Uma pequena ilha próxima a Turquia que busca se destacar nas competições europeias de seleções: conheça mais sobre a Seleção do Chipre!

Veja o histórico de campanhas da seleção local em busca de uma vaga para a Copa do Mundo

Com uma população de mais de 1 milhão de habitantes, o Chipre é uma das maiores ilhas que cercam o continente europeu. Localizado próximo a Turquia, o país é a terceira maior e mais populosa ilha no Mediterrâneo.

Além disso, o estado que se tornou membro da União Europeia em 2004, é um país que busca desde a década de 1960 uma oportunidade em disputar, no futebol, as competições europeias e mundiais.

De 1994 para cá, são sete realizadas da Copa do Mundo, sem contar com a que veremos esse ano, no Qatar. Em nenhuma delas tivemos a participação do Chipre. Vamos conhecer um pouco mais de sua história nas Eliminatórias Europeias para a Copa e alguns resultados marcantes do selecionado local.

1994 colocou a frente do Chipre um grupo complicado

Com o início das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1994 em 1992, a Seleção Cipriota teve no complicado grupo 04, a dificuldade de pegar grandes seleções como a Romênia e a Bélgica.

Jogador de futebol com jogadores no campo

Descrição gerada automaticamente
Disputa entre jogadores pela bola em jogo da seleção de Chipre nas Eliminatórias. Foto: Globo Esporte

Além dos dois países, Tchecoslováquia, País de Gales e Ilhas Faroe participam do grupo 04 e lutam por duas vagas na Copa de 1994. O Chipre fecha a competição no penúltimo lugar do grupo, somando cinco pontos em 10 jogos, sendo duas vitórias, um empate e sete derrotas.

Para a Copa da França, o Chipre fez uma boa campanha na competição continental

Para as Eliminatórias Europeias que se iniciam em 1996, o Chipre é sorteado em um grupo 05 que conta com Bulgária, Rússia, Israel e Luxemburgo. A Seleção Cipriota fecha sua participação na disputa local com 4º lugar nessa primeira fase de classificação.

Bulgária (diretamente) e Rússia (repescagem) são as seleções classificadas no grupo, que tem o Israel na terceira colocação e Luxemburgo em último lugar no grupo. A campanha do Chipre teve ao todo 10 pontos conquistados em oito jogos, com três vitórias, um empate e quatro derrotas.

Pessoas de uniforme jogando futebol

Descrição gerada automaticamente
Comemoração da equipe após o gol de Chipre. Foto: Blog Visão de Mercado

A esperança agora para a disputa pela primeira vez da Copa do Mundo, estaria na próxima edição do torneio, visando o Mundial de 2002, realizado no Japão e na Coreia do Sul.

No caminho para 2002, o grupo com Portugal de Luís Figo

Um dos melhores jogadores do mundo entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000, o meia português Luís Figo era a grande esperança de campanhas fortes da Seleção Portuguesa nos torneios.

Portugal, Irlanda, Holanda, Estônia, Chipre e Andorra, formaram o grupo 02 das Eliminatórias da Copa de 2002. O grupo sorteado mostrava o quão difícil seria para o Chipre beliscar uma vaga para o Mundial.

Pessoas de uniforme jogando futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores comemoram gol pela seleção. Foto: UOL

Com Portugal e Irlanda se classificando para o Mundial, o Chipre encerrou a sua participação em penúltimo lugar no grupo, com oito pontos em 10 jogos, sendo duas vitórias, dois empates e seis derrotas.

Na estrada até 2006, foi a vez de Zidane desfilar no grupo do Chipre

Em um grupo 04 formado por França, Suíça, Israel, Irlanda, Chipre e Ilhas Faroe, a trajetória da Seleção Cipriota não foi fácil. Terminando sua participação como penúltima colocada na disputa europeia, o Chipre fechou a competição com quatro pontos somados em oito jogos.

Ao todo, o selecionado cipriota teve uma vitória, um empate e oito derrotas. O grupo teve a França de Zidane como líder, que disputaria aquela que seria a sua última Copa, além de grandes jogadores como Henry, Malouda e Ribery.

Para 2010, 2014 e 2018, novas decepções marcam o selecionado cipriota

Nas disputas seguintes das Eliminatórias Europeias, o Chipre revezou entre o penúltimo e o último lugar do grupo em que disputou a competição. Até a Copa de 2010, o caminho da Seleção Cipriota é marcado pela Itália e Irlanda, destaques e classificados para o Mundial da África do Sul.

O Chipre termina a competição em 4º lugar, com nove pontos conquistados em 10 jogos, sendo duas vitórias, três empates e cinco derrotas ao longo da competição. Para o caminho até o Mundial do Brasil em 2014, a seleção local tem o pior desempenho nas disputas recentes de Eliminatórias pelo país.

Fechando sua trajetória no grupo 05 em último lugar, o Chipre somou cinco pontos em 10 jogos, com apenas uma vitória, dois empates e sete derrotas. Nesse grupo, as seleções classificadas foram a Suíça e a Islândia.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Chipre perfilado para foto oficial. Foto: Yahoo

Para 2018, o time que caiu no grupo H, que tinha ainda Bélgica, Grécia, Bósnia, Estônia e Gibraltar, o Chipre fechou a participação nas Eliminatórias com o penúltimo lugar do grupo, somando 10 pontos em 10 jogos.

Ao todo, foram três vitórias, um empate e seis derrotas. O grupo que teve a Bélgica (diretamente) e a Grécia (repescagem) como classificados para o Mundial da Rússia em 2018, teve a liderança folgada dos belgas diante dos rivais.

Em 2022 o Chipre não conquista a vaga no Mundial e adia seu sonho

Participante do grupo H das Eliminatórias, o Chipre vê nos rivais Croácia e Rússia, as grandes favoritas a conquistarem a vaga para a Copa do Mundo que será realizada no Qatar.

A seleção cipriota fechou sua participação no torneio com cinco pontos conquistados em 10 jogos, sendo a segunda pior campanha do grupo H, com uma vitória, dois empates e sete derrotas na trajetória do selecionado local.

Atualmente, a seleção do Chipre aguarda o reinício de competições europeias ou convites para amistosos, e assim reunir seus melhores jogadores novamente.

Quer ficar ligado em tudo o que rola com as seleções ao redor do mundo? Então, acompanhe o Bets! Aqui, você não perde nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo