Islam Makhachev chegou e, dependendo a quem você perguntar, ele esteve lá o tempo todo.
“Lá” é o primeiro lugar no ranking dos pesos-leve no MMA Fighting Global Rankings, uma divisão amplamente considerada e a mais profunda em todo o MMA. Makhachev derrotou Charles Oliveira para conquistar o ouro do UFC no evento principal do UFC 280 no último sábado (23), e com relação a “Do Bronx” e sua incrível disputa pelo título (sim, a luta de Justin Gaethje conta), Makhachev fez parecer fácil.
Mesmo sendo o favorito nas casas de aposta, muitos ainda achavam que Charles Oliveira sairia vitorioso do confronto. Mas o que se viu dentro o octágono foi um domínio completo do russo, confirmando seu favoritismo para a maioria e levando o cinturão dos leves para casa. E o seu reinado deve ser longo, pois no momento os principais comentaristas de luta ao redor do globo não conseguem enxergar alguém que tenha capacidade técnica e pujança física para tirar o reinado de Islam Makhachev. Não deve ser surpresa, então, que após seu desempenho fenomenal e subsequente coroação, Makhachev seja uma unânimidade.
E ele poderia estar lá por um longo tempo.
Mesmo no mundo imprevisível do MMA, parece que Makhachev tem o conjunto de habilidades e mentalidade para despachar de forma confiável qualquer desafiante ao seu trono. As comparações com seu amigo e mentor Khabib Nurmagomedov sempre seguiram Makhachev, mas ele as usou com orgulho, e não é difícil entender o porquê: como Nurmagomedov, Makhachev está prestes a seguir uma sequência invicta por muito tempo.
Parece engraçado agora pensar que havia uma dúvida se o currículo de Makhachev era digno de uma disputa de título, com os críticos observando que ele não precisava passar por nenhum oponente de alto nível para marcar uma luta com Oliveira. Embora seu triunfo no UFC 280 não resolva necessariamente essa questão, agora ele tem a chance de responder como o atual campeão.
Quanto tempo durará a corrida de Makhachev? A tentação de perseguir um segundo título nos meio-médios irá distraí-lo de construir um legado eterno de peso leve? Ou existe um concorrente pronto para acabar com a corrida antes mesmo de começar? Ou, como Nurmagomedov, ele vai cavalgar para o pôr do sol com ouro ainda na cintura?