O clube Al- Sailiya é um time de futebol profissional do Qatar, onde atualmente compete na Qatar Stars League. Os seus jogos acontecem em casa no Estádio Ali e em Doha.

O time foi fundado primeiramente como Al Qadsiya na data de 1º de outubro de 1995, tendo o seu nome mudado para o atual Al Sailiya no ano de 2003. Em 2006, o time foi rebaixado, após terminar em posição inferior na Qatar Stars League.

Conseguiram então a promoção novamente para a Qatar Stars League nas temporadas nos anos de 2007/08, mas infelizmente foram rebaixados novamente nas temporadas nos anos de 2010/11.

Brasão do time. Wikimedia.

Estádio

O estádio Al- Sailiya foi construído em 1995, e dispõe de 60.000m2 de área de campo, e possui capacidade para 1.500 pessoas, ele possui dois campos de treinamento, vestiários, escritório administrativo e outros prédios administrativos.

Jogadores

Os jogadores do time ao todo são 30 e respectivamente são: Omar Fatah, Ali Jasimi, Ahmed Al- Minhali, Mustafá Abdul Hafeth, Majdi Siddiq, Ganem Haddaf, Abdullah Al Marri, Adel Bader.

Ahmed Al Sibai, Ramin Rezaeian, Meshaal Al-Shammeri, Fahad Khalfan, Kara Mbodji, Abdullah Mahmoud, Hamad Al-Obeidi, Mohamed Salah Elneel, Saad Hussain, Abdulrahman Mohammed, Rami Fayez, Mohammed Muddather.

Riadh Mekideche, Nassim Hnid, Mohammad Taher Khan, Faris Azadi, Driss Fettouhi, Amine Lecomte, Awab Hussain, Omar Khalid, Khatab Baubodia e Adama Diomande.

Treinadores

São três tipos de treinadores diferentes no time, e eles são respectivamente: Treinador principal (Sami Trabelsi), Treinador assistente (Farikh Mussad) e Treinador de goleiros (Hicham Jaziri).

Jogadores. Goal.com

País

O Qatar é um país da Ásia Ocidental, sua capital é Doha que comporta mais de 80% da população do país. Em relação ao futebol, o Futebol de Associação é o esporte mais popular do Qatar, tanto em termos de jogadores quanto de espectadores.

Depois da Associação de Futebol do Qatar se tornar afiliada à FIFA no ano de 1970, um dos seus primeiros prêmios internacionais do país veio no ano de 1981, este fato ocorreu através da seleção sub-20 do Qatar emergir como vice-campeã da Alemanha Ocidental.

Na edição daquele ano do Campeonato Mundial de Juventude da FIFA o time foi derrotado por quatro a zero na final. Se comparado a nível sénior, o Qatar venceu duas edições.

A primeira vitória sendo conquistada na 9º edição no ano de 1988 e a segunda sendo na 15º edição realizada no ano de 2011. Esse feito, pela primeira vez na história do país, a Seleção nacional de futebol do Qatar conseguiu vencer a Copa Asiática da AFC na edição de 2019.

Saindo um pouco do mundo do futebol, embora para o país seja o esporte mais popular, a seleção nacional de handebol ganhou força como vice-campeã da França no Campeonato Mundial de Handebol Masculino.

Estádio de futebol.Opovo.com.br

Copa do Mundo de 2022

O país venceu a sua candidatura para sediar a Copa do Mundo FIFA 2022, tendo em vista nunca ter se qualificado para as finais da Copa do Mundo FIFA. Os organizadores do evento pretendem construir nove novos estádios e expandir três estádios já existentes para esse momento.

Esta conquista foi bem apreciada na região do Golfo Pérsico, pois foi a primeira vez que um país de origem do Oriente Médio foi selecionado para sediar tal evento de visualização mundial.

Qatar Stars League

Trata-se de uma liga de nível superior no sistema de ligas de futebol do Qatar, a liga possui 12 equipes e atua em um sistema de promoção e rebaixamento com a Segunda Divisão do Qatar (QSD).

Fundada no ano de 1972, a primeira temporada também ocorreu no mesmo ano, tendo o clube que mais conquistou campeonatos foi o Al Sadd SC, vencedor de 15 títulos.

Atualmente a liga possui 12 clubes, com apenas um clube sendo rebaixado, medida a ser tomada para dar espaço para um clube ser promovido. O sistema é formado por quatro copas nacionais.

Sendo elas podendo participar da Copa do Emir do Qatar, que é aberta a todas as equipes da primeira e da segunda divisão, também podem participar da Copa do Príncipe Herdeiro do Qatar que é um torneio de pós- temporada sendo disputado pelos quatro primeiros colocados na divisão.

E também podem participar do Sheikh Jassem Cup, que é um prelúdio para a temporada que ocorre de forma regular na primeira divisão e por último da Qatari Stars Cup, que é um torneio round-robin de disputa que acontece no meio da temporada.

A estrutura da liga é baseada em 14 equipes e 2 divisões, sendo a segunda divisão com 18 equipes.

Os quatro melhores times no final do sistema da liga regular participam da Qatar Crown Prince Cup, que foi formada na temporada nos anos 1994/95.

A Qatar Stars League foi se expandindo lentamente desde a última década, passando de nove clubes para dez, tendo sua última modificação para 12 clubes para a campanha da Qatari League 2009/10.

Existem atualmente quatro ligas oficiais de futebol amador no Qatar, três ligas amadoras estão sob a jurisdição da Qatar Community Football League (QCFL), formada pelo Comite Supremo para Entrega e Legado.

Logo, a quarta liga é conhecida como Qatar Amateur League (QAL), reconhecida pela FQA, inaugurada em novembro de 2013.

O Qatar Amateur League conta com 4 equipes, sendo elas todas constituídas pelo governo, setores públicos e sociais do país.

Os clubes pertencentes à liga são respectivamente: Al Ahli, Al Arabi, Al-Duhail, Al Gharafa SC, Al Khor SC, Al Rayyan SC, Al Sadd SC, Al Sailiya, Al Kharaitiyat, Al Wakrah SC, Qatar SC e Umm Salal SC.

Time vencedor. Wikimedia.


Pós-temporada

No ano de 2006, foi criado um sistema de prêmios que era concedido ao melhor jogador e treinador da época, e que então eram selecionados por um painel de jornalistas.

O prêmio para o vencedor era uma quantia de 100 mil dólares, fora o prêmio para os jogadores, havia também para a categoria mais jovem de jogadores e para os próprios funcionários do clube.

Compartilhe esse conteudo