O atleta atua como volante do Tottenham Hotspur e começou sua trajetória no esporte com apenas 5 anos de idade.

Pierre-Emile Kordt Højbjerg nasceu no dia 5 de agosto de 1995 (26 anos) em Copenhague, Dinamarca. Ele tem 1,85m de altura e é destro.

Ele joga pelo Tottenham Hotspur na Premier League Inglesa (primeira divisão da Inglaterra), sua posição primária é volante e a secundária é meia central. Desde de sua estreia no clube, em 2020, até hoje, ele já disputou 93 partidas com o Tottenham.

Além do clube Inglês, Pierre defende também a Seleção Dinamarquesa, desde 2014, quando foi convocado a primeira vez, e atualmente nos amistosos da Copa do Mundo Qatar 2022.

Antes do Tottenham, o atleta jogou também em grandes times da Europa, como no FC Bayern de Munique e no FC Southampton.

Atualmente, Pierre Højbjerg está com o seu maior valor de mercado já registrado, um total de 40 milhões de euros (equivalente a 201,9 milhões de reais). Esse valor faz dele o jogador mais valioso da Dinamarca e o 3° jogador mais caro do Tottenham.

Trajetória no Futebol

Início de Carreira

Com apenas 5 anos, Højbjerg começou a frequentar sessões de treinamento do clube local Skjold com seu irmão mais velho.

Depois de jogar inicialmente pelo BK Skjold e FC Copenhagen, mudou-se para o Brøndby IF como jogador júnior aos 14 anos.

Højbjerg conquistou os títulos de jogador dinamarquês sub-17 do ano em 2011 e de Talento Dinamarquês do Ano de 2013 pelo Spillerforeningen.

Bayern de Munique

Højbjerg ingressou no Bayern em julho de 2012, fez sua estreia profissional com apenas 17 anos, em 13 de abril de 2013, na Bundesliga contra o 1. FC Nürnberg, como substituto de Xherdan Shaqiri.

Neste dia, ele se tornou o jogador mais jovem a disputar pela equipe principal do Bayern de Munique na Bundesliga.

MUNIQUE, ALEMANHA - 13 DE ABRIL: Pierre Emil Hojbjerg do Bayern durante a partida da Bundesliga entre FC Bayern Muenchen e FC Nuernberg na Allianz Arena em 13 de abril de 2013 em Munique, Alemanha. (Foto de Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images).

Na temporada 2013/14, ele teve sete aparições na Bundesliga, duas aparições na Copa da Alemanha (pelo time principal), e quatro gols em 14 jogos pelo time reserva.

Em 8 de janeiro de 2015, o Bayern renovou o contrato de Højbjerg até 2018. Ele terminou a temporada 2014/15 sem gols, com oito jogos na Bundesliga, um na Copa da Alemanha e três jogos na Liga dos Campeões.

Em 7 de janeiro de 2015, Højbjerg foi emprestado ao FC Augsburg, também da Bundesliga, pelo restante da temporada 2014/15.

Ele estreou pelo time novo em 1 de fevereiro de 2015, contra o Hoffenheim de 1899. Højbjerg marcou seu primeiro gol na Bundesliga em 11 de abril contra o SC Paderborn 07, em uma derrota por 2-1, Ele terminou seu período de empréstimo com o Augsburg com dois gols e 16 jogos na Bundesliga.

Em 28 de agosto de 2015, Højbjerg se juntou ao Schalke 04, também da BBL, em um empréstimo de uma temporada.

Ele jogou 30 jogos pelo clube de Gelsenkirchen, incluindo seis na Liga Europa, e no final da temporada ele comunicou a um jornal dinamarquês que havia chegado a hora de deixar o Bayern de Munique e tornar-se titular regular em outro time.

Southampton

Em 11 de julho de 2016, Højbjerg ingressou no clube inglês Southampton, em um contrato de cinco anos, por uma taxa estimada de 15 milhões de euros.

Ele fez sua estreia na Premier League no dia 13 de agosto, no início da temporada 2016/17, teve o placar final empatado em 1 a 1 com o Watford.

