E alguns desses atletas, são destaques em grandes times europeus

Uma das competições que mais revelam jogadores ucranianos, e ajudam os clubes locais a sempre colocarem suas joias da base para jogarem, o Campeonato Ucraniano Sub 19, atrai os olhares de todos os amantes do futebol nacional.

A atual edição, por conta do conflito geopolítico e militar, envolvendo a Ucrânia e a Rússia, está paralisada, assim como todas as competições nacionais, e não há previsão para a retomada das disputas locais.

Entre os jogadores que já passaram pela competição das categorias de base dos clubes ucranianos, alguns que tiveram destaque no torneio nacional pelos clubes locais, acabaram vendidos e hoje fazem sucesso em grandes clubes europeus e na seleção nacional.

Zinchenko talvez seja o grande nome do selecionado nacional

Presença constante em convocações da Seleção Ucraniana desde as categorias de base, o meia e lateral-esquerdo do Manchester City é, talvez, o maior nome da atual geração ucraniana. Sua atenção na marcação, e força no apoio no ataque, chamaram a atenção do clube inglês, na temporada de 2016/17.

A temporada, por sinal, foi a mesma da chegada do técnico Pep Guardiola ao comando do time do Manchester City. De lá para cá, Zinchenko vem sendo um dos atletas mais utilizados pelo treinador, que varia as formações conforme os jogos da equipe.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Zinchenko é um dos atletas ucranianos mais conhecidos e joga no City. Foto: MSC Football

O lateral que goza de muito prestígio com o técnico e a torcida local, é um dos maiores nomes da atual geração de jogadores da Seleção Ucraniana. Revelado pelo Shakhtar Donetsk, o lateral é uma das peças mais utilizadas por Guardiola na temporada.

Desde sua chegada no City, o jogador acumulou grandes conquistas, e é tetracampeão da Copa da Liga Inglesa, vencendo o torneio nas temporadas de 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21. Além de tricampeão da Premier League, nas edições de 2017/18, 2018/19 e 2020/21.

Yarmolenko é outro jogador a se destacar fora da Ucrânia

Uma das grandes revelações recentes da base do Dínamo de Kiev, Yarmolenko permaneceu na equipe ucraniana até o ano de 2017, quando foi contratado pelo Borussia Dortmund (Alemanha).

O rápido ponta, ganhou destaque na Ucrânia por suas jogadas de efeito e a precisão nos chutes. Além disso, as passagens constantes pelas seleções de base e principal, credenciaram o jogador como um dos maiores nomes da seleção local.

Uma imagem contendo ao ar livre, pessoa, estrada, homem

Descrição gerada automaticamente
Yarmolenko durante sua apresentação no West Ham. Foto: Lance

Atualmente, o jogador é um dos mais utilizados pelo West Ham (Inglaterra), e é presença constante nos campeonatos disputados pela equipe inglesa. Ao todo, desde a sua chegada no West Ham, em 2018, o jogador fez 58 jogos na Premier League, e marcou sete gols.

Com a camisa da Seleção Ucraniana, o jogador acumula 106 jogos disputados com 44 gols e 24 assistências com o selecionado nacional. O atleta é presença constante na seleção principal desde 2009.

Pyatov é outro destaque local, mas fez sua carreira na Ucrânia

Aos 37 anos, Pyatov é um dos maiores nomes do selecionado local. O jogador que, até hoje, defende a camisa do Shakhtar Donetsk, é um dos maiores ídolos do clube, e uma das grandes figuras que já vestiram a camisa da Seleção Ucraniana.

Dono de 10 troféus conquistados do Campeonato Ucraniano, o jogador fez a carreira toda em um dos maiores clubes da Ucrânia, e teve participação direta em conquistas importantes do Shakhtar, como o título da Copa da UEFA na temporada de 2008/09.

Jogador de futebol de uniforme

Descrição gerada automaticamente
Pyatov é goleiro do Shakhtar e da seleção nacional. Foto: Apoged

Desde 2007, o arqueiro é figura constante nas convocações para a Seleção Ucraniana, e um dos maiores nomes do país. Além disso, o jogador é considerado por muitos torcedores, como o maior goleiro da história do Shakhtar Donetsk.

Ao todo com a camisa da Ucrânia, o goleiro fez parte dos elencos que disputaram a Eurocopa nas edições de 2012, 2016 e 2021, além de participar da Copa do Mundo de 2006 com o país europeu.

Shakhtar e Dínamo são os grandes times do país e os mais vencedores

Dois dos maiores clubes da Ucrânia, Shakhtar e Dínamo possuem o maior número de conquistas do futebol local. Além disso, o clube de Donetsk tem consigo, o título continental da Copa da UEFA de 2008/09.

A equipe que recentemente ficou conhecida no mundo todo pelo alto investimento em brasileiros, teve sucesso no início na primeira década dos anos 2000, e grandes jogadores do Brasil, vestiram a camisa do Shakhtar.

Entre os brasileiros que marcaram época na equipe, o volante Fernandinho, os meias Willian e Douglas Costa, e o centroavante Luiz Adriano, são destaques certos na história do clube ucraniano.

Grupo de pessoas posando para foto em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Shakhtar é muito forte nas competições de base da Ucrânia. Foto: Shakhtar Official

Pelo lado do Dínamo, a história da equipe é relacionada diretamente com o principal jogador da história da Ucrânia. Andriy Schevchenko. O atacante formado nas categorias de base do clube, teve uma história linda no futebol, e é o maior nome do esporte ucraniano.

Além dele, o Dínamo nos últimos anos ainda contou com alguns brasileiros, como os que estão no elenco atual, como o lateral-esquerdo Sidcley e o atacante Vitinho, ambos revelados pelo Athletico-PR.

Os jogadores que tiveram destaque no clube do Paraná, hoje tentam deslanchar no clube ucraniano, e buscam o sucesso na equipe da capital da Ucrânia. Vale ressaltar que hoje, todas as competições ucranianas estão paralisadas por conta do ataque da Rússia aos país.

Ainda sem previsão de volta da disputa dos campeonatos nacionais, a expectativa que toma conta do país é pelo fim da guerra, e a retomada da vida normal entre os ucranianos no país natal.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol da Ucrânia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que acontece no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo