Unai Nuñez Gestoso nasceu no dia 30 de janeiro de 1997, na cidade de Sestão, na província de Biscaia, País Basco, ao norte da Espanha.

O atleta espanhol Unai Nuñez Gestoso é um jogador de futebol profissional, atualmente contratado pelo clube espanhol, da La Liga, Athletic de Bilbao, desde 2016, quando assinou seu contrato junto ao clube, com validade até 30 de junho de 2025.

(en.wikipedia.org) Logomarca Athletic de Bilbao.

O craque espanhol atua como um zagueiro defensor, dentro de campo, e usa a camisa Nº 3. Unai Nuñez tem 1,86m de altura, pesa aproximadamente 80 kg e é um jogador destro.

O espanhol é assessorado pela empresa agenciadora de atletas, a Leader Brock, e seu valor de mercado atualmente é de € 12 milhões de euros.

Além de representar muito bem o seu clube espanhol, Gestoso também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Espanha, desde 2017, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção espanhola SUB-21.

A família de Gestoso possui uma forte ligação com o futebol. Seu pai,

Abel Nuñez Fernandez, atualmente com 58 anos de idade, foi um grande jogador, defensor do clube Barakaldo FC, um time que joga atualmente na  3ª divisão espanhola.

O irmão mais velho de Unai, Asier Nuñez Gestoso, também é um zagueiro defensor junto ao clube espanhol Portugalete, da 3ª divisão.

PRIMEIROS CLUBES.

ATHLETIC DE BILBAO - (futebol amador)  

Bem antes de entrar na adolescência, Unai Nuñez já adorava o futebol.

O seu passatempo predileto era jogar bola junto com seus colegas e vizinhos, que depois das aulas passavam horas juntos, brincando e praticando esportes.

Porém quando o jovem jogador completou 10 anos de idade, seus pais o matricularam na academia juvenil de futebol do clube Athletic de Bilbao, para receber treinamentos especializados e aperfeiçoar seu futebol, no conglomerado de campos de futebol, o Lezama facilities, um complexo estrutural para treinamentos do futebol amador e profissional, do clube Bilbao.

No ano de 2007, Gestoso passou a treinar com a equipe juvenil de futebol. Com o tempo, o craque espanhol passou a jogar também pelas categorias de base do clube, e com muita dedicação, continuou aperfeiçoando seu padrão de jogo até o ano de 2015.

(ogol.com.br) Unai Nuñez jogando pelo Athletic de Bilbao em 2022.

CLUB DEPORTIVO BASCONIA - (futebol profissional)

No final do ano de 2015, depois de anos de treinamentos, Unai Nuñez realizou a sua estreia como um jogador profissional, junto ao clube Desportivo Basconia, da 3ª divisão, na comunidade autônoma do país Basco, na Espanha.

O Club Deportivo Basconia é uma equipe filiada ao clube Bilbao, e que trabalha principalmente com as equipes C e D, envolvendo atletas amadores e profissionais novatos.

O objetivo principal do clube Basconia ainda hoje, é preparar os atletas para a equipe principal do Athletic Bilbao, ou então prepará-los para empréstimos a outros clubes.

Durante a sua permanência junto ao clube Basconia, Nuñez logo passou a se destacar perante seus treinadores e colegas de equipe. No dia 7 de junho de 2016, o craque então com 19 anos de idade, foi promovido para a equipe reserva do time principal.

Depois de treinar com sua equipe e disputar jogos pelo time reserva, Unai Nuñez logo se tornou o jogador titular, aprovado pela maioria de seus colegas de equipe. Durante aquela temporada de jogos, Nuñez Gestoso participou em 33 jogos e garantiu 3 gols durante o período.

(man city square.com) Unai Nuñez, no centro, defendendo a camisa do Athletic Club contra o FC Barcelona, durante os jogos da Liga, realizado no estádio San Mamés, no dia 16 de agosto de 2019.