Højbjerg marcou seu primeiro gol pelo clube em sua 54ª partida, no dia 18 de março de 2018, abrindo a vitória de 2 a 0 sobre o clube Wigan Athletic, na sexta rodada da FA Cup, a primeira partida sob o comando do novo técnico Mark Hughes.

Em dezembro daquele ano, o sucessor de Hughes, Ralph Hasenhüttl, fez dele o capitão dos Saints. No entanto, em junho de 2020, Pierre foi destituído da capitania depois de falar publicamente sobre seu desejo de deixar o clube.

Logo após o comentário, ele recebeu uma proposta do Tottenham, Pierre permaneceu no Southampton até agosto de 2020, no total, ele jogou 134 partidas pelo clube.

LONDRES, INGLATERRA - 29 DE FEVEREIRO: Pierre-Emile Højbjerg de Southampton e Robert Snodgrass do West Ham United durante a partida da Premier League entre West Ham United e Southampton FC no Estádio de Londres em 29 de fevereiro de 2020 em Londres, Reino Unido. (Foto de Matt Watson/Southampton FC via Getty Images).

Tottenham Hotspur

Em 11 de agosto de 2020, Højbjerg ingressou no Tottenham Hotspur, com um contrato de cinco anos, por uma taxa total de 16,6 milhões de euros.

Ele fez sua estreia em 13 de setembro, na partida contra o Everton, perdida por 1 a 0. Apesar deste revés inicial, Højbjerg logo se tornou um membro chave da equipe na posição de meio-campo defensivo, ganhando vários elogios por seu desempenho nos jogos, além de receber uma indicação para Jogador do Mês da Premier League em novembro.

No dia 28 de janeiro de 2021, Højbjerg marcou seu primeiro gol pelo Tottenham, na Premier League contra o Liverpool, porém, o placar final foi de derrota por 3 a 1.

Ele fez o maior número de aparições entre os jogadores do Tottenham na temporada 2020/21: 38 partidas da Premier League, 4 partidas da EFL Cup, 2 Partidas da FA Cup, 2 partidas na Qualificação da Liga Europa e 7 partidas na Liga Europa, uma participação total de 53 em 57 jogos.

Na temporada atual (2021/22), o clube do jogador ocupa o 4° lugar da Premier League. Pierre continua sendo titular nas maiorias das partidas disputadas pelo clube, ele já participou de 42 partidas, sendo o terceiro jogador mais utilizado pelo clube, até agora.

Seleção Nacional da Dinamarca

Ele foi convocado para a seleção principal da Dinamarca pela primeira vez em maio de 2014, para amistosos contra Hungria e Suécia. Fez sua estreia contra a Suécia em 28 de maio, jogando a partida completa.

Em sua terceira internacionalização, no dia 7 de setembro de 2014, ele marcou seu primeiro gol pela seleção, no início da campanha de qualificação para a Eurocopa de 2016, em uma vitória de 2 a 1 sobre a Armênia, em Copenhague.

Em maio de 2018, ele foi nomeado na seleção preliminar de 35 jogadores da Dinamarca para a Copa do Mundo da FIFA 2018 na Rússia, embora não tenha chegado aos 23 finalistas.

Højbjerg foi escolhido para a equipe dinamarquesa na adiada UEFA Euro 2020, em junho de 2021. Em sua partida de abertura, ele perdeu um pênalti crucial, o placar terminou em uma derrota por 1-0 contra a Finlândia.

Pierre foi convocado para a as classificatórias e os jogos amistosos da Copa do Mundo Qatar 2022, provavelmente ele vai aparecer nos jogos da copa como titular da seleção dinamarquesa.

Seu jogo mais recente com a seleção foi em um amistoso contra a sérvia, com o placar final de vitória por 3 a 0, ele deu assistência para o gol de Jesper Lindström no início do segundo tempo.

COPENHAGUE, DINAMARCA - 29 DE MARÇO: Pierre-Emile Højbjerg da Dinamarca chuta durante o amistoso internacional entre Dinamarca e Sérvia no Estádio Parken em 29 de março de 2022 em Copenhague, Dinamarca. (Foto de Martin Rose/Getty Images).
Compartilhe esse conteudo