Rúben começou sua trajetória no futebol nas categorias de formação do FC Porto, com apenas 8 anos de idade.

Rúben Diogo da Silva Neves nasceu no dia 13 de março de 1997 (25 anos) em Mozelos, Portugal. Ele tem 1,80m de altura e é destro.

Neves atua como jogador profissional de futebol, ele disputa a Premier League pelo Wolverhampton como Volante e meia central, além do clube inglês, o atleta defende também a seleção de Portugal.

Antes do Wolverhampton, Rúben só tinha jogado exclusivamente no clube português, FC Porto, a transferência para o Wolves foi feita em julho de 2017.

As maiores conquistas do jogador foram com o Wolves em 2017/18, quando foram campeões campeonato da EFL, e com a Seleção de Portugal, em 2019, quando venceram a Liga das Nações da UEFA.

Além de ser considerado o 8º jogador mais valioso de Portugal, Diogo Neves ocupa o 1° lugar dos jogadores mais caros no Wolves, isso por conta de seu valor de mercado, que é equivalente a 40 milhões de euros (aproximadamente 202,5 milhões de reais).

Carreira no Futebol:

Fc Porto

Neves cresceu em torno das camadas jovens do clube FC Porto, entrou no time com apenas 8 anos e jogou nas demais categorias.

Em 15 de agosto de 2014, com 17 anos e cinco meses, estreou na Primeira Liga, onde foi titular e marcou na vitória por 2 a 0 contra o Marítimo, tornando-se o jogador mais jovem da história do clube a marcar um gol na competição.

Ele jogou sua primeira partida na UEFA Champions League cinco dias depois, em uma vitória por 1-0 sobre o Lille, batendo mais um recorde, anteriormente detido por Cristiano Ronaldo, sendo o português mais jovem a disputar o torneio.

O meio-campista Ruben Neves do FC Porto, de Portugal, durante o FC Porto v SL Benfica - partida da Primeira Liga no Estádio do Dragão em 6 de novembro de 2016 no Porto, Portugal. (Foto de Carlos Rodrigues/Getty Images)

Em 10 de dezembro de 2014, durante um jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões contra o Shakhtar Donetsk, Neves sofreu uma lesão no joelho direito após uma colisão no meio-campo com Alex Teixeira.

Depois de passar quase um mês à margem, voltou aos gramados na vitória por 3 a 1 sobre o CF União da Madeira na Taça da Liga.

Após sua lesão, o papel de Neves no meio-campo foi preenchido por Casemiro, o que levou Neves a ficar no banco para o brasileiro o resto da temporada.

Em 20 de outubro de 2015, com 18 anos, Neves tornou-se o jogador mais jovem a capitanear um time na Liga dos Campeões, ajudando o Porto a vencer o Maccabi Tel Aviv por 2 a 0 na fase de grupos.

A 5 de Dezembro, numa vitória por 2-1 sobre o Paços de Ferreira, o atleta bateu mais um recorde ao tornar-se no jogador mais jovem a fazer 50 jogos pelo clube.

Rúben terminou suas temporadas profissionais jogando pelo FC Porto com um total de 93 partidas disputadas, 4 gols feitos e 3 assistências. Em 2017 ele recebeu uma proposta do clube inglês Wolves.

Wolverhampton Wanderers

Em 8 de julho de 2017, Neves assinou com o Wolverhampton Wanderers, clube do Campeonato da EFL, por uma taxa estimada em 17,9 milhões de euros, valor recorde do clube e da liga na época.

Ao ingressar, reencontrou-se com o ex-técnico do Porto, Nuno Espírito Santo. Ele marcou seu primeiro gol em 15 de agosto, em uma vitória fora de casa por 3-2 sobre o Hull City.

Em abril de 2018, Neves foi nomeado para os prêmios de Jogador da Temporada do Campeonato EFL e Jogador Jovem da Temporada, e também foi incluído na Equipe da Temporada junto com os companheiros de equipe Conor Coady e John Ruddy.

