A competição que tem no Atlético Nacional o seu maior vencedor, inicia a disputa no dia 09/02

Uma das competições nacionais de maior tradição entre os times locais, a Copa da Colômbia é um evento organizado pela Federação Colombiana de Futebol, e teve a primeira edição realizada em 1950.

A competição que teve o Boca Juniors de Cali como o primeiro vencedor do torneio, tem no Atlético Nacional o time com mais títulos da disputa, e uma das maiores equipes do país. Além do Atlético, os outros vencedores foram o Independiente Medellín, Santa Fé, Junior Barranquilla, MIllonarios, Deportivo Cali, Boca Junior, Tolima e o La Equidad.

O atual campeão e maior vencedor é uma das grandes forças do futebol local

Com o histórico de grandes jogadores ao longo de sua história, a Colômbia tem nas competições locais a formação inicial de seus jogadores. E os grandes times locais, como o Atlético Nacional, costumam ajudar nesse processo de formação de novos atletas.

A equipe que já teve grandes jogadores como o goleiro Rene Higuita e o zagueiro Andrés Escobar, históricos atletas com passagem pela seleção colombiana, costuma montar grandes equipes para as competições locais.

Foto editada de grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente
Atlético campeão da última edição. Foto: Jornal AS

Entre as temporadas recentes de sucesso da equipe, está o time comandado por Reinaldo Rueda em 2016, que venceu a Copa Libertadores daquele ano. A equipe de toque de bola envolvedor, vencendo o Independiente Del Valle na decisão do torneio.

Essa temporada também marcou a conquista do Atlético da Copa da Colômbia. Com as duas vitórias em cima do rival Junior Barranquila, a equipe que fez história no futebol colombiano, se sagrou campeã do torneio nacional.

O Independiente tentará pôr fim às conquistas recentes da equipe do Atlético

Um dos grandes times do país, o Independiente Medellín tem na sua história, três conquistas da Copa da Colômbia, nos anos de 1981, 2019 e 2020. Nos últimos quatro anos, a competição tem sido decidida entre Independiente e Atlético, com dois títulos para cada equipe.

A rivalidade entre as duas equipes é uma das maiores do futebol nacional. “El Clasico Paisa” é o nome dado ao jogo entre os times, e que sempre reserva surpresas por conta da tradição que envolve as duas equipes.

Jogador de futebol correndo no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador comemora gol do Independiente. Foto: Trivela

Entre as conquistas recentes, a de 2019 ficou marcada na história do Independiente, por ser em cima de um outro rival: o Deportivo Cali. A equipe dirigida por Aldo Bobadilla foi campeã do torneio, após um empate fora de casa e a vitória por 2 a 1 nos seus domínios.

A competição também, teve como destaque o atacante German Cano, que foi o artilheiro e principal jogador da conquista do Independiente. Na temporada seguinte, o jogador argentino viria para o Brasil para jogar pelo Vasco da Gama.

Santa Fé, Millonarios e Junior Barranquila estão empatadas no número de conquistas

Com dois títulos do torneio para cada equipe, os três times lutam para conquistar pela terceira vez a competição. Entre eles, o Junior é quem teve a conquista mais recente, sendo sua última comemoração em 2017.

A final contra o Independiente de Medellín, teve em Teo Gutiérrez seu grande jogador ao longo de toda a competição nacional. O atacante, aliás, foi também um dos atletas com o maior número de passes para gol dos companheiros nessa edição.

Já o Millonarios, teve sua última conquista da competição em 2011. A edição que teve Oscar Iván Méndez do Real Cartagena como grande goleador com 8 gols, viu a final entre o Millonarios e o Boyacá Chicó ser a decisão do torneio nacional.

Jogador de futebol com uniforme azul

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Millonarios comemoram gol da equipe. Foto: Florida Cup Official

Com dois jogos para confirmar o título que não conquistava desde 1953, o time do Millonarios venceu as duas partidas em cima do adversário, e ambas com o placar de 1 a 0.

O Santa Fé é a equipe grande da Colômbia com o maior período de jejum de títulos da Copa da Colômbia. 2009 foi o ano da última conquista, e a temporada marcou também o segundo título do Independiente Santa Fé em sua história.

Além da conquista em 2009, o primeiro título do torneio pela equipe de Santa Fé, é confirmado no ano de 1989. Por curiosidade, o time teve outras campanhas de destaque, como nas temporadas 1950/51, 2014 e 2015, sendo vice-campeão do torneio nacional.

A sequência do Atlético coloca a equipe como uma das grandes favoritas a conquista do torneio

Nos últimos anos, mesmo estando distante de conquistas do Campeonato Colombiano, vendo o crescimento de Junior Barranquilla, América de Cali e o Tolima, vencedores recentes da liga nacional.

Porém, na Copa da Colômbia, o Atlético Nacional vem de duas conquistas recentes da competição, e chega como o time a ser batido no torneio. Por curiosidade, a competição nacional teve suas disputas iniciais interrompidas em duas oportunidades.

A primeira, a partir de 1954 durando até o ano de 1980, e a segunda de 1990 a 2007. As duas paralisações fizeram a competição não ter tantas edições de disputa, quando colocamos no comparativo com as copas do Brasil e da Argentina, por exemplo.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Atlético comemora seu gol. Foto: Gazeta do Povo

Entretanto, mesmo com poucas edições, o torneio tem o apreço dos clubes que disputam a Copa da Colômbia. Atualmente, a competição é jogada apenas pelos times da elite do futebol local. Uma mudança que veio a pouco tempo, com o intuito de valorizar a competição e seus participantes.

A estreia oficial da Copa da Colômbia no ano de 2022 está marcada para o próximo dia 09/02. E eu queria saber de você, qual o seu palpite? O Atlético leva mais uma? Eu acho que não foge do time colombiano... Deixa seu pitaco aqui nos comentários!

E fica ligado no Bets para saber tudo sobre o futebol colombiano! Aqui, você não perde nenhum lance e fica ligado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo