Um torneio amistoso no cenário alemão que tem no Bayern o maior participante: conheça a Telekom Cup!

Saiba tudo sobre essa disputa de preparação envolvendo as equipes alemãs

Disputado por quatro equipes do cenário alemão, a Telekom Cup tem na sua essência ser um torneio preparatório para os times do país bávaro para toda a temporada que os aguarda. Entre os participantes, o Bayern de Munique é o único time que esteve convidado para todas as edições do torneio.

Na primeira edição da competição, disputada em Gelsenkirchen, com a final na Veltins-Arena, em 2009, foram convidados além do Bayern, Hamburgo, Schalke 04 e Stuttgart. A edição teve como campeão o Hamburgo, que bateu na final o Stuttgart por 3 a 0.

O Bayern é o time que marca presença na competição

Um dos maiores times do continente e dono da hegemonia nacional, o Bayern de Munique é o grande adversário a ser batido nessa competição. Ao longo dos anos, históricos times montados pelo clube da capital alemã, disputaram a competição.

Vale lembrar que de 2011 até 2017, o Bayern foi a base da seleção alemã, que vence a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Com o grande time formado por jogadores como Schweinsteiger, Lahm, Kroos e tantos outros atletas de renome internacional, a equipe de Munique venceu tudo nos últimos anos.

Jogador de futebol americano

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Jogadores do time alemão comemoram conquista da Telekom Cup. Foto: Globo Esporte

Desde conquistas da Champions League no cenário continental, aos títulos da Liga e da Copa da Alemanha, o monopólio do Bayern é reafirmado em cada ano na Alemanha. Na Telekom cup, a equipe é a mais vitoriosa do torneio, com quatro conquistas da competição.

Os outros times vencedores do torneio são o Hamburgo com duas conquistas (2009 e 2015), e Borussia Dortmund (2011), Werder Bremen (2012) e Schalke 04 (2010) com um título cada.

No cenário alemão nos últimos anos, a rivalidade entre Bayern e Borussia aumenta

Mesmo com as consecutivas conquistas do time de Munique, o Borussia Dortmund tem sido a equipe que mais incomoda o Bayern nos últimos anos. Um dos grandes times alemães tem na rivalidade com a equipe da capital alemã um dos pontos de motivação na disputa entre as duas equipes.

Entre os pontos de maior tensão que envolvem as duas equipes, a transferência nos últimos anos de jogadores do Borussia para o Bayern de Munique, marcou as duas equipes. Mario Gotze e Lewandovski são dois exemplos dessa rivalidade absurda que os dois times têm.

O meia, responsável pelo gol do título da Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha, se transferiu para o Bayern de Munique na temporada 2013/14. O jogador que era considerado uma das maiores revelações da base do Borussia, saiu do time de Dortmund logo após a final da Champions League na temporada 2012/13.

A partida, por curiosidade, foi disputada entre Bayern e Borussia. Porém, outro jogador que também deixou a equipe de Dortmund, causaria um ódio maior entre os dois clubes: Robert Lewandovski.

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente
Lewandovski em sua apresentação no Bayern. Foto: ESPN

O goleador polonês, eleito recentemente em duas oportunidades o melhor jogador do mundo, se transferiu para o time do Bayern na temporada 2014/15. Outro golpe duro vivido pelos torcedores do time de Dortmund.

A grande vingança do time do Borussia foi dada dentro de campo, com a equipe vencendo a conquista de títulos nacionais em cima do Bayern. Esse período teve também, o grande embate entre dois dos maiores técnicos do mundo na atualidade: Jürgen Klopp e Pep Guardiola.

Pela Telekom Cup, as equipes nunca se cruzaram em partidas da final da competição. Porém, a rivalidade que é a maior envolvendo os times alemães, fez durante esse período, com que as torcidas de cada clube se odiassem ainda mais.

Entre as grandes surpresas do período de disputa da Telekom estão o Werder Bremen e o Hamburgo

Dois dos times mais tradicionais da Alemanha e que protagonizam um dos maiores clássicos do país tetracampeão mundial, Werder Bremen e Hamburgo já foram destaques na Telekom Cup. Entre os rivais históricos, o Hamburgo leva vantagem nos títulos da competição, com duas conquistas, contra uma do Werder.

Protagonistas do “Norddérbi” (nome dado ao jogo entre as duas equipes), os dois times têm na rivalidade histórica entre eles o grande atrativo do confronto. O Bremen leva a vantagem nos números gerais, com 39 vitórias contra 34 do Hamburgo, e 35 empates.

Jogador de futebol americano com bola na mão

Descrição gerada automaticamente
Diego em ação pelo Werder Bremen. Foto: Portal Goal

Por curiosidade, os dois times já tiveram seus momentos de auge antes do Bayern dominar o futebol alemão. As equipes eram consideradas como os dois maiores times do país, e contavam com grandes jogadores em seus elencos.

Por falar em jogadores, o Bremen tem uma história com dois meias brasileiros em especial, que jogaram muito com a camisa do time da Alemanha: Diego e Carlos Alberto. Os dois foram destaques em suas passagens pelo time do Werder Bremen.

Pelo lado do Hamburgo, um brasileiro de muito sucesso que já passou pela equipe, e deixou ótima impressão por toda a Alemanha, é Zé Roberto. O meia que encerrou sua carreira no Palmeiras, está no hall da fama do clube alemão, e é um dos ídolos da torcida.

Atualmente, as duas equipes disputam a segunda divisão nacional e brigam para retornar à elite do futebol alemão, e jogar a Bundesliga. Com diversos problemas financeiros que atrapalharam essas duas equipes nos últimos anos, agora os times buscam a recuperação para retomar as glórias do passado no cenário do futebol alemão.

Jogador de futebol com pessoas ao fundo

Descrição gerada automaticamente
Zé Roberto, ídolo do time, comemora gol com os companheiros do time do Hamburgo. Foto: Torcedores

A Telekom Cup é um torneio que desde o ano de 2019 não é disputado, por conta da falta de ajuste no calendário dos times alemães para jogarem a competição.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol alemão? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre o tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo