Em 2020, a França regulamentou o MMA e desde então o Bellator já realizou duas edições no país. Agora é a vez do UFC, que planeja realizar um grande evento em Paris no próximo dia 3 de setembro.
Após muitos anos de espera, o Ultimate vai promover um evento em Paris, na tradicional Accor Arena. Na última sexta-feira, a organização fez o anúncio oficial em seu site e confirmou em seu calendário o show na capital francesa.
Até 2020, as lutas de MMA eram proibidas de serem realizadas no país e foi essa razão que o UFC não conseguiu realizar um card sequer. Foi necessário o reconhecimento formal do MMA pelo Ministério do Esporte da França.
Além disso, a Autoridade Francesa de Transmissão (ARCOM, na sigla em francês) autorizou a transmissão das lutas e a Autoridade Nacional de Jogos (ANJ) permitiu as apostas nas lutas.
Assim que todas essas regulamentações passaram a valer, o Bellator não perdeu tempo e fez seu primeiro evento em Paris. Na ocasião, Cheick Kongo enfrentou Timothy Johnson no main-event. Dois anos depois, visto a pandemia, o UFC também desembarca na capital francesa.
Apesar de toda a badalação em relação ao evento, ainda não há um card ou mesmo qualquer luta anunciada.
A mídia especializada acredita que o francês Ciryl Gane deve enfrentar o australiano Tai Tuivasa na luta principal do card. Também especula-se o embate entre o neozelandês Robert Whittaker contra o italiano Marvin Vettori.
O presidente do UFC, Dana White, se pronunciou sobre o evento: “Nós estivemos trabalhando para chegar à França por quase uma década e agora nós estamos chegando! Estou muito empolgado para promover nosso primeiro evento em Paris, em setembro. Será uma incrível noite de lutas e um evento épico e histórico para fãs e atletas”, ressaltou.
Expectativa de sucesso de público
A estreia do UFC na França demonstra o esforço de quase dez anos da organização para o reconhecimento oficial do MMA pelas autoridades francesas.
Nos próximos dias, a organização vai continuar o trabalho junto a Federação Francesa de Boxe e a Federação Francesa de Artes Marciais Mistas para promover o MMA como esporte no país.
O MMA se tornou cada vez mais popular na França nos últimos anos, mesmo sem grandes eventos. Estimativas mostram que existem cerca de 3,8 milhões de fãs do UFC no país. Nas redes sociais, os franceses são o segundo povo que mais seguem a marca na Europa, o que demonstra uma grande demanda pelo esporte.
Os ingressos começam a ser vendidos a partir de 24 de junho pela Accor Arena e pelo Ticketmaster. Assinantes do Fight Club podem adquirir suas entradas a partir de 22 de junho.