A Lituânia é um país que existe oficialmente desde o ano de 1009, mas sua história política e geográfica é bastante conturbada, assim como as disputas de território que envolvem o lugar.

Desde o século XII, a Lituânia fez parte da Polônia, até que no século XVII, outro império tomou seu território, anexando a Lituânia ao domínio russo. Esse domínio só se encerrou ao final da Primeira Guerra Mundial, já no ano de 1918.

Entre as duas Grandes Guerras, o país que hoje conhecemos como Lituânia teve uma breve história de independência, mas foi completamente arrasado pelos exércitos nazistas.

Assim, logo ao final da Segunda Guerra, a Lituânia passou a fazer parte da União Soviética, seguindo assim até a dissolução do Bloco, ocorrida em 1990.

Essa história de conflitos e união de territórios também afetou o esporte do país, assim como a evolução do futebol e o desenvolvimento dos times no território lituano.

A história da Seleção da Lituânia

A seleção de futebol da Lituânia se consolidou somente após os anos 90, quando o país consegue seu maior tempo de liberdade e independência na história recente.

Ainda nos primeiros anos das disputas desse time, a Lituânia garantiu nada menos do que o terceiro lugar nas Eliminatórias da Eurocopa e a mesma colocação nas eliminatórias da Copa do Mundo de 98.

Essas são marcas realmente impressionantes para um time que acabava de reestruturar sua seleção e disputava com potências do futebol, como França, Itália e Alemanha.

A Lituânia segue sendo uma presença surpreendente nos anos seguintes, chegando a vencer a Escócia no ano de 2004, lutando pela classificação em novas Eliminatórias da Euro. Na mesma Eliminatória, a Seleção empatou com a fortíssima Alemanha em território alemão.

No entanto, a Seleção Lituana dessa vez ficou no quase. Não entrou na disputa pelo título por perder da mesma Escócia que tinha vencido em um jogo de ótimo desempenho.

De novo na Eurocopa de 2008, a Lituânia consegue outro impressionante e inesperado resultado, empatando com a Itália em 1 X 1, também em terras italianas.

Novas camisas da Seleção da Lituânia 2021-2022 Hummel » MDF
Atual uniforme da Seleção Lituana Fonte: Mantos do Futebol

Curiosidades sobre o futebol na Lituânia

Embora a Seleção da Lituânia não possua longa tradição no futebol nem feitos extraordinários, o esporte já faz parte das paixões dos lituanos. Os times do país disputam o campeonato nacional e o futebol cresce a cada ano.

Esse fato faz com que o futebol lituano alcance algumas curiosidades interessantes para quem decide saber mais sobre um país emergente no mundo do futebol.

Uma curiosidade que poucas pessoas no Brasil sabem, é que embora o futebol esteja em pleno crescimento na Lituânia, ele ainda é considerado um esporte menor.

Famosos esportes no país são o atletismo, o basquete e o ciclismo. Para exemplificar, existem muito mais buscar por seleção de basquete lituana do que pela história da seleção de futebol.

Por mais que nos pareça estranho, o futebol faz parte da cultura brasileira, por isso tendemos a compreender a importância que damos a esse esporte como algo natural.

Mas a realidade é que os esportes mais tradicionais dos países variam de acordo com a época e a cultura, além de fatores geopolíticos, que terminam influenciando potencialmente os diversos esportes nos países.

O país dos mascotes inusitados

O mais comum é que os mascotes de times de futebol sejam animais, mas na Lituânia não é bem assim que acontece. Nada mais, nada menos do que um arqueiro medieval é a figura mascote do time FKK.

https://i0.wp.com/www.ultimadivisao.com.br/wp-content/uploads/2011/12/lituania1.gif?resize=62%2C116&ssl=1
O mascote arqueiro do time FKK e o distintivo do Juventa, logo abaixo Fonte: ultimadivisão.com.br

Acusado de cópia, a Lituânia alega ser apenas admiração, mas o fato é que o time de Juventa possui o distintivo quase idêntico ao do Juventus, de Turim, na Itália. Possivelmente, tanto o nome quanto o distintivo foram criados por algum torcedor do time italiano!

Imagine um estádio com capacidade para 15 mil pessoas, o que seria um tamanho considerado pequeno a médio, no máximo, para países com maior tradição no futebol.

Essa é a máxima capacidade que o maior estádio de futebol da Lituânia possui. Trata-se do Zalgiris Stadium, que ganhou o nome devido a uma batalha que o país enfrentou bravamente no passado.

Muitas pessoas sabem que o inverno rigoroso da União Soviética foi um fator que ajudou a derrubar de vez o exército nazista, que não suportou o frio enquanto tentava avançar suas tropas ao Norte.

Pois o inverno na Lituânia continua não sendo nada agradável. Esse é o motivo pelo qual os campeonatos de futebol e da maioria dos esportes não acontecem nessa época do ano. No inverno os jogos são suspensos porque as temperaturas são, realmente, extremas.

Quando ir para a Lituânia: melhor estação para conhecer o país
Inverno na Lituânia Fonte: Blog Quero Viajar Mais

Brasil X Lituânia

As duas seleções se enfrentaram apenas uma vez ao longo da história. O confronto esportivo se deu no ano de 1996, quando Ronaldo Fenômeno fazia parte do time brasileiro.

O mesmo Ronaldo marcou três gols na partida, fazendo par com Donizete Pantera que também foi atacante.

Assim, mesmo tendo enfrentado o Brasil somente uma vez, a Lituânia conheceu bem de perto um dos maiores artilheiros e jogadores da seleção brasileira de todos os tempos.

Rivais no futebol, aliados no basquete

Embora o enfrentamento no futebol seja duro, com o basquete o mesmo não acontece. A Lituânia é considerada como uma grande seleção do basquete masculino e muitos brasileiros foram torcer pelo país nos jogos de basquete das Olimpíadas disputadas em nosso país.

O basquete, além de ser um esporte muito mais conhecido que o futebol na Lituânia, é também o que é acompanhado pelos descendentes de lituanos que vivem no país.

Esse é o motivo pelo qual, nas raras vezes em que a Seleção veio ao Brasil, era possível ver torcedores brasileiros com as cores da Lituânia em cachecóis coloridos com as cores do país.

Situação atual da Seleção lituana

Uma grande goleada marcou um dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 ano passado. A Itália venceu a Lituânia por cinco gols a zero.

Eliminatórias: Itália vence a Lituânia por 5 a 0 e alcança maior  invencibilidade da história | Jovem Pan
Vitória da Itália contra a Lituânia em 2021, Eliminatórias da Copa Fonte: Blog Jovem Pan

Faziam parte da chave C da Europa, além dos dois países, também as seleções da Suíça, Irlanda do Norte e Bulgária.

Os dois países classificados são os favoritos da chave, Itália e Suíça. Infelizmente, ainda não foi dessa vez que a Seleção lituana chegou ao maior campeonato de futebol do mundo, mas tudo caminha para que isso ocorra logo!



Compartilhe esse conteudo