ATHLETIC DE BILBAO -

No dia 2 de junho de 2017, Unai finalmente foi integrado junto ao time principal do clube, a fim de disputar os jogos da pré-temporada. E um dos maiores incentivadores para convocar o craque, foi o seu treinador, recém contratado, José Angel Ziganda Lakunza, carinhosamente chamado de “cuco” pelos seus jogadores.

Unai Gestoso realizou sua estreia junto ao time principal e também pela La Liga, no dia 20 de agosto de 2017, jogando em casa, ao disputar um jogo contra o rival

Getafe CF, onde ocorreu um empate por 0x0.

No dia 30 de outubro de 2017, com a sua posição já bem formalizada como um jogador titular oficial dentro da equipe, o craque teve o seu contrato com o clube renovado até 2023, e que incluiu uma cláusula de rescisão no valor de € 30 milhões de euros.

(zimbio.com) Unai Nuñez a esquerda, disputa uma bola com Cristiano Ronaldo, em um jogo entre Athletic Club e Real Madrid, realizado no estádio Santiago Bernabéu, no dia 18 de Abril de 2018, na cidade de Madrid, Espanha.

No dia 31 de março de 2018, Unai Nuñez marcou seu 1º gol pela equipe principal do Athletic de Bilbao, em uma disputa contra o Celta de Vigo, que conseguiu empatar aquele jogo em 1x1. Unai Nuñez abriu o placar aos 55 minutos de jogo, porém o Celta de Vigo marcou também, aos 90 minutos +1’, gol feito por Braiz Mendez.

Depois de disputar uma temporada incrível e cheia de conquistas durante 2017/2018, fazendo mais de 35 aparições durante o período, a temporada seguinte, entretanto, acabou sendo mais tranquila para o craque.

Durante as campanhas de jogos entre 2018/2019, Unai Nuñez apareceu em 14 partidas, apenas, devido a algumas lesões que o preocupavam.

Mas no mês de novembro de 2020, o craque espanhol renovou seu contrato com o clube, em um contrato estendido até o ano de 2025, e sem cláusulas de rescisão de contrato.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

No dia 25 de agosto de 2017, o jogador Unai Nuñez Gestoso, então com 20 anos de idade, conseguiu uma grande conquista em sua carreira, ao ser convocado para integrar a equipe da seleção espanhola SUB-21.

Porém, no dia 30 de agosto de 2019, depois de ver o craque atuando em jogos mundiais, o treinador da equipe principal da seleção da Espanha, Robert Moreno, acabou convocando o jogador para disputar 2 jogos de qualificação da UEFA Euro 2020, contra a Romênia e depois contra as Ilhas Faroé.

O craque Gestoso realizou sua estreia junto ao time principal da seleção da Espanha, no jogo da 2ª mão contra as Ilhas Faroé, no dia 8 de setembro de 2019, em uma substituição do lendário defensor Sergio Ramos Garcia, considerado como um dos maiores defensores de todos os tempos.

Nuñez entrou em campo como um substituto tardio de Garcia, com a Espanha vencendo por 2x0, e o resultado final daquele jogo foi de 4x0.

Gestoso também decidiu representar a equipe do País Basco, uma seleção não reconhecida pela FIFA e nem pela UEFA, sendo permitido à seleção do País Basco, portanto, disputar somente jogos amistosos.

O jogo aconteceu contra a Costa Rica durante o mês de novembro de 2020, com Unai Nuñez marcando um gol de cabeça, e dando a vitória ao País Basco nos últimos minutos de jogo.

CONQUISTAS.

O craque Unai Nuñez tem sido sondado por diversos clubes europeus nos últimos meses. Ele já conquistou diversos prêmios, porém os mais recentes são:

Athletic de Bilbao -

Supercopa da Espanha :.............2020/2021.

Copa Del Rey : Vice Campeão…2019/2020  e  2020/2021.

Espanha SUB-21 -

Campeonato da Europa SUB-21 da UEFA:........2019.

Compartilhe esse conteudo