Apesar do nome, o futebol americano tem uma vasta história dentro do país vizinho, o Canadá. O esporte é jogado lá, mesmo que de maneira amadora no começo, desde 1880.
Nesse artigo entraremos a fundo na história do Saskatchewan Roughriders, analisando sua evolução com o passar do tempo e pontos baixos e altos do clube, além de comentar sobre o atual estado do time. Portanto, sem mais delongas, vamos começar.
História
O Saskatchewan Roughriders é atualmente o quarto clube mais antigo ainda em atuação, ficando atrás somente do Arozona Cardinals, do Toronto Argonauts e do Hamilton Tiger-Cats.
Sua fundação oficial foi documentada no dia 13 de setembro de 1910, levando nessa época o nome de Regina Rugby Club.
A estreia do clube não demorou a acontecer, sendo jogada no dia primeiro de outubro do mesmo ano contra o Moose Jaw Tigers. Essa primeira partida resultou em uma derrota por 16x6.
Logo de cara, o Saskatchewan Roughriders também ajudou a formar a Saskatchewan Rugby Football Union, liga na qual jogou pelos primeiros anos. Dentro dessa liga, na temporada de 1911, foi conquistado o primeiro título do então Regina Club.
Outro campeonato disputado pelo clube foi o da liga Western Canada Rugby Football Union, que representava um campeonato nacional.
Dentro desse nacional o domínio do Regina Rugby Club foi evidente, vencendo sete títulos consecutivos a partir de 1912 – sem contar os anos de 1917 e 1918 nos quais as temporadas foram congeladas por conta da Primeira Guerra Mundial.
Por conta desse grande momento, o clube foi convidado a disputar pela primeira vez a Grey Cup, que representa a disputa entre os dois melhores clubes de cada lado do país (Leste x Oeste). Jogando contra o Edmonton Eskimos, o Regina perdeu essa chance do título.
Em 1924, houve a primeira mudança de nomes do clube, levando agora a alcunha de Regina Roughriders. Com esse nome, o clube dominou mais uma vez a liga do Oeste, vencendo por sete vezes a divisão oeste da CRFU (1926, 1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932).
Nesses anos de conquistas da divisão, o Regina Roughriders também chegou a 5 finais da Grey Cup (1928 até 1932), mas não conseguiu fechar a partida em nenhuma dessas ocasiões.
Antes que a WCRFU fosse dissolvida, o clube venceu esse título pela última vez em 1934. A partir daqui o Regina Roughriders se aliou ao Winnipeg Blue Bombers e ao Calgary Bronks para a fundação da Western Interprovincial Football Union, que tomaria o lugar da WCRFU.
Em 1946, o Regina Roughriders se tornou um clube de propriedade da província de Saskatchewan, passando a se chamar Saskatchewan Roughriders, nome que utiliza até os dias de hoje.
Seguindo um pouco chegamos no ano 1958. Aqui o futebol canadense viu a formação da atual CFL (Canadian Football League), que teve como membros fundadores o Saskatchewan Roughriders.
Nesse ano, também foi contratado o gerente geral de maior sucesso e estadia na franquia, Ken Preston. Ele permaneceu nesse cargo por 20 anos, e sob seu comando o Saskatchewan Roughriders chegou ao seu primeiro título da Grey Cup em 1966.
Dentre as contratações que levaram o clube ao topo tivemos o fullback George Reed, o quarterback Ron Lancaster e o técnico Eagle Keys. Com esses jogadores fazendo parte do elenco, a Grey Cup contra o Ottawa Rough Riders foi vencida por 29-14.
Chegando no ano seguinte como campeões, a campanha na divisão Oeste foi um sucesso, terminando em segundo lugar geral e com a vaga na Grey Cup.
Contudo, essa chance do bicampeonato na Grey Cup foi desmantelada pelo Hamilton Tiger-Cats, que venceu a decisão por um incrível e avassalador placar de 24-1.
Alguns anos se passaram com campanhas boas dentro da divisão Oeste, mas sem sucesso algum dentro da competição que realmente importava, a Grey Cup.
Foi somente em 1989, com o elenco formado por nomes como Ray Elgaard, Donald Narcisse, Roger Aldag, Vic Stevenson, Bob Poley e Dan Payne, que o Saskatchewan Roughriders chegou novamente em uma final com sucesso, vencendo sua segunda Grey Cup.