Sua equipe acabou sendo promovida a campeã da EFL 2017/18, com Neves marcando 6 gols em 42 jogos, todos marcados de fora da área.

No final da temporada, ele conquistou um hat-trick de prêmios ao conquistar os prêmios de Jogador da Temporada, Jogador mais jovem da Temporada e Gol da Temporada.

Ruben Neves do Wolverhampton Wanderers levanta o troféu do Sky Bet Championship depois da partida do campeonato entre Wolverhampton Wanderers e Sheffield Wednesday em Molineux. 28 de abril de 2018 em Wolverhampton, Inglaterra. (Foto de Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images).

Em 6 de outubro de 2018, Neves fez sua 50ª aparição pelo Wolves e marcou a ocasião contribuindo com o passe para o gol da vitória de Matt Doherty, na vitória por 1 a 0 sobre o Crystal Palace.

Seu gol de vitória aos 55 minutos contra o Liverpool em Molineux na FA Cup 2018, foi votado como o melhor gol da terceira rodada, pelos visitantes do site da BBC Sport.

Em 25 de setembro de 2019, Neves foi nomeado capitão do clube dos Wolves pela primeira vez, por conta da ausência do capitão regular Conor Coady.

Rúben fez sua 100ª aparição na Premier League durante o empate de 0 a 0 do Wolves com o Aston Villa, em 6 de março de 2021.

No dia 26 de maio de 2021, o gerente geral de operações de futebol do Wolves, Matt Wild, informou que o contrato de Neves com o clube seria válido até o verão de 2024.

Ele fez sua 200ª aparição em todas as competições disputadas pelo Wolves, na vitória por 2 a 0 sobre o Tottenham Hotspur, na Premier League em 13 de fevereiro de 2022.

Em 13 de março de 2022, no aniversário de 25 anos de Neves, o craque deu assistência para o único gol da partida (marcado por Conor Coady), em uma vitória da Premier League contra o Everton, que constituiu a milésima vitória do Wolves na primeira divisão e também selou a primeira dobradinha do Wolves sobre o Everton desde 1972/73.

Em 23 de março de 2022, foi anunciado que a lesão no joelho que forçou Neves a sair no primeiro tempo do jogo do Wolves contra o Leeds United, na Premier League, em 18 de março, levaria o jogador a faltar pelo menos um mês da temporada.

Seleção Nacional de Portugal

Antes de representar Portugal em sua seleção principal, neves jogou nas categorias inferiores do futebol no país. Ele jogou pelas seleções Sub-15, Sub-16, Sub-17, Sub-18 e Sub-21, além dessas, jogou também por Portugal B e a Seleção Olímpica Portuguesa.

Neves foi convocado pela primeira vez para a equipe principal a 10 de novembro de 2015, antes de sua estreia em campo, contra a Rússia, em um amistoso no dia 14 de novembro de 2015.

Neves foi selecionado pelo técnico Fernando Santos para o elenco preliminar de 35 jogadores da Copa do Mundo FIFA 2018, entretanto, não chegou ao elenco final.

Nas finais da Liga das Nações da UEFA de 2019, em casa, Neves jogou na semifinal contra a Suíça, em vitória de 3 a 1

Atualmente ele está sendo convocado constantemente para as qualificações da Copa do Mundo Qatar, porém, por estar lesionado, não esteve no plantel nos jogos mais recentes.

No total, desde sua estreia em 2015 até hoje, Neves já disputou 26 jogos pela Seleção Nacional de Portugal.

Sergej Milinkovic-Savic da Sérvia com Ruben Neves de Portugal em ação durante a partida das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2022 entre Portugal e Sérvia no Estádio da Luz em 14 de novembro de 2021 em Lisboa, Portugal. (Foto de Gualter Fatia/Getty Images)
Compartilhe esse conteudo