A Liga do Qatar é a primeira divisão de futebol do Qatar, porém também existe a segunda divisão no país, o regulamento da liga para o rebaixamento para segunda divisão segue o padrão dos outros campeonatos da Europa.

Os clubes pertencentes da liga são: Al-Ahli Sports Club, Al-Arabi Doha Sports Club, Al-Gharafa Sports Club, Al-Jaish, Al-Kharitiyath Sports Club, Al-Khor Sports Club, Al-Rayyan Sports Club, Al-Sadd Sports Club.

Al-Wakrah Sports Club, Lekhwiya, Qatar SC, Umm-Salal Sports Club e os times que compõem a segunda divisão são: Al-Sailiya Sport Club, Al-Markhiya Sport Club, Al-Mesaimeer Sport Club, Al-Mu’aidar Sport Club, Al-Shahaniya Sport Club e Al-Shamal Sport Club.

Os títulos conquistados por clubes foram diversos, sendo para os três melhores clubes da Liga do Qatar, foram respectivamente: Al-Sadd SC conquistando a marca de 13 títulos e ficando em primeiro lugar, Qatar SC conquistando a marca de 8 títulos e ficando em segundo lugar e Al-Rayyan SC conquistando a marca de 8 títulos também se posicionando em terceiro lugar.

Para as premiações dos melhores jogadores do ano foi desenvolvido um sistema em 2006, basicamente tendo a premiação baseada no melhor jogador e treinador da temporada do futebol selecionados por um júri composto por jornalistas, sendo o melhor ganhando uma soma de 100 mil dólares.

Há também uma premiação de melhor jogador da sub-18, tendo os últimos quatro jogadores respectivamente: Hassan Al-Haidos, melhor jogador do clube Al Sadd em 2015.

Rodrigo Tabata, o melhor jogador do clube Al-Rayyan no ano de 2016, Nam Tae-hee, melhor jogador do clube Lekhwiya no ano de 2017 e por último o Youssef Msakni, melhor jogador do clube Al-Duhail SC no ano de 2018.

Fora todas essas premiações dos jogadores em geral, existem também premiações que se concentram apenas nos jogadores artilheiros de cada clube, como por exemplo, nos últimos quatro anos os que mais se destacaram foram:

Abderrazak Hamdallah e Rodrigo Tabata nos clubes respectivos, El Jaish e Al Rayyan em 2016, Baghdad Bounedjah e Youssef El-Arabi nos respectivos clubes, Al-Sadd e Lekhwiya em 2017, Youssef El-Arabi jogador do clube Al-Duhail em 2018 e por último, Baghdad Bounedjah jogador do clube Al-Sadd em 2019.

Al Sadd vencedor da liga.Wikimedia.

O Time

O time é um clube esportivo do Qatar muito novo, foi fundado em 1996 com o nome de Al-Hilal, posteriormente em 2004 foi renomeado para Al Kharitiyath devido a uma decisão do vice-presidente do comitê olímpico do Qatar.

Tendo a sede na cidade de Al Kharaitiyat, mais conhecido por seu time de futebol da Segunda Divisão do Qatar.

O time conquistou a vitória na Segunda Divisão no ano de 2004 e jogaram na Qatar Stars League.

Porém, o clube foi rebaixado na temporada do ano seguinte, mas conseguindo recuperar sua posição na primeira divisão na temporada nos anos de 2008 a 2009.

A história do time começou com sua fundação no ano de 1996 tendo antes na época o nome de Al-Hilal, depois da sua formação o clube entrou na Segunda Divisão do Qatar. Logo após da sua conquista do título da segunda divisão no ano de 2004, conseguiram então conquistar também uma vaga na primeira divisão.

Pouco depois, o time foi renovado para seu nome atual, Al-Kharaitiyat, que em 19 de outubro no ano de 2004, por decisão do vice-presidente do Comitê Olímpico do Qatar, para fim de melhor representar o distrito em que está localizado, consolidou então o seu nome atual.

O uniforme do clube tem o conjunto todo da cor azul e os jogadores são ao todo em 28, que são respectivamente: Ahmad Abdelhay, Rashed Al-Harbi, Eltayeb Kamal, Imad Errahouli, Hamad Mansour, Abdulhadi Nuaman, Khaldoun Moussa, Faredd Ebrahim.

Ouasim Bouy, Alhadj Moustafa, Mustafá Kardeen, Mohammed Salam, Rachid Tiberkanine, Abdel Fadel Suanon, Majed Aman, Sayaf Al Korbi, Mekki Tombari, Mahmoud Saad, Mohammed Shaaban, Pejman Montazeri.

Abdulmajid Anad, Saad Saessd, Ibrahim Hussein, Ahmed Kahil, Saad Naseeb, Baba Malick, Mohammed Afifa e Khalid Al Hajaji.

O clube possui uma equipe treinadora tendo como treinador principal: Yousuf Adam Mahmoud, Treinador assistente: Júlio Cesar Moreno,Treinador de goleiros: Zoran Stojanovic, o preparador físico do time é Nelson Omar Garrido e o analista de desempenho é o Greg Adams.

O time possui três cargos para a gestão do time, sendo eles, Presidente, Vice-presidente e Secretário Geral, que são cada um deles: Sheikh Khalifa bin Thamer Al Thani, Jamal Al Shamlan e por último, Sheik Ahmed bin thamer Al-Thani.

Brasão do time. Wikipédia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Al-Kharaitiyat_Sport_Club

Estádio

O atual estádio do time é o Al-Khor, que fica localizado em Al-Khor no próprio país, Qatar, é um estádio multiuso na cidade e que abriga o Al-Khor Sports Club, ele possui a incrível capacidade de 45 mil pessoas, fato que o torna um dos maiores estádios da Qatar Stars League.

Estádio de Al-Khor.Wikimedia.

A cidade de Al Kharaitiyat

É uma cidade no município de Umm Salal do Qatar, pertencente ao país do Qatar, que é um país do emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani em meados do século 19.

Com relação ao esporte de futebol no país, ele é bem apreciado, sendo o país que sediou a Copa da Ásia em 1988 e também a do ano de 2011 pela segunda vez na história do país.

Quando foi em dezembro no ano de 2010, o país teve a honra de ser escolhido para sediar a Copa do Mundo FIFA de futebol para este ano de 2022.

Valendo lembrar também que o mesmo foi a sede do Jogos Asiáticos de 2006, do Campeonato Mundial de Basquetebol 3x3 no ano de 2014, e também ganhando destaque para o Campeonato Mundial de Handebol Masculino no ano de 2015, onde conseguiu o título de vice-campeão.

Sede de Al Kharaitiyat.Wikimedia

Compartilhe esse conteudo