O UFC 282 acontece neste sábado na T-Mobile Arena em Las Vegas, e a estrada aqui tem sido caótica. Originalmente, o evento pay-per-view final de 2022 deveria ser encabeçado por uma revanche pelo título dos meio-pesados da presumível “Luta do Ano” entre Jiri Prochazka e Glover Teixeira. Mas, há duas semanas, tudo deu errado quando Prochazka machucou o ombro, forçando-o a desistir da luta. Dada a gravidade da lesão, Prochazka optou por abrir mão do título enquanto se recupera , e o UFC tentou fazer Teixeira enfrentar Magomed Ankalaevpelo cinturão vago. Mas o ex-campeão se recusou a aceitar a mudança de oponente em cima da hora e, em vez disso, o evento co-principal planejado anteriormente entre Ankalaev e Jan Blachowicz caiu no primeiro lugar com o título vago em jogo.
Então, com toda a anarquia que aconteceu, vamos dar uma olhada no que cada homem precisa fazer para vencer este confronto marcante e, finalmente, o que acontecerá na noite da luta.
Jan Blachowicz pode absolutamente vencer esta luta.
Antes de ganhar o título dos meio-pesados, Blachowicz era um dos lutadores mais subestimados do esporte. Ele é um kickboxer forte com bom poder (embora um pouco exagerado), e um wrestling sólido e jogo de chão. Isso o torna difícil para qualquer um, incluindo Ankalaev. Mas, além disso, ele tem algumas vantagens estilísticas nessa luta que pode explorar.
O primeiro para Blachowicz é seu jogo de chute. O ex-campeão meio-pesado rebatizou-se com o "Legendary Polish Power", e embora ele tenha mãos pesadas, são seus chutes que são seu verdadeiro cartão de visitas. Ele tem um chute forte no corpo e bons chutes baixos (ele também é um dos melhores defensores de chutes do esporte, pergunte a Israel Adesanya) e Ankalaev mostrou uma clara fraqueza na defesa de ambos. Em sua carreira no UFC, os oponentes acertaram 87% de seus chutes baixos, e Volkan Oezdemir teve muito sucesso cortando a perna de Ankalaev. Blachowicz pode fazer o mesmo e muito, muito pior. Ankalaev parecia um pouco melhor nesta categoria contra Anthony Smith , mas antes de mais nada, Blachowicz precisa testar isso e ver o que é o quê.
Mais importante, porém, Blachowicz deve se concentrar em sua responsabilidade defensiva. Ankalaev luta em um ritmo bastante medido, mas quando ele lança, é rápido e poderoso e certamente pode colocar Blachowicz em apuros. Isso é perigoso, porque Blachowicz tem o hábito de perder a trama defensivamente quando está lançando combinações. Teixeira acertou em uma combinação que o colocou de patins antes do final. Thiago Santos acertou o chão com um gancho de esquerda enquanto ele avançava, jogando as mãos sem nenhuma aparência de defesa. Se ele fizer o mesmo contra Ankalaev, é boa noite.
Isso não quer dizer que Blachowicz não deva funcionar em combinação. A defesa de Ankalaev é amplamente baseada em manter seu alcance preferido, bloqueando ataques únicos e respondendo ao fogo com ganchos de verificação e contra-ataques. Trabalhar nessa distância com segurança e sobrecarregar os gatilhos defensivos preferidos de Ankalaev é a melhor maneira de Blachowicz acertar os chutes fortes que deseja. Ele só tem que fazer isso sem colocar o queixo em uma bandeja.