União Barbarense, tudo sobre o centenário do interior Paulista.

Ariane
Ariane,
4 em minutos de leitura
União Barbarense, tudo sobre o centenário do interior Paulista.

No início do time, seu nome era União Foot-Ball Club, originário da cidade de Santa Bárbara D’Oeste, foi fundado em 22 de novembro de 1914. Após ser nomeado com o primeiro nome, passou a ter o nome de Athlético Barbarense Foot-Ball Club no ano de 1918.  Até ter o seu nome oficial, passou por diversos nomes.

Em 1919, seu nome passou a ser Sport Club Athlético Barbarense e, após se fundir com o time 7 de Setembro, passou a se chamar Sport Club União Agrícola Barbarense, o ano era 1920. Ainda no ano da fusão, ele mudou novamente de nome e começou a se chamar União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

Sua torcida e estádio

Por conta da sede de uma torcida organizada ficar no mesmo endereço do estádio e sede do clube na Rua Treze de Maio em 1967 e desses torcedores ficarem alvoroçados pelo time, eles eram nomeados de “Leão”. Com isso, o seu mascote foi nomeado de Leão da 13.

A Torcida Uniformizada Sangue Barbarense (TUSB), atual torcida organizada do clube, foi fundada por Carlos Dalberto Festa, Gilson da Silva Gomes, e Pedro Valdemar Vitti em 11 de novembro de 1984.

Torcida Uniformizada Sangue Barbarense
Torcida Uniformizada Sangue Barbarense 

Seu estádio fica na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, ele leva o nome do ex-presidente e  patrono do time, Antônio Lins Ribeiro Guimarães. Inaugurado em 21 de maio de 1921, ele passou por diversas reformas e, hoje, tem capacidade para receber mais de 14 mil torcedores.

Filiações

Em 1921, o clube se registrou na Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), que comandava os esportes do estado. Ainda como amador, em 1941, se filiou à Federação Paulista de Futebol e, no ano seguinte, iniciou sua jornada como membro da Liga Barbarense de Futebol (LBF).

O time se profissionalizou nos quadros da Federação Paulista de Futebol em 1964, através de uma partida na 3º Divisão, onde perdeu a partida.

100 anos de União Agrícola Barbarense

O clube comemorou seus 100 anos de história em 2014, e não podia deixar de comemorar suas lutas e conquistas nesses longos anos. Muitos fizeram parte da construção do clube, veja alguns dos homenageados naquela noite:

  • João Querubim Teodoro: o treinador que mais revelou talentos na União, esteve no clube entre as décadas de 50 e 60. Diversos jogadores revelados por ele foram para grandes clubes brasileiros;
  • Lúcio José Batagin: grande treinador que também revelou grandes talentos do futebol, presente no clube entre parte da década de 60 e 70;
  • Luiz de Souza Rosa: trabalhou no time revelando grandes talentos na década de 1980;
  • Ademir José Macare: foi diretor de futebol amador do clube por um longo período entre as décadas de 1970 e 1980;
  • Miro Capelloza: era o técnico quando o time foi campeão paulista em 1988 com o time júnior;
  • José Antônio Bressan - Totó Bressan: Coordenador e também técnico campeão paulista com o time Júnior em 1995;
  • João Batista de Toledo Guedes: foi o primeiro jogador a ser contratado por um grande time, o Guarani, em 1964.

Títulos

No ano de 1946, o time ganhou o seu primeiro título, o de campeão da Liga Barbarense de Futebol, pela sua cidade. Foi também campeão pelo Campeonato Paulista do Interior no ano de 1948, nestes dois títulos, foi campeão ainda como amador. Na Taça Cidade de Santa Bárbara, foi tricampeão nos anos de 1957, 1961 e 1963.

Já em 1967, agora profissional, venceu o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, ganhando acesso a 1º Divisão, uma abaixo da principal. Em 1973 conquistou o Torneio Intermunicipal Americana x Santa Bárbara D’Oeste.

Campeão da Série A3 em 1967
Campeão da Série A3 em 1967

Após ficar anos sem disputar a Segunda Divisão da Federação Paulista de Futebol, em 1990, foi vice-campeão Paulista da 2º Divisão, conseguindo acesso à Divisão Intermediária. Veja, a seguir, além desses, alguns dos outros campeonatos em que o União Barbarense foi campeão.

  • Campeão Paulista de Juniores da Série A3: 1995;
  • Campeão dos Jogos Abertos do Interior, também com a equipe de Juniores: 1996;
  • Vice-Campeão da Série A3 do Campeonato Paulista: 1997;
  • Campeão do Campeonato Paulista Série A2: 1998;
  • Campeão do Interior por ser o melhor time do interior na tabela: 1999;
  • Vice-Campeão Copa Federação Paulista de Futebol: 2001;
  • Campeão Brasileiro Série C: 2004.

Sua caminhada após os títulos

Logo após o ganho do título de Campeão Brasileiro da Série C em 2004, o União passou por diversos momentos até agora com campanhas boas e mal sucedidas. Até 2005, ele se manteve na principal divisão do Campeonato Paulista, mas foi rebaixado em seguida para a Série A2 e para a A3 em 2007.

No ano seguinte, conseguiu acesso para a Série A2, devido a sua boa colocação em segundo lugar, ficando com a mesma pontuação do Flamengo, com 14 pontos. Em 2009, a equipe continuou na Série A2 por terminar a competição em 11º, apesar de disputar as primeiras colocações no início dela.

Até o ano de 2012, ele continuou na Série A2 quando quase conseguiu o título da Série e o perdeu para o São Bernardo do Campo. Não conseguiu ficar na Série A1 no ano de 2013, onde perdeu e ficou até 2017.

E, no ano seguinte, em 2018, foi rebaixado para a Série A3. Depois disso, foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, onde se encontra até agora.

Confronto entre Corinthians e o União pelo Campeonato Paulista em 2013. Fonte: meutimao.com.br
Confronto entre Corinthians e o União pelo Campeonato Paulista em 2013. Fonte: meutimao.com.br

Nesse último ano de 2021, o clube sofre uma grande crise financeira devido a dívidas trabalhistas por conta de más administrações anteriores que deixaram se acumular. Tudo isso foi parar na justiça, fazendo com que bens como o estádio e a sede possam ser leiloados para o pagamento dessas dívidas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece com seu time e no mundo do futebol? Então fique por aqui e confira tudo sobre os melhores aqui na Bets.

ARTIGOS RELACIONADOS

Torcida do Remo esgota ingressos para o clássico contra o Paysandu no domingo.Torcida do Remo esgota ingressos para o clássico contra o Paysandu no domingo.
Torcida do Remo esgota ingressos para o clássico contra o Paysandu no domingo.

Em menos de 48 horas de vendas, a torcida do Remo conseguiu o incrível feito de esgotar todos os ingressos que foram colocados à venda para o jogo contra o Papão da Curuzu, sendo esse o maior clássico do futebol paraense. O jogo entre o Paysandu ...

Arthur
2 em minutos de leitura
#Brasil,#Campeonato Paraense,#Brasileirão Serie C,#Futebol,#Notícias do Dia

O Mangueirão será reaberto no dia 1º de setembro após mais de um ano de reforma.

O grandioso Estádio Olímpico do Pará, que é conhecido popularmente como Mangueirão, se encontra fechado atualmente para uma grandiosa reforma interna e externa. Segundo o Gover...

Arthur

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Brasileirão Serie C,#Manaus FC,#Ferroviário,#Futebol,#Notícias do Dia

Ferroviário entra em campo contra o Manaus na tentativa de se afastar das últimas posições da Série C de 2022.

Manaus FC e  Ferroviário entram em campo no próximo sábado (02/07), às 17h, em uma partida válida pela Série C de 2022. Após alguns deslizes nesta edição da Série C, o Ferroviár...

Arthur

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Copa do Brasil,#Botafogo,#América Mineiro,#Futebol,#Notícias do Dia

Botafogo sofre três gols e se complica na Copa do Brasil

Equipe carioca perdeu por 3x0 para o América-MG, e agora precisa de um milagre para avançar na competição Em partida válida pelo primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Br...

Victor Simonelli

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Libertadores da Ámerica,#Fortaleza,#CB Estudanties,#Futebol,#Notícias do Dia

Fortaleza não consegue superar o Estudiantes na Libertadores

Apesar da Arena Castelão estar lotada, e de abrir o placar, o Leão do Pici não conseguiu sair com vantagem no 1o jogo das oitavas O Fortaleza recebeu o Estudiantes na noite dest...

Gab

2 em minutos de leitura