Conheça agora a história de um dos clubes mais tradicionais e emblemáticos da Espanha, O Valencia  Club de Fútbol.

Quando se fala em futebol espanhol rapidamente muitos amantes de futebol associam essas palavras com grandes times como o Real Madrid, Barcelona ou o Atlético de Madrid, mas você já ouviu falar na equipe que vem cada vez mais ganhando espaço no futebol mundial e conquistando fãs por todo o mundo?

A história do Valência começou no dia 18 de março de 1919, quando foi criado por um grupo de futebolistas que decidiram formar um novo clube que representasse a cidade de Valência depois da extinção do Club Valencia de Fútbol que ocorreu anos antes.

Durante a década de 1920 foi quando o time conquistou o primeiro título, quando foi disputado o Campeonato Regional o qual o time espanhol ganhou pela primeira vez em 1923.

A década de 1940 é considerada por muitos torcedores como a mais vitoriosa do Valência. a equipe nessa época conquistou seu primeiro título da Copa do Rei em 1941, derrotando o RCD Espanyol na final. Na temporada 1941-42, o clube conquistou pela primeira vez o Campeonato Espanhol. E os grandes ídolos dessa década são Epi, Mundo, Amadeo, Asensi e Gorostiza, que integravam a já mítica Dianteira Elétrica.

Elenco que jogou a temporada 1919-20 e que conquistou o primeiro título da equipe.            (Foto:Futebolizando)
Elenco que jogou a temporada 1919-20 e que conquistou o primeiro título da equipe. (Foto:Futebolizando)

E é claro que um clube tão  valente e glorioso tem sua história recheada
de diversos títulos importantes. Ao todo são somadas até o momento 6 conquistas do Campeonato Espanhol  referentes aos anos 03/04,  01/02, 70/71, 46/47,  43/44 ,  41/42.

8 conquistas da Taça da Espanha, que também é conhecida como Copa do Rei para os mais íntimos, referentes aos anos 18/19, 07/08, 98/99 , 78/79 , 66/67 , 53/54 , 48/49  e 40/41.

1 conquista da Supertaça da Espanha, 1 conquista da Taça da UEFA, 1 conquista da Taça das Taças, 1 conquista da taça Messe, 2 conquistas da Supertaça da UEFA e por fim 1 conquista da taça Intertoto da UEFA.

O clube da cidade de Valência atualmente vem de uma sequência equilibrada de partidas, com 2 vitórias e 3 empates, não tendo nenhuma derrota nas últimas partidas.

As partidas foram disputadas pelo Campeonato Espanhol e pela Copa do Rei, e como foi citado acima, são competições que os jogadores sabem bem a sensação de erguer os troféus.

Atualmente o clube espanhol se encontra na oitava colocação da tabela do Campeonato Espanhol, estando apenas um ponto atrás do gigante Barcelona, o que mostra que apesar das adversidades os jogadores fazem uma boa campanha.

E obviamente um elenco bem preparado e destemido como o do Valência precisa ter um rival à altura, sendo assim, o  seu arqui inimigo é o também espanhol Levante Villarreal e juntas as duas equipes disputam o Derbi de la Comunitat, tendo o Valência ganhado mais vezes, com suas 24 vitórias, contra as 19 vitórias do Villarreal, e de quebra ainda o Valencia conseguiu ganhar os 3 últimos embates entre os 2 times, reforçando ainda mais a sua superioridade.

Jogadores do Valencia comemoram vitória contra seu rival Villarreal na Liga Europa. (Foto: Twitter Europa League)
Jogadores do Valencia comemoram vitória contra seu rival Villarreal na Liga Europa. (Foto: Twitter Europa League)

Uma curiosidade interessante que deixa claro o tamanho dos Los Murciélagos
(Os morcegos em português) é que o clube é o quinto clube espanhol com mais títulos de competições em nível nacional (15) e o quarto com mais títulos internacionais (7), atrás apenas do Real Madrid, Barcelona e Atlético.

E como se não bastasse, os morcegos ainda faziam parte do grupo dos times mais importantes da Europa, o extinto G-14.

Atualmente o clube espanhol passa por um momento delicado, pois como observado acima história e tradição nunca foram problemas para a equipe, mas o presente cenário exige bem mais do que isso para contornar tal situação, pois como Valência passa por uma grave crise financeira, que afetou obviamente o clube em vários aspectos como a falta de dinheiro para pagar os jogadores por exemplo, a falta de verba para a conclusão do novo estádio, entre diversos outros problemas.  As complicações começaram a aparecer após a compra do clube em 2014 por Peter Lim.

Mas, apesar dos percalços, o elenco do time segue otimista e com boas energias para conquistarem novos títulos futuramente e para que assim o respeitoso morcego possa se reerguer para um recomeço extraordinário.

A equipe tem como berço o estádio de Mestalla, sendo ele um dos mais antigos da Espanha e foi inaugurado oficialmente no dia 20 de maio de 1923 com um amistoso entre Valencia e Levante , e em 1925 ele recebeu pela primeira vez uma partida da seleção espanhola. O gigante estádio tem capacidade para cerca de 55.000 espectadores, o que é um número bastante alto.

Estádio Mestalla lotado em dia de jogo                                                    (Foto: Estádios.net)
Estádio Mestalla lotado em dia de jogo (Foto: Estádios.net)

Ao longo de sua história o clube teve a honrosa passagem de vários craques futebolísticos como o lendário David Villa que já jogou em times como o Barcelona, Atlético de Madrid e até pela seleção espanhola de futebol, que é considerada por muitos uma das melhores do mundo e uma das favoritas para a próxima Copa, e obviamente ele conquistou vários títulos com a camisa do time espanhol.

Outro jogador importante para os torcedores é o grande atacante argentino Mario Kempes, que é visto por muitos o melhor jogador da história do Valência, pois marcou a sua época anotando 146 gols em 184 jogos, divididos nas duas passagens que teve pelo time espanhol.

E por fim o atacante Edmundo Suárez que foi nada mais e nada menos que o maior artilheiro da história do time espanhol que terminou sua carreira com 269 gols pela equipe. o jogador conhecido como “Mundo” foi tricampeão espanhol em 42 , 44 e 47, sendo o artilheiro das duas primeiras conquistas, além de também erguer duas Copas da Espanha em 41 e 49 em sua trajetória.

Será que o Valência irá conseguir sair dessa situação rapidamente?
Será que com a chegada de reforços o destemido clube irá se reerguer?
Fique por dentro de tudo que acontece no futebol mundial acompanhando o Bets!!
Compartilhe esse conteudo