Saiba a história da equipe que conquistou uma vaga em um torneio continental da UEFA

Uma das equipes formada nos últimos anos no futebol do Azerbaijão, o Zira FK tem apenas sete anos de existência. Fundado em 2014, o time da região de Baku vem acumulando boas campanhas na principal liga nacional, e figura entre as melhores colocações da tabela de classificação.

Vale ressaltar que depois do acesso da equipe à primeira divisão na temporada de 2014/15, o clube azeri não foi mais rebaixado, e se mantém na elite do futebol do Azerbaijão até a temporada atual.

Disputado por oito times, a Liga Azeri de Futebol, é a principal competição nacional, e é jogada entre os meses de agosto e maio, combinando com o calendário europeu. Os três melhores times se classificam para os playoffs iniciais das competições continentais, como a Champions League e a Europa League.

O salto imediato do clube para a primeira divisão nacional

O início arrasador do Zira nas competições nacionais, começa na segunda divisão nacional. Dono da quinta melhor campanha ao longo do torneio nacional na temporada 2014/15, o clube consegue um feito épico, que é se classificar logo em sua primeira temporada oficial.

Tais feitos surpreenderam a todos no cenário nacional, que hoje, já fazem com que o time do Zira figure entre as apostas de conquistas no Azerbaijão nos próximos anos. Naquela temporada, a Copa do Azerbaijão também teve um destaque para o time de Baku, que chegou até as quartas de final do torneio nacional.

Homens jogando futebol de campo

Descrição gerada automaticamente
Atacante do clube tenta a jogada contra adversário. Foto: Portal Ghana Sports Online

Pela segunda divisão do futebol do Azerbaijão naquela temporada, o Zira teve em 30 jogos, 63 pontos conquistados, com 19 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas. Com 61 gols marcados na competição, o ataque do time foi um dos grandes destaques nacionais.

A primeira temporada na elite é festejada até hoje

Com o atacante hondurenho Nelson Bonilla como o principal destaque no time do Zira na temporada de 2015/16 com 14 gols marcados, o time azeri alcança a segunda colocação na classificação geral do torneio do Azerbaijão.

Dono de uma campanha muito boa, o clube soma 62 pontos conquistados em 36 jogos disputados. Ao longo da trajetória no torneio nacional, o time do Zira vence 17 jogos, empate 11 partidas e perde outras oito.

Homem jogando futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Zira FK tenta lançamento em partida da equipe. Foto: America TV

O ataque que fora destaque na Série B do Azerbaijão, se manteve como um dos melhores na elite do futebol nacional. Ao todo, foram 42 gols marcados no torneio. A defesa também é destaque na temporada, com apenas 31 gols sofridos.

Nas duas temporadas seguintes, o quarto lugar é a marca da equipe

Pelas temporadas de 2016/17 e 2017/18, o clube do Zira bate na trave nas classificações para as competições europeias, terminando em ambas, na quarta colocação da tabela geral do Campeonato Azeri de Futebol.

Na primeira, a equipe teve uma temporada de 39 pontos conquistados em 28 jogos, com 10 vitórias da equipe, nove empates e nove derrotas. Ao todo, foram 29 gols marcados e 26 sofridos pelo time.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores perfilados para foto oficial. Recente clube do cenário local é um dos destaques da liga nacional. Foto: Azertac

Já na temporada seguinte, a campanha foi parecida, mas com um destaque maior para o ataque do clube, que foi uma das grandes armas do time azeri. Com 28 partidas disputadas e 44 pontos conquistados, o Zira venceu 12 jogos, empatou oito e perdeu outros oito.

O ataque com 36 gols, foi um dos melhores do torneio nacional, e a defesa sofreu apenas 30 gols no Campeonato Azeri de Futebol. Outra coincidência entre as duas temporadas, é a campanha na Copa do Azerbaijão, caindo nas quartas de final do torneio nacional.

Para 2018/19, a pior campanha da equipe no campeonato nacional

Mesmo tendo sido a pior temporada do Zira na elite do futebol nacional, não é de se lamentar o quinto lugar do torneio local. Com 28 jogos disputados e 31 pontos conquistados, a equipe bateu o seu recorde de derrotas na elite.

Com 13 derrotas, o clube foi um dos que mais perdeu entre os times do torneio nacional. Além das derrotas, o Zira acumulou oito vitórias e sete empates na competição. A defesa, que foi destaque nos anos anteriores, foi muito vazada, e sofreu 40 gols.

Para as próximas temporadas, a ideia era melhorar o time, e deixar a equipe mais próxima da conquista nacional. Porém, sem muitas mudanças na equipe, o Zira acaba terminando em quarto lugar nas temporadas de 2019/20 e 2020/21.

Na primeira, a campanha da equipe foi de 23 pontos conquistados em 20 jogos, e teve ao longo de sua trajetória seis vitórias, cinco empates e nove derrotas. Além disso, o time sofreu 37 gols e marcou 25, terminando a competição com o saldo de gols negativo em -12.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Zira tenta a jogada em partida da equipe do Azerbaijão. Foto: Azertac

Já na segunda, o clube fez uma campanha marcada pelo alto número de empates. Ao todo, em 28 jogos, foram 14 resultados iguais na competição. Com 38 pontos conquistados, a campanha do quarto lugar no torneio nacional ainda teve oito vitórias e seis derrotas.

O saldo de gols da equipe nessa edição ficou em 0, por ter feito 28 gols e sofrido a mesma quantidade. Na atual temporada, a terceira colocação no Campeonato Azeri é a marca da equipe. O Zira soma 31 pontos em 17 jogos, com nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas, e atualmente, está se classificando para os playoffs iniciais da Liga Europa.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol do Azerbaijão? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo