A dona da casa e anfitriã, a seleção feminina de futebol da Inglaterra, conquistou hoje uma das suas maiores realizações, levando o 1º título de campeã em toda a sua história.
As jogadoras inglesas conseguiram desbancar a seleção da Alemanha, no jogo de hoje, que terminou em 2x1, e com o gol da vitória marcado na prorrogação, aos 110 minutos de jogo pela atacante inglesa, Chloe Kelly.
Em um jogo bastante acirrado, o que se viu dentro de campo foi um verdadeiro espetáculo, com ambas as equipes lutando muito pela vitória.
A Inglaterra, apesar da sua inexperiência em campeonatos desse porte, mandou muito bem no jogo e soube usar com perfeição seus esquemas táticos e soube aproveitar bem as oportunidades no contra-ataque.
A seleção feminina inglesa havia participado em torneios europeus somente em três ocasiões, que foram durante os anos de 1984, 2009 e 2022. Muito diferente das Alemãs, que foram obrigadas a aceitar a posição de vice-campeãs, depois de terem conquistado 8 vitórias em campeonatos, em um total de 13 edições.
A Inglaterra começou abrindo o placar em 1x0, com o primeiro gol da meio campista inglesa Ella Toone, aos 17 minutos de jogo no 2º tempo.
Apesar da seleção Alemã ter entrado em campo com muita determinação e garra no início do 2º tempo, mostrando até mesmo uma superioridade em seu futebol, uma atitude inteligente adotada pelas inglesas acabou aumentando suas chances de vitória.
A treinadora da Inglaterra, Sarina Wiegman, resolveu fazer uma alteração de última hora, e de forma muito inteligente colocou a meio campista Ella Toone para fazer uma intermediária com grande velocidade no meio da zaga. Ela então, vendo a saída da goleira alemã, aproveitou a oportunidade e tocou por cima da goleira Merle Frohms, abrindo o placar.
O gol de Toone aumentou a adrenalina em campo, e obrigou as alemãs a acelerar mais o passo. Ficou muito evidente durante o início do 2º tempo, o aumento no rendimento e no potencial de jogo das alemãs, dentro de campo.
Por isso, logo depois, a Alemanha igualou o placar em 1x1, com um gol da meio campista Lina Magull, que marcou aos 34 minutos. Mas quando estava praticamente acabado aquele jogo, Chloe Kelly conseguiu garantir o gol da vitória, fechando o placar em 2x1, no tempo da prorrogação.
Esta vitória incrível das jogadoras inglesas pela Euro Copa 2022 serviu para quebrar um período de jejum da seleção da Inglaterra, tanto masculina quanto feminina.
Os ingleses foram os grandes campeões na Copa do Mundo FIFA pelo futebol masculino, em 1966, pela última vez, quando derrotaram a Alemanha naquele ano, e por coincidência, também nos últimos minutos da prorrogação.
No jogo de hoje, a Alemanha teve uma baixa muito importante, que foi a ausência da atacante e artilheira Alexandra Popp, que acabou ficando de fora desse jogo, por ter apresentado dores em sua coxa esquerda. Popp já estava com 6 gols marcados nesse campeonato.
Recentemente em 2021, o futebol masculino da Inglaterra quase venceu novamente, pelos jogos da Eurocopa, quando chegaram a disputar a final contra a Itália, mas perderam nas cobranças de pênaltis.
Essa vitória de hoje conquistada pelas jogadoras inglesas, no Estádio de Wembley, marca com certeza o início de uma nova era de novas conquistas e realizações para essas atletas tão guerreiras.
O Estádio Wembley, por sinal, viveu hoje um grande recorde de público, com mais de 87.200 torcedores vibrando e fazendo “tremer as bases” do estádio.