O ano de 1995 também marcou a equipe, sendo o primeiro ano no qual a Grey Cup foi sediada na casa do Saskatchewan Roughriders. Infelizmente o clube não conseguiu sua vaga após se classificar mal dentro da recém-criada Divisão Norte.
A partir daqui o Saskatchewan Roughriders se viu em uma maré de campanhas nada satisfatórias, e isso levaria muitos anos para ser revertido.
Foi então, com a contratação de Ken Austin como treinador principal e de Ken Miller como coordenador ofensivo, que o clube se reergueu no ano de 2007.
Com uma campanha muito boa de 12 vitórias e 6 derrotas dentro da divisão Oeste, além de uma vitória na final dos playoffs em cima do BC Lionsna, o Saskatchewan Roughriders se viu campeão da divisão e com uma vaga na Grey Cup após 10 anos sem a mesma.
Essa Grey Cup foi disputada contra o Winnipeg Blue Bombers, clubes que eram rivais de região há muitos anos. Essa decisão resultou em um 23-19 para o Saskatchewan Roughriders, que conquistou aqui sua terceira Grey Cup da história.
Após essa conquista o clube tentou se manter de novo no topo do esporte no país, mas não conseguiu esse feito. Foi somente 6 anos após esse marco que o Saskatchewan Roughriders voltou a vencer a Grey Cup.
Esse último título foi conquistado após uma temporada boa na divisão (11 vitórias e 7 derrotas). Sob o comando de Corey Chamblin, o Saskatchewan Roughriders venceu os Stampeders para conquistar a divisão e sua vaga na Grey Cup desse ano.
Para essa decisão, o adversário foi o Hamilton Tiger-Cats. Foi uma partida de muitos pontos, resultando em um placar final de 45-23 para o Saskatchewan Roughriders, que conquistaram aqui sua última Grey Cup.
Sua última temporada disputada foi de grande proveito. Fazendo uma campanha de 9 vitórias e 5 derrotas, o clube teve a chance de vencer os playoffs de divisão.
Na semifinal, vencendo o Calgary Stampeders, esse objetivo estava a uma partida. Contudo, uma derrota para o Winnipeg Blue Bombers acabou tirando esse sonho da equipe de Saskatchewan.
Elenco Atual
- Quarterbacks
Cody Fajardo
Mason Fine
Isaac Harker
- Receivers
Shaquelle Evans
Jake Harty
Brayden Lenius
Paul McRoberts
Mitchell Picton
Kian Schaffer-Baker
Duke Williams
- Running backs
Kienan LaFrance
Jamal Morrow
William Powell
- Fullbacks
Albert Awachie
Alexandre Dupuis
- Offensive linemen
Brett Boyko RT
Dan Clark C
Logan Ferland LG
Evan Johnson RG
Andrew Lauderdale LT
Josiah St. John
Defensive linemen
Keion Adams
Charbel Dabire
Christopher Ezeala
Kevin Francis
Makana Henry
Micah Johnson
Anthony Lanier
A. C. Leonard
Pete Robertson
Jonathan Woodard
- Linebackers
Nigel Harris
Justin Herdman-Reed
Deon Lacey
Nakas Onyeka
- Defensive backs
Elie Bouka
Jeremy Clark
Ed Gainey
Nick Marshall
Rolan Milligan
Loucheiz Purifoy
Damon Webb
- Elenco Especial
Jorgen Hus LS
Brett Lauther K
Kaare Vedvik P
- Suspensos
Logan Bandy OL
Kentrell Brice DB
Sammie Coates WR
Takoby Cofield OL
Seantrel Henderson OL
A. J. Hendy DB
Brendon LaBatte OL
Jeremy Langford RB
Tony Lippett DB
L. J. McCray DB
Estádio
O Saskatchewan Roughriders atualmente manda seus jogos no Mosaic Stadium, esse que é de propriedade da cidade de Regina, em Saskatchewan.
O mesmo conta com capacidade para 33500 torcedores, e foi recentemente construído (construído em 2014 e inaugurado em 2017) para abrigar os jogos do principal clube da cidade.