O time

O Taraz FC é um clube pertencente ao Cazaquistão. É um time de futebol profissional e tem a sede no Taraz Central Stadium, em Taraz.

Fundado no ano de 1960, o clube tem a conquista de ser líder nos primeiros anos da Premier League do Cazaquistão. Garantiu uma vitória no ano de 1996 e venceu a Copa do Cazaquistão no ano de 2004.

Bekzat Shadmanov, jogador do clube. Fonte: Transfermarkt

Em decorrência da sua trajetória, o time foi rebaixado inicialmente da Premier League no final da temporada do ano de 2016, e depois ele foi reintegrado na data de 03 de fevereiro de 2017.

Após a Federação de Futebol do Cazaquistão decidir que Altai Semey não atenderia aos requisitos propostos de entrada exigidos para a Premier League.

O clube passou por várias mudanças de nome, tendo seu primeiro nome dado na fundação, Metalist, depois ao longo dos anos também foi mudado para, Voskhod, Energetik, Alatau, Khimik, Fosfor e por último o nome atual Taraz.

Bandeira com o brasão do time. Best HQ Wallpapers. https://besthqwallpapers.com/pt/sport/taraz-fc-4k-cazaque-futebol-clube-azul-bandeira-branca-seda-bandeira-85263

Jogadores

Os jogadores que compõe o time são ao todo 33, e são respectivamente:

Almas Khamytbekov, Yeldos Akhmetov, Zhalgas Zhaksylykov, Adilet Kenesbek, Berik Shaykhov, Abzal Taubay, Zhakyp Kozhamberdy, Alisher Suley, Bauyrzhan Baytana, Gavril Kan, Berik Aitbayev, Erkebulan Toybekov, Dinmukhamed, Abylayhan Zhumabek, Maksat Amirkhanov, Marat Shakhmetov, Almas Sapargaliyev, Dzhurakhon Babakhanov, Dmitry Evstigneyev, Stanislav Shcherbakov, Nenad Adamovic, Ermek Kuantaev, Kódjo Alphonse, Arman Nusip, Ulan Konysbayev, Fé Obilor, Mukhammedzhan Seysen, Kurmet Karaman, Timur Dosmagambetov, Erivaldo, Uros Nenadovic, Ersultan Kaldybekov e por último Bruno Ibeh.

O time passou por diversos treinadores e os últimos quatro foram respectivamente: Nurmat Mirzabayev, Yuriy Maksimov, Vladimir Nikitenko e o último e o atual treinador, Vardan Minasyan.

Campo de futebol. Soccerway. https://br.soccerway.com/teams/kazakhstan/fc-taraz/1362/

A Copa do Cazaquistão

É a principal competição eliminatória do futebol do Cazaquistão, coordenada pela Federação de Futebol do Cazaquistão. A fundação dos jogos foi fundada no ano de 1936, como uma competição para os clubes da RSS do Cazaquistão.

Os vencedores da Taça SSR do Cazaquistão nos anos entre 1936 a 1991, foram os últimos quatro melhores clubes colocados do ano de 1991 são respectivamente: Traktor Pavlodar, Ekibaztuzets, Montazhnik Turquestão e por último Aktyubinsk Aktobe.

Nas finais da Taça do Cazaquistão, depois a sua independência no ano de 1992, ocorreram vários jogos e disputas, sendo o clube Taraz que jogou no ano de 2004 conseguiu o título de vencedor contra Kairat, garantindo sua vitória com a pontuação de um a zero, jogando no estádio central, Almaty.

As conquistas por clube são de acordo com a performance que cada time fez, sendo os quatro melhores, Kairat ganhando 10 vezes como campeão, Astana ganhando três vezes, Kaisar ganhando duas vezes apenas e Irtysh ganhando uma única vez.  

A Super Copa do Cazaquistão

A Super Copa do Cazaquistão é um torneio de futebol que acontece de forma anual, ele funciona através de jogos com dois clubes participantes, que são campeões da Premier League do país e o vencedor da Taça do Cazaquistão.

