Um dos treinadores de Makhachev, Javier Mendez acredita que seu pupilo vai conquistar o cinturão dos leves. E uma vez feito isso, o campeão dos penas Alexander Volkanovski é o próximo.
Makhachev finalmente consegue a chance pelo título ao enfrentar Charles Oliveira na luta principal do UFC 280. Na preparação para a luta, Makhachev enfrentou uma série de dúvidas entre a elite dos leves, dizendo que ele ainda não se provou contra os melhores. O próprio Oliveira chegou a dizer que já lutou contra adversário mais duros e seu treinador argumentou que a maior força de Makhachev, sua luta livre, não será boa o suficiente para derrubar Oliveira . Mas para Mendez, treinador de Makhachev, tudo isso é apenas barulho. Na noite da luta, ele espera que Makhachev domine da mesma forma que fez com seus 10 adversários anteriores.
“Bem, antes de tudo, ele vai derrubá-lo”, disse Mendez à Submission Radio. “É apenas uma questão de quando, mas ele vai derrubá-lo, e Charles não vai conseguir ficar de pé. Se o Islam não quiser ficar de pé, ele não vai, ele será derrubado. Ele é o segundo depois de Khabib em ser capaz de derrubar as pessoas, e ele vai cair. Charles vai cair. Charles não é conhecido por ser um lutador de coração. Além disso, lembre-se de que Charles tem um jogo de jiu-jitsu tão fenomenal. No MMA, no jiu-jitsu puro, ele provavelmente tem o melhor jogo na divisão dos leves. Então, por que ele teria medo de ir para o chão? Ele não tem. Ele quer se testar lá com o Islam. E por todos os meios, estamos bem com isso também.
“Ele quer fazer uma luta em pé? OK, vamos lá. Indo para o chão? OK, vamos lá. Então, vamos ver quem pode dominar onde quando chegar a hora. Mas estamos preparados para dominar na trocação, estamos preparados para dominar no chão. E eles também estão. Eles estão bem preparados. Ele é um campeão por uma razão.”
Makhachev é o sucessor escolhido a dedo do ex-campeão dos leves Khabib Nurmagomedov, que deixou o título vago sem nunca ter perdido uma luta. Como tal, as expectativas sobre Makhachev são altas, mas de acordo com Mendez, elas são assim por um motivo. Parte de sua confiança em Makhachev indo para a luta pelo título dos leves é o que ele viu nos treinos. E assim, no UFC 280, ele espera que Makhachev mostre ao mundo o que ele e Khabib já sabem.
“Em toda a história, desde 2012, desde que Khabib está fazendo sparring comigo na frente dos meus olhos, nunca houve ninguém que tenha levado um round dele. Ninguém nunca ganhou uma sessão de sparring. Nunca uma sessão de sparring com Khabib. Exceto um homem. Islam”, disse Mendez. “Ele é o único que ganhou rounds de Khabib. Nunca ganhou uma sessão, mas ganhou rodadas. E eu nunca vi isso.
“Então, obviamente, quando Khabib fala sobre o próximo herdeiro, ele não está dizendo algo que está tentando inventar e fazer as pessoas acreditarem. Ele sabe, como eu sei, quão bom é o seu Islã. É por isso que ele está tão confiante no que está dizendo. Khabib não é conhecido por dizer algo que não quer dizer. E ele quer dizer isso, eu quero dizer isso. E agora é hora de o Islã ir lá e brilhar e deixar todo mundo saber o que Khabib já sabe e eu sei, que ele é o melhor agora. Ele é o melhor. E temos que provar isso e vamos provar.”