automaticamente a promoção para a elite do futebol romeno, a Ligue I.

Ao longo do tempo, é claro que isso ajudou a forjar uma torcida apaixonada, mas muito mal-acostumada, no melhor dos sentidos, com os resultados dentro de campo. Os adeptos merecem!

Rivaldinho como destaque

Sempre que se fala no atual elenco do Viitorul Constanta, se faz necessário voltar uns anos no tempo e lembrar do período em que Rivaldo Vítor Mosca Ferreira Júnior, o Rivaldinho, ele mesmo, filho de Rivaldo, foi contratado pelo clube.

Rivaldinho comemorando um gol com a camisa do Viitorul Constanta (Foto: Instagram / Rivaldo)

No início da carreira, o atacante teve de lidar com as constantes comparações de seu futebol com o do pai, o ex-meio-campista Rivaldo, que brilhou com as camisas de Milan, Barcelona, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira.

Embora poucos saibam ou se recordem deste recorte histórico, Rivaldinho, assim como seu pai, já vestiu a camisa do Corinthians. Isso aconteceu nas categorias de base do clube, mas, em entrevista recente à ESPN, o atleta ressaltou que alguns jogadores do plantel alvinegro, por estarem na Seleção Brasileira, só desciam para jogar no Sub-20.

Na prática, é claro que isso acabou comprometendo o futebol do atleta, que queria jogar a qualquer custo, mas sabia que teria de trilhar outro caminho. Foi aí que a Europa surgiu em seu caminho.

De absurdamente pressionado no início da carreira, a dono de uma trajetória tranquila em países como Romênia e Polônia nos tempos atuais, Rivaldinho sofreu. Sofreu muito.

Mesmo assim, o atleta conseguiu se reinventar e brilhar com uma camisa bastante peculiar à carreira de seu pai: a do Mogi Mirim.

Em 2015, o atacante viveu um dos momentos mais especial de sua carreira ao, com a camisa do cube, balançar as redes diante do Macaé, do Rio, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Nesta mesma partida, é claro que Rivaldo não poderia passar em branco: assim como o filho, o ex-meia também encontrou o caminho das redes após Rivaldinho sofrer um pênalti. À época, a notícia repercutiu em todo o mundo como um feito histórico, e foi.

Atualmente Rivaldinho está disputando o Campeonato Polonês, mas seus tempos de Viitorul Constanta foram memoráveis. O jogador é inesquecível por lá.

Programa para jovens

Entre as principais curiosidades a respeito do Viitorul Constanta, destaque para seu programa para jovens.

Desde a fundação, o clube vem se consolidando como um dos que mais ajudam no desenvolvimento de novos jogadores em toda a Romênia.

Ademais, a agremiação também é renomada por abrigar algumas das melhores instalações do país. Sua própria academia, por exemplo, é mostra disso. Ela foi herdada por Farul Constanta após a fusão em 2021.

Três títulos de respeito do Viitorul Constanta

No decorrer de sua curta história, o Viitorul Constanta conquistou três títulos de renome e respeito no território romeno. Foram eles: Liga I 2016/2017, Liga III 2009/2010 e Supercopa României em 2019.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Elenco posa para foto antes de mais um duelo (Foto: Facebook oficial do Viitorul Constanta)

Paralelamente a isso, o clube também alcançou vice-campeonatos emblemáticos, como da Liga II em 2011/2012 e da Supercopa României em 2017.

Isso significa que, entre ligas e copas, o clube pode se orgulhar por ser um dos maiores vencedores recentes da história do futebol local.

São muitas as honras a serem celebradas. Dessa forma o torcedor da equipe tem diversos motivos para comemorar.

Dono e técnico, esse é o Hagi

Além de fundador e proprietário do Viitorul Constanta, Gheorhe Hagi também atua como treinador do clube.

Nos anos 90, o meio-campista brilhou com as camisas de grandes times da Europa, como Galatasaray, Barcelona e Real Madrid.

Ou seja, o profissional é um dos que mais entendem do traçado futebolístico em todo o território romeno.

Nascido em 5 de fevereiro de 1965, Hagi, como é mais conhecido, é simplesmente o nome mais famoso do futebol local.

Não à toa, suas habilidades o renderam o apelido de “Maradona dos Cárpatos”. Até os dias atuais, Hagi é conhecido assim: um dos líderes de sua terra. Sua principal missão é seguir mantendo o Viitorul Constanta nas primeiras posições dos torneios locais. Bagagem para isso ele tem de sobra.

Compartilhe esse conteudo