Os clubes precisam vencer essas duas competições se caso quiserem ser campeões oficiais, caso um deles não consiga, será o vice-campeão automaticamente pela Premier League do Cazaquistão.

Existem premiações dos melhores artilheiros dos clubes que participaram da Super Copa do Cazaquistão sendo eles respectivamente:

Sergei Strukov, Marin Tomasov, Igor Bugaiov, Junior Kabananga, Serhiy Malii, Evgeniy Averchenko, Maksat Baizhanov, Andrey Paryvayew, Zhambyl Kukeyev, Foxi Kéthévoama, Sergei Ostapenko, Danilo Neco, César Arzo, Islambek Kuat, Ivan Mayewski, Pieros Sotiriou, Zarko Tomasevic, Tigran Barseghyan, Askhat Tagybergen, Serikzhan Muzhikov, Nebojsa Kosovic, Artur Shushenachev, Gulzhigit Alykulov, Jean-Ali Payruz, Dzyanis Palyakow e Streli Mamba.

Os títulos adquiridos pelas equipes que participaram da Super Copa foram:

Astana cinco vezes vencedora, com quatro vezes sendo vice-campeã;

Aktobe com vitória marcada três vezes como campeão sem ser vice nenhuma vez;

Kairat marcando a vitória por duas vezes e sendo três vezes vice-campeão;

Shakhter sendo campeão uma vez apenas e duas vezes como vice-campeão;

Ordabasy marcando vitória como campeão uma única vez sem ser nenhuma vez vice-campeão;

Tobol sendo campeão uma vez também, porém já marcando duas vezes como vice-campeão;

Atyrau sem nenhuma vitória como campeão, porém marcando uma vez como vice-campeão;

Kaisar sem nenhuma vitória também como campeão, porém marcando vitória uma vez como vice-campeão também.

Jogador de futebol. NFA Sport. https://nfasport.com/navey-weinindimie-richmore-on-trails-with-fc-taraz-kazakhstan/

País

O Cazaquistão é um país transcontinental, o que significa que ele se localiza na Ásia Central e encosta parcialmente na Europa Oriental, ele faz divisa com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

A capital do país é Nursultan, mais conhecida anteriormente como Astana. Com relação ao esporte no país, o mesmo atua consistentemente em competições olímpicas.

Possui sucesso no boxe, favorecendo a atenção para a nação da Ásia Central, proporcionando uma grande visualização dos seus atletas para este esporte em relação ao mundo.

Os esportes que mais fazem sucesso no Cazaquistão são futebol, basquete, hóquei no gelo, bandy e boxe, tendo em vista que o futebol é o esporte mais popular por lá.

A Federação de Futebol do Cazaquistão é o órgão que cuida do esporte, além de organizar campeonatos também, cuida das seleções masculinas, femininas e de futsal no país.

Na cidade de Almaty, onde está localizado o estádio Astana Arena, no Cazaquistão, ocorreram duas apresentações para os Jogos Olímpicos de Inverno no ano de 2014, sendo novamente cedido para os Jogos Olímpicos de Inverno para este ano de 2022.

Se sairmos um pouco do mundo do futebol, podemos destacar também o melhor jogador de basquete do país, que foi o Aizhan Zahar Mukhamedov, ele participou do jogo pelo CSKA Moscou pela seleção nacional de basquete da União Soviética nos anos de 1960 e 1970.

Já a equipe nacional de bandy do Cazaquistão esteve entre as melhores do mundo e muitas vezes conseguiu chegar a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Bandy, nas edições de 2012.

Já para o boxe, o país teve um bom desempenho nos Jogos Olímpicos do país no Verão dos anos 2000 em Sydney, com dois pugilistas, Bekzat Sattarkhanov e Yemakhan Ibrahimov, ganharam a medalha de ouro, logo, os outros dois Bulat Zhumadilov e Mukhtarkhan Dildabekov, conquistaram medalhas de prata para o país.

Camiseta do time. Euro Football. http://eurofootball.altervista.org/Europa/Part3/Kazakhstan/FC%20TARAZ.htm
Compartilhe esse conteudo