José Aldo provavelmente entrará no octógono pela última vez em 21 de janeiro de 2023 para lutar no UFC 283 no Rio de Janeiro, Brasil, disse seu empresário e técnico de longa data André Pederneiras ao canal Combate .
Pederneiras confirmou que o ex-bicampeão peso-pena do UFC tem apenas uma luta de contrato com a organização e vê o próximo card no Rio de Janeiro como uma grande oportunidade para “fechar” a carreira após perder na decisão para Merab Dvalishvili em agosto. Seria um grande privilégio e até mesmo uma coroação fazer sua última luta no Brasil, diante de sua torcida.
Pederneiras admite, no entanto, ter aconselhado Aldo “a se aposentar há muito tempo”, mais especificamente em torno da conquista do título interino sobre Frankie Edgar no UFC 200, quando a empresa não faria uma revanche com Conor McGregor e não precisava disso desde aquela luta, muito menos agora”, disse Pederneiras. “Eu diria a ele para parar. Acho que o Aldo já conquistou muito e não será essa última luta [contra Dvalishvili] que vai tirar o legado dele no esporte.”
Pederneiras disse que vai discutir com Aldo seus planos para o futuro e se reunirá com o UFC no dia 24 de setembro em Las Vegas para entender o que a empresa tem planejado para o brasileiro. O líder da Nova União disse que gosta da idéia de enfrentar Dominick Cruz em seguida, mas não acha que a lenda do UFC e WEC concordaria em lutar contra José Aldo no Brasil.
Mesmo achando que Aldo deve se aposentar agora, Pederneiras concorda que sair sem fechar o negócio o deixaria “trancado” em um contrato e sem poder voltar a competir em outros esportes se assim o desejar no futuro, como boxe profissional e muay thai.
“Já vi muitos se aposentarem e querer lutar anos depois”, disse Pederneiras. “A maioria é assim. Thales [Leites] saiu do UFC, fez sua última luta contra o Hector Lombard , [e disse] 'irmão, não quero mais essa merda'. Dois, três anos se passaram, e agora ele está me chamando para conseguir uma luta. Eu vi isso toda a minha vida. E com certeza vai acontecer também com o Aldo.” Estes caras passaram boa parte da vida treinando duro diariamente, tendo um vida cheia de compromissos a cumprir. Tomar a decisão de se aposentar é muito difícil, precisa estar com a cabeça boa, e muito maduro para vivenciar esta nova realidade.