Fique por dentro agora mesmo sobre todos os detalhes do emblemático clube do Qatar que hoje sonha com os seus dias de glória e com o seu devido reconhecimento no futebol nacional.

Escudo atual do Umm Salal SC. Créditos da imagem: Clip Art.

A trajetória do Umm Salal Sport Club do modesto município de Umm Salal começou no ano de 1996, sendo considerado um clube “recente” se for comparado com outros clubes ao redor do mundo.

Na ocasião, o clube foi fundado com o nome inicial de Al-Tadamun, que logo após ser formulado já começou a disputar as competições regionais que haviam naquela época.

O clube que era “iniciante” na época, já conseguiu conquistar a segunda divisão do campeonato nacional logo em sua segunda participação, o que acabou chocando os fãs de futebol da região, pois este feito, obviamente não é para qualquer time.

E após o feito, o time que era conhecido como Al-Tadamun logo mudou seu nome para Umm Salal SC, como nós o conhecemos hoje. A razão para a troca de nome envolve uma decisão que o Comitê Olímpico do Qatar tomou na época, o que acabou os motivando a solicitar que o clube emergente trocasse de nome.

E assim, a equipe seguiu intermediando entre campanhas razoáveis, até que no ano de 2006-07 o clube finalmente conseguiu o acesso para a Liga do Qatar, que é de longe uma das competições mais importantes da região.

E para a surpresa de todos, novamente, além do Umm Salal conseguir ingressar na elite do futebol fazendo boas campanhas, o mesmo ainda conseguiu ficar na terceira posição por algumas temporadas, o que para uma equipe que tinha entrado recentemente na competição, já foi um grande feito.

E após isso, o clube segue até hoje se mantendo na elite do futebol do Qatar, tentando assim conquistas que até então são inéditas para o valente clube.

Uma curiosidade interessante, é que o Umm Salal é conhecido no futebol local como “Falcons Barzan”, que é uma referência à famosa Torre de Barzan, que é uma das casas de Umm Salal Mohammed Fort. A torre tornou-se famosa por ter sido usada durante o Ramadã.

O Ramadã para quem não conhece, se trata do nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, que é tão conhecido e comentado mundo a fora, e que obviamente, é muito importante para toda a população que mora por ali e que seguem essa ideologia.

Hoje os valente Falcões de Barzan vem de uma sequência espetacular de jogos, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca de 3 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, havendo ainda uma gritante goleada por 6 a 0 em cima do Al Shamal, mostrando assim o quão proveitosa e efetiva vem sendo a campanha do destemido clube.

As partidas relatadas acima foram todas disputadas pela Liga do Qatar-Stars League, que se trata da primeira divisão do futebol profissional do Qatar.

Atualmente, o Umm Salal se encontra na quinta posição do importante campeonato com seus 25 pontos, estando consideravelmente distante do atual líder Al-Sadd que esbanja hoje uma marca de 37 pontos na competição.

Hoje a Liga do Qatar se encontra indo para a sua reta final, pois os clubes participantes na próxima semana já vão começar a disputar a décima sétima rodada da competição, que está prevista para acabar com 22 rodadas completas.

Elenco do Umm Salal SC comemorando após contra o Shahaniya pela Copa do Emir. Créditos da imagem: QFA Qatar.


O Umm Salal hoje conta com um acervo de troféus não muito rico, mas muito honroso e suado. Os Falcões de Barzan hoje tem algumas conquistas como a Copa do Emir de Qatar, que foi conquistada no ano de 2008 em cima do Al-Gharafa após uma tensa partida que foi definida nos pênaltis.

Podemos citar também a sua única conquista da Copa Sheikh Jassim no ano de 2009, após uma vitória eletrizante em cima do Al-Khor SC.

E por fim, mas não menos importante, vem as 3 conquistas da Segunda Divisão do Campeonato do Qatar nos anos de 1998, 2000 e 2006, fazendo parte hoje do grupo dos clubes que mais conquistaram o troféu na história.

E além das conquistas, podemos citar também uma participação do clube em um campeonato importantíssimo, que é a Liga dos Campeões da AFC  na edição de 2009, quando o clube bateu na trave e chegou até as semifinais do torneio.

O brasileiro Kayke comemorando após receber o troféu de melhor jogador do mês do Qatar, além de ter sido o artilheiro do clube na mesma temporada. Créditos da imagem: Lance!


Hoje o Umm Salal SC tem como casa o Estádio de Umm Salal, que é um dos estádios que estão sendo finalizados para receber partidas da amada e contagiante Copa do Mundo que irá acontecer no país ainda neste ano.

O palco dos shows futebolísticos está sendo projetado por Albert Speer & Partner GmbH, e ao fim do projeto, estima-se que o estádio terá capacidade para suportar cerca de 45.000 torcedores apaixonados por um futebol de alto nível.

E após a finalização, também é sondada a possibilidade do estádio se tornar um dos mais belos e modernos estádios do país, o que certamente aumenta a moral do valente Umm Salal SC.

Imagem aérea do grandioso estádio que será usado para as disputas da Copa do Mundo do Qatar de 2022. Créditos da imagem: Best HQ Wallpapers.

O que será que o futuro guarda para o destemido clube do Qatar?

Será que nas próximas rodadas o Umm Salal vai conseguir disparar rumo às primeiras colocações, para assim tentar conquistar o título da primeira divisão que até então é inédito para o time?

E quanto às competições de maior relevância, será que irá demorar para vermos o Umm Salal figurando novamente em grandes competições??

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol do Qatar e do mundo com a Bets!!
Pois aqui, você não perde um lance!!

Se curtiu esse artigo não se esqueça de deixar seu comentário e de compartilhar com a galera!! Até a próxima!!

Compartilhe esse conteudo