A competição que tem no Atlético Nacional o seu maior vencedor, inicia a disputa no dia 09/02
Uma das competições nacionais de maior tradição entre os times locais, a Copa da Colômbia é um evento organizado pela Federação Colombiana de Futebol, e teve a primeira edição realizada em 1950.
A competição que teve o Boca Juniors de Cali como o primeiro vencedor do torneio, tem no Atlético Nacional o time com mais títulos da disputa, e uma das maiores equipes do país. Além do Atlético, os outros vencedores foram o Independiente Medellín, Santa Fé, Junior Barranquilla, MIllonarios, Deportivo Cali, Boca Junior, Tolima e o La Equidad.
O atual campeão e maior vencedor é uma das grandes forças do futebol local
Com o histórico de grandes jogadores ao longo de sua história, a Colômbia tem nas competições locais a formação inicial de seus jogadores. E os grandes times locais, como o Atlético Nacional, costumam ajudar nesse processo de formação de novos atletas.
A equipe que já teve grandes jogadores como o goleiro Rene Higuita e o zagueiro Andrés Escobar, históricos atletas com passagem pela seleção colombiana, costuma montar grandes equipes para as competições locais.
Entre as temporadas recentes de sucesso da equipe, está o time comandado por Reinaldo Rueda em 2016, que venceu a Copa Libertadores daquele ano. A equipe de toque de bola envolvedor, vencendo o Independiente Del Valle na decisão do torneio.
Essa temporada também marcou a conquista do Atlético da Copa da Colômbia. Com as duas vitórias em cima do rival Junior Barranquila, a equipe que fez história no futebol colombiano, se sagrou campeã do torneio nacional.
O Independiente tentará pôr fim às conquistas recentes da equipe do Atlético
Um dos grandes times do país, o Independiente Medellín tem na sua história, três conquistas da Copa da Colômbia, nos anos de 1981, 2019 e 2020. Nos últimos quatro anos, a competição tem sido decidida entre Independiente e Atlético, com dois títulos para cada equipe.
A rivalidade entre as duas equipes é uma das maiores do futebol nacional. “El Clasico Paisa” é o nome dado ao jogo entre os times, e que sempre reserva surpresas por conta da tradição que envolve as duas equipes.
Entre as conquistas recentes, a de 2019 ficou marcada na história do Independiente, por ser em cima de um outro rival: o Deportivo Cali. A equipe dirigida por Aldo Bobadilla foi campeã do torneio, após um empate fora de casa e a vitória por 2 a 1 nos seus domínios.
A competição também, teve como destaque o atacante German Cano, que foi o artilheiro e principal jogador da conquista do Independiente. Na temporada seguinte, o jogador argentino viria para o Brasil para jogar pelo Vasco da Gama.
Santa Fé, Millonarios e Junior Barranquila estão empatadas no número de conquistas
Com dois títulos do torneio para cada equipe, os três times lutam para conquistar pela terceira vez a competição. Entre eles, o Junior é quem teve a conquista mais recente, sendo sua última comemoração em 2017.
A final contra o Independiente de Medellín, teve em Teo Gutiérrez seu grande jogador ao longo de toda a competição nacional. O atacante, aliás, foi também um dos atletas com o maior número de passes para gol dos companheiros nessa edição.
Já o Millonarios, teve sua última conquista da competição em 2011. A edição que teve Oscar Iván Méndez do Real Cartagena como grande goleador com 8 gols, viu a final entre o Millonarios e o Boyacá Chicó ser a decisão do torneio nacional.
Com dois jogos para confirmar o título que não conquistava desde 1953, o time do Millonarios venceu as duas partidas em cima do adversário, e ambas com o placar de 1 a 0.
O Santa Fé é a equipe grande da Colômbia com o maior período de jejum de títulos da Copa da Colômbia. 2009 foi o ano da última conquista, e a temporada marcou também o segundo título do Independiente Santa Fé em sua história.
Além da conquista em 2009, o primeiro título do torneio pela equipe de Santa Fé, é confirmado no ano de 1989. Por curiosidade, o time teve outras campanhas de destaque, como nas temporadas 1950/51, 2014 e 2015, sendo vice-campeão do torneio nacional.
A sequência do Atlético coloca a equipe como uma das grandes favoritas a conquista do torneio
Nos últimos anos, mesmo estando distante de conquistas do Campeonato Colombiano, vendo o crescimento de Junior Barranquilla, América de Cali e o Tolima, vencedores recentes da liga nacional.
Porém, na Copa da Colômbia, o Atlético Nacional vem de duas conquistas recentes da competição, e chega como o time a ser batido no torneio. Por curiosidade, a competição nacional teve suas disputas iniciais interrompidas em duas oportunidades.
A primeira, a partir de 1954 durando até o ano de 1980, e a segunda de 1990 a 2007. As duas paralisações fizeram a competição não ter tantas edições de disputa, quando colocamos no comparativo com as copas do Brasil e da Argentina, por exemplo.
Entretanto, mesmo com poucas edições, o torneio tem o apreço dos clubes que disputam a Copa da Colômbia. Atualmente, a competição é jogada apenas pelos times da elite do futebol local. Uma mudança que veio a pouco tempo, com o intuito de valorizar a competição e seus participantes.
A estreia oficial da Copa da Colômbia no ano de 2022 está marcada para o próximo dia 09/02. E eu queria saber de você, qual o seu palpite? O Atlético leva mais uma? Eu acho que não foge do time colombiano... Deixa seu pitaco aqui nos comentários!
E fica ligado no Bets para saber tudo sobre o futebol colombiano! Aqui, você não perde nenhum lance e fica ligado em tudo o que rola no mundo da bola!