Futbolen klub Pirin, também conhecido como Pirin Blagoevgrad, é um time de futebol búlgaro com sede em Blagoevgrad. Atualmente, disputa a Primeira Liga, que corresponde à primeira divisão do futebol da Bulgária.

Pirin.jpg
Esquadrão do Pirin. Pirin FC.

O clube foi fundado no ano de 2008, depois de uma fusão entre dois times de Blagoevgrad, o Pirin 1922 e o PFC Pirin Blagoevgrad. Por decisão judicial oficial no fim daquele ano, o time foi declarado como um sucessor histórico dos registros do antigo FC Pirin, fundado em 1922.

Em 2011, depois da falência da entidade, que representava o time de futebol, o departamento de futebol do Pirin sofreu uma nova fusão com o Perun Kresna, para se tornar o OFC Pirin.

Perun Kresna.jpg
Time do Perun Kresna, que viria a se fundir com o Pirin e se tornar o OFC Pirin. Foto: Facebook/Perun Kresna.

O nome de Pirin Blagoevgrad vem de Pirin, que é uma cordilheira no sudoeste da Bulgária. A casa do time é o Stadion Hristo Botev, em Blagoevgrad, com capacidade para um público de 7.500 espectadores. O apelido de Pirin é Orletata (As Águias) e as cores do uniforme são a verde e a branca.

Estádio Hristo Botev.jpg
Estádio Hristo Botev, onde o Pirin manda seus jogos. Foto: Stadium.

Até o presente momento, o time contabiliza quatro finais de copas nacionais e, mais notavelmente, é elogiado com frequência pelo desenvolvimento de jogadores de futebol, visto que muitos jogadores de futebol búlgaros foram criados pela academia de juniores de Pirin.

Entre esses jogadores estão os medalhistas de bronze da Copa do Mundo da FIFA de 1994, Petar Mihtarski e Ivaylo Andonov, assim como o ex-atacante do Manchester United Dimitar Berbatov, que conquistou dois títulos da Premier League e foi o artilheiro da Premier League de 2010-2011.

O Pirin tem uma forte rivalidade regional com o Marek Dupnitsa, já que os dois times estão entre os mais bem-sucedidos do sudoeste da Bulgária.

HISTÓRIA

Um dos antecessores do FC Pirin Blagoevgrad, o FC Pirin, foi fundado no ano de 1922. O FC Pirin disputou mais de 20 temporadas na primeira divisão e participou duas vezes de competições europeias de futebol, tendo uma participação na Taça Uefa.

A primeira participação do clube nos torneios da Uefa não foi nada proveitosa. Em 1985, o Pirin enfrentou o então campeão sueco Hammarby IF. A primeira partida em Blagoevgrad acabou com uma derrota por 3 a 1.

O segundo jogo, na Suécia, também foi desastroso para o Pirin, pois o time acabou sendo derrotado por 4 a 0 e ficou fora das competições europeias.

A melhor temporada do Pirin na primeira divisão búlgara foi em 1984-1985, quando terminou em 5º lugar no fim da temporada.

O clube ainda foi três vezes vice-campeão da Copa da Bulgária. Além disso, a academia de jovens de Pirin é considerada como sendo uma das melhores desenvolvedoras de jogadores jovens e desconhecidos na Bulgária.

Entre os jogadores famosos do time estão Spas Delev, Petar Mihtarski, Dimitar Berbatov, Ivan Tsvetkov, Vladislav Zlatinov, Ivaylo Andonov e Petar Zlatinov.

Petar Zlatinov.jpg
Um dos maiores craques do Pirin, Petar Zlatinov. Foto: playmakerstats

No dia 18 de agosto de 2006, depois de não conseguir pagar algumas dívidas e sem conseguir esclarecer indícios de corrupção, o Pirin foi expulso da A PFG, tendo os resultados da equipe para a temporada anulados. O time foi rebaixado para a Búlgara South-West V AFG.

Entretanto, depois de dois anos, o Pirin venceu o South-West V AFG e o time voltou para a temporada seguinte do Western B PFG.

UNIFICAÇÃO

Em dezembro de 2008, o Pirin, que disputava o Western B PFG, foi fundido com o PFC Pirin Blagoevgrad, (ex-FC Makedonska Slava), que atuava no A PFG depois de uma forte pressão por parte dos torcedores da cidade.

O novo time recebeu o nome de FC Pirin Blagoevgrad e não demorou a ser proclamado como detentor dos recordes do antigo FC Pirin, que disputou mais de 20 temporadas na primeira divisão.

O lugar do West B PFG do FC Pirin foi ocupado pelo FC Bansko. Assim sendo, Nikolay Galchev nomeou Petar Mihtarski como dirigente do time. Alguns meses depois, sob a gestão de Naci Şensoy, o sucesso continuava e o Pirin obteve a classificação para a final da Copa da Bulgária, eliminando, depois, o CSKA Sofia e o Levski Sofia.

No jogo final, disputado no Estádio Georgi Asparuhov, em Sofia, o Pirin foi eliminado depois de perder por 3 a 0 do Litex Lovech.

OFK PIRINA

No começo da temporada 2011-2012, o Pirin Blagoevgrad não conseguiu obter uma licença profissional para disputar o Grupo A. Porém, devido às dificuldades financeiras, o time também foi impedido de participar do South-West V AFG.

Tempos depois, ainda naquele ano, o Pirin conseguiu a licença do Perun Kresna. O time encerrou a temporada 2011-2012 como Perun, mas para a temporada 2012-2013 o time foi rebatizado como Obshtinski futbolen klub Pirin, que significa Pirin Minicipal Football Club, já que o clube era de propriedade do município de Blagoevgrad.

No ano de 2015, o Pirin conseguiu acesso ao Grupo A depois de ficar ausente por quatro anos do futebol da primeira divisão. O time foi rebaixado do Grupo A após a temporada 2017-2018.

No dia 11 de junho de 2019, o OFK Pirin conseguiu um contrato de patrocínio de um ano e uma parceria de publicidade com a empresa de investimentos Emirates Wealth EAD.

Em julho, o município de Blagoevgrad aprovou um plano de negócios da empresa discutindo o desenvolvimento futuro do time, em particular a parceria entre os dois lados, fases de aquisição de gestão participativa, esquemas de investimento, finanças e objetivos do time.

O plano fez com que a Emirates Wealth EAD se tornasse acionista majoritária, já que adquiriu 75% das ações do OFK Pirin; os 25% restantes são de propriedade do município de Blagoevgrad.

Parte da obