Se pensarmos na relação da Galícia, uma região da Espanha, com um jogo tão intimamente identificado com os Estados Unidos como o beisebol, a mente se volta para os muitos descendentes de galegos federados na área caribenha neste esporte e não para a possibilidade de uma tradição galega dele.

Quem pensa que o beisebol é oriundo dos Estados Unidos, está redondamente enganado. Na verdade, o esporte começou a ser praticado na Espanha, mais precisamente na região da Galícia.

Mas a verdade é que uma das primeiras referências europeias ao uso da bola e do bastão aparece numa obra singular da literatura galega, as “Cantigas de Santa Maria” compiladas pelo rei Alfonso X el Sabio, escrito na língua galega.

Ilustração das Cantigas de Santa Maria. (Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cantigas_de_Santa_Maria)

Uma obra do século 13 em que em uma de suas iluminuras um grupo de jogadores aparece em uma cena típica de um campus universitário ianque.

O BEISEBOL

Especificamente, existem dois grupos de jogadores e dois jogos de bola diferentes. Na margem direita, três pessoas jogam com uma bola com arremessos altos.

Uma partida de beisebol. (Foto: https://www.infoescola.com/esportes/beisebol-baseball/)

Na cena central, no entanto, dois outros personagens jogam “beisebol”, com uma bola e um bastão (arremessador e receptor).

Um arremessou e outro rebateu. Todas elas usam uma espécie de touca protetora branca na cabeça, com camisas de cores diferentes (alguns vermelhos, outros azuis) e usam sapatos brancos decorados com uma curiosa proximidade com o tênis moderno.

A cena aponta mais para uma competição do que para um momento lúdico. Pode até mostrar não dois esportes de bola diferentes, mas duas cenas de um jogo: alguns rebatendo, outros correndo para a bola voadora.

CANÇÕES DE SANTA MARIA

O manuscrito das Cantigas de Santa Maria data da segunda metade do século XIII (entre 1270 e 1282), e constitui uma das mais importantes coleções de canções monofônicas da literatura medieval ocidental.

De corte trovador, apresenta páginas iluminadas por artistas do meio galego, com muitas cenas do quotidiano. É um conjunto de 417 composições em homenagem à Virgem Maria.

Como manuscrito iluminado, quis-se ver nas Cantigas de Santa Maria a primeira “aleluia” ou história desenhada da Península Ibérica.

À criação culta da rica tradição lírica galego-portuguesa juntam-se as fontes da literatura oral, com histórias do folclore espanhol e alemão, pois Tudesca era mãe de Afonso X, Beatriz de Suabia, neta do imperador Federico Barbarossa, acrescentando ao coquetel as experiências pessoais do rei.

As cantigas trazem inúmeros instrumentos musicais e cenas de lazer em suas pinturas. Eles também permitem o estudo da infância no mundo hispânico medieval. 72 das 427 composições são dedicadas à infância, quase 20 por cento.

Se o beisebol moderno se desenvolveu nos Estados Unidos, na primeira metade do século XIX, tem antecedentes antigos.

O National Baseball Hall of Fame and Museum está localizado em Cooperstown, a pátria potencial do esporte.

Vista geral do National Baseball Hall of Fame and Museum. (Foto: https://www.facebook.com/baseballhall/)

Mas há indícios de jogos com bastão e bola desde os primórdios da civilização, com aspecto ritual (Pérsia, Egito e Grécia).

Jogos desse tipo se espalharam por toda a Europa durante a Idade Média. Os europeus os introduziram em suas colônias na América por volta do século XVI.

Em 1744, a primeira evidência impressa do "Base Ball" apareceu na Inglaterra, que foi publicada em um livro de passatempos infantis. Mas a cena galega do batedor é a referência iconográfica mais clara e mais antiga da Idade Média.

CURIOSIDADES SOBRE O BEISEBOL QUE VOCÊ NÃO CONHECE

O beisebol é um jogo de bola disputado entre duas equipes, que deve determinar qual das duas pode fazer mais pontos depois de realizar uma série de períodos que compõem a duração do jogo.

Este esporte é praticado em muitos países ao redor do mundo, mas onde é mais praticado é no Estados Unidos, Canadá, Nicarágua, Panamá, México, Venezuela, Holanda, Austrália, África do Sul, Itália e, ainda, no Japão.

Cada time é composto por nove elementos e o jogo acontece em um campo específico, que tem determinadas bases em que os jogadores devem percorrer sempre que a bola estiver no ar, pois a ideia principal é atravessar as bases até chegar à base da baliza, o que implica obtenção de um ponto para a equipe.

Apesar de não existirem fontes claras sobre sua origem, diz-se que foi na década de 1850 que o beisebol surgiu nos Estados Unidos.

PRIMEIRO LATINO FAMOSO NO BEISEBOL

No ano de 1902, o colombiano Luís Castro se tornou o primeiro latino famoso por sua participação no beisebol.

Pertencente ao time da Filadélfia, ele foi o responsável pela entrada dos latinos neste jogo.

Da mesma forma, o primeiro latino a participar de um torneio de beisebol foi Esteban Bellán, em 1871, jogando pelo time de Troy Haymakers.

O HOME RUN MAIS LONGO DA HISTÓRIA DO BEISEBOL

Foi feito por Mickey Mantle, da equipe do New York Yankees, com uma bola que percorreu cerca de 193 metros de distância. Este jogo foi realizado contra o Detroit Tigers, em 1960, no dia 10 de setembro.

UM GOLPE MORTAL

Como qualquer esporte, o beisebol pode ser muito arriscado, especialmente porque há uma bola viajando pelo campo a uma velocidade alta o suficiente para matar uma pessoa imediatamente.

A verdade é que para o ano de 1920, a única morte ocorreu devido ao impacto de uma bola recebida na cabeça. A vítima fatal foi Ray Chapman, segunda base do time de Cleveland, que foi atingido pelo arremessador Carl Mays. Ray morreu no local.

O JOGADOR MAIS VELHO

Existem muitos requisitos para jogar em qualquer time e em qualquer esporte. A maioria das práticas esportivas ativas exigirá uma faixa etária de talvez não mais de 25 anos de seus jogadores, sendo o beisebol um dos casos de maior flexibilidade entre seus jogadores.

Isso parece ser verdade, pois, no ano de 1965, Leroy “Satchel” seria o jogador mais velho do Kansas City Athletics, tendo, àquela época, cerca de 59 anos de idade.

Compartilhe esse conteudo