Veja aqui tudo sobre o Saskatchewan Roughriders, um dos clubes mais antigos de futebol americano no Canadá

Pedro F
Pedro F,
5 em minutos de leitura
Veja aqui tudo sobre o Saskatchewan Roughriders, um dos clubes mais antigos de futebol americano no Canadá

Apesar do nome, o futebol americano tem uma vasta história dentro do país vizinho, o Canadá. O esporte é jogado lá, mesmo que de maneira amadora no começo, desde 1880.

Nesse artigo entraremos a fundo na história do Saskatchewan Roughriders, analisando sua evolução com o passar do tempo e pontos baixos e altos do clube, além de comentar sobre o atual estado do time. Portanto, sem mais delongas, vamos começar.

História

O Saskatchewan Roughriders é atualmente o quarto clube mais antigo ainda em atuação, ficando atrás somente do Arozona Cardinals, do Toronto Argonauts e do Hamilton Tiger-Cats.

Sua fundação oficial foi documentada no dia 13 de setembro de 1910, levando nessa época o nome de Regina Rugby Club.

blog photos
Elenco de 1910 do Regina Rugby Club. Créditos: Saskatchewan Sports Hall Of Fame

A estreia do clube não demorou a acontecer, sendo jogada no dia primeiro de outubro do mesmo ano contra o Moose Jaw Tigers. Essa primeira partida resultou em uma derrota por 16x6.

Logo de cara, o Saskatchewan Roughriders também ajudou a formar a Saskatchewan Rugby Football Union, liga na qual jogou pelos primeiros anos. Dentro dessa liga, na temporada de 1911, foi conquistado o primeiro título do então Regina Club.

Outro campeonato disputado pelo clube foi o da liga Western Canada Rugby Football Union, que representava um campeonato nacional.

Dentro desse nacional o domínio do Regina Rugby Club foi evidente, vencendo sete títulos consecutivos a partir de 1912 – sem contar os anos de 1917 e 1918 nos quais as temporadas foram congeladas por conta da Primeira Guerra Mundial.

Por conta desse grande momento, o clube foi convidado a disputar pela primeira vez a Grey Cup, que representa a disputa entre os dois melhores clubes de cada lado do país (Leste x Oeste). Jogando contra o Edmonton Eskimos, o Regina perdeu essa chance do título.

Em 1924, houve a primeira mudança de nomes do clube, levando agora a alcunha de Regina Roughriders. Com esse nome, o clube dominou mais uma vez a liga do Oeste, vencendo por sete vezes a divisão oeste da CRFU (1926, 1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932).

Nesses anos de conquistas da divisão, o Regina Roughriders também chegou a 5 finais da Grey Cup (1928 até 1932), mas não conseguiu fechar a partida em nenhuma dessas ocasiões.

Antes que a WCRFU fosse dissolvida, o clube venceu esse título pela última vez em 1934. A partir daqui o Regina Roughriders se aliou ao Winnipeg Blue Bombers e ao Calgary Bronks para a fundação da Western Interprovincial Football Union, que tomaria o lugar da WCRFU.

Em 1946, o Regina Roughriders se tornou um clube de propriedade da província de Saskatchewan, passando a se chamar Saskatchewan Roughriders, nome que utiliza até os dias de hoje.

Seguindo um pouco chegamos no ano 1958. Aqui o futebol canadense viu a formação da atual CFL (Canadian Football League), que teve como membros fundadores o Saskatchewan Roughriders.

Nesse ano, também foi contratado o gerente geral de maior sucesso e estadia na franquia, Ken Preston. Ele permaneceu nesse cargo por 20 anos, e sob seu comando o Saskatchewan Roughriders chegou ao seu primeiro título da Grey Cup em 1966.

Dentre as contratações que levaram o clube ao topo tivemos o fullback George Reed, o quarterback Ron Lancaster e o técnico Eagle Keys. Com esses jogadores fazendo parte do elenco, a Grey Cup contra o Ottawa Rough Riders foi vencida por 29-14.

Chegando no ano seguinte como campeões, a campanha na divisão Oeste foi um sucesso, terminando em segundo lugar geral e com a vaga na Grey Cup.

Contudo, essa chance do bicampeonato na Grey Cup foi desmantelada pelo Hamilton Tiger-Cats, que venceu a decisão por um incrível e avassalador placar de 24-1.

Alguns anos se passaram com campanhas boas dentro da divisão Oeste, mas sem sucesso algum dentro da competição que realmente importava, a Grey Cup.

blog photos
Título da Grey Cup conquistado pelos Roughriders em 1989. Fonte: Site Oficial CFL

Foi somente em 1989, com o elenco formado por nomes como Ray Elgaard, Donald Narcisse, Roger Aldag, Vic Stevenson, Bob Poley e Dan Payne, que o Saskatchewan Roughriders chegou novamente em uma final com sucesso, vencendo sua segunda Grey Cup.

O ano de 1995 também marcou a equipe, sendo o primeiro ano no qual a Grey Cup foi sediada na casa do Saskatchewan Roughriders. Infelizmente o clube não conseguiu sua vaga após se classificar mal dentro da recém-criada Divisão Norte.

A partir daqui o Saskatchewan Roughriders se viu em uma maré de campanhas nada satisfatórias, e isso levaria muitos anos para ser revertido.

Foi então, com a contratação de Ken Austin como treinador principal e de Ken Miller como coordenador ofensivo, que o clube se reergueu no ano de 2007.

Com uma campanha muito boa de 12 vitórias e 6 derrotas dentro da divisão Oeste, além de uma vitória na final dos playoffs em cima do BC Lionsna, o Saskatchewan Roughriders se viu campeão da divisão e com uma vaga na Grey Cup após 10 anos sem a mesma.

Essa Grey Cup foi disputada contra o Winnipeg Blue Bombers, clubes que eram rivais de região há muitos anos. Essa decisão resultou em um 23-19 para o Saskatchewan Roughriders, que conquistou aqui sua terceira Grey Cup da história.

Após essa conquista o clube tentou se manter de novo no topo do esporte no país, mas não conseguiu esse feito. Foi somente 6 anos após esse marco que o Saskatchewan Roughriders voltou a vencer a Grey Cup.

Esse último título foi conquistado após uma temporada boa na divisão (11 vitórias e 7 derrotas). Sob o comando de Corey Chamblin, o Saskatchewan Roughriders venceu os Stampeders para conquistar a divisão e sua vaga na Grey Cup desse ano.

Para essa decisão, o adversário foi o Hamilton Tiger-Cats. Foi uma partida de muitos pontos, resultando em um placar final de 45-23 para o Saskatchewan Roughriders, que conquistaram aqui sua última Grey Cup.

Sua última temporada disputada foi de grande proveito. Fazendo uma campanha de 9 vitórias e 5 derrotas, o clube teve a chance de vencer os playoffs de divisão.

Na semifinal, vencendo o Calgary Stampeders, esse objetivo estava a uma partida. Contudo, uma derrota para o Winnipeg Blue Bombers acabou tirando esse sonho da equipe de Saskatchewan.

Elenco Atual

- Quarterbacks

Cody Fajardo

Mason Fine

Isaac Harker

- Receivers

Shaquelle Evans

Jake Harty

Brayden Lenius

Paul McRoberts

Mitchell Picton

Kian Schaffer-Baker

Duke Williams

- Running backs

Kienan LaFrance

Jamal Morrow

William Powell

- Fullbacks

Albert Awachie

Alexandre Dupuis

- Offensive linemen

Brett Boyko RT

Dan Clark C

Logan Ferland LG

Evan Johnson RG

Andrew Lauderdale LT

Josiah St. John

Defensive linemen

Keion Adams

Charbel Dabire

Christopher Ezeala

Kevin Francis

Makana Henry

Micah Johnson

Anthony Lanier

A. C. Leonard

Pete Robertson

Jonathan Woodard

- Linebackers

Nigel Harris

Justin Herdman-Reed

Deon Lacey

Nakas Onyeka

- Defensive backs

Elie Bouka

Jeremy Clark

Ed Gainey

Nick Marshall

Rolan Milligan

Loucheiz Purifoy

Damon Webb

- Elenco Especial

Jorgen Hus LS

Brett Lauther K

Kaare Vedvik P

- Suspensos

Logan Bandy OL

Kentrell Brice DB

Sammie Coates WR

Takoby Cofield OL

Seantrel Henderson OL

A. J. Hendy DB

Brendon LaBatte OL

Jeremy Langford RB

Tony Lippett DB

L. J. McCray DB

Estádio

blog photos
Mosaic Stadium. Créditos: HKS Architects‌ ‌

O Saskatchewan Roughriders atualmente manda seus jogos no Mosaic Stadium, esse que é de propriedade da cidade de Regina, em Saskatchewan.

O mesmo conta com capacidade para 33500 torcedores, e foi recentemente construído (construído em 2014 e inaugurado em 2017) para abrigar os jogos do principal clube da cidade.















































ARTIGOS RELACIONADOS

Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!
Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!

Piloto holandês começa a abrir boa vantagem para os demais competidores Em uma corrida sofrida, marcada pela dura disputa entre Verstappen e Sainz, o piloto da Red Bull conseguiu segurar a vantagem na pista canadense, e emplacou mais uma vitória, ...

Victor Simonelli
2 em minutos de leitura
#Canadá,#Alphonso Boyle Davies,#Futebol

CONHEÇA TUDO SOBRE A HISTÓRIA E CARREIRA DE AFONSO DAVIES

O jogador de futebol profissional Afonso Davies é um lateral esquerdo que atualmente joga pelo clube da Bundesliga, Bayern de Munique, com a camisa de Nº 19. Mas Davies represent...

Eliseu

5 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Barrie Colts,#Hóquei

Conheça agora mesmo como foi incrível trajetória desse grande time de hóquei canadense, o Barrie Colts

O Barrie Colts é um time júnior de hóquei no gelo, e também faz parte da Ontario Hockey League, com sede em Barrie, Ontario, Canada. Esse grande time foi fundado em meados de 19...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Guelph Storm,#Hóquei

Conheça agora mesmo a incrível trajetória do time de hóquei canadense, o Guelph Storm

O Guelph Storm é um grande time júnior de hóquei no gelo com sede em Guelph, Ontário, Canadá. Eles jogam na OHL desde a temporada 1991-92. A equipe joga em casa no Sleeman Cent...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Saskatoon Blades,#Hóquei

Conheça o time de hóquei júnior Saskatoon Blades

O Saskatoon Blades é um time de hóquei junior profissional do Canadá. Eles integram a Conferência Leste pela Western Hockey League, antes conhecida como Western Canadian Hockey Le...

Andréa Benetti

4 em minutos de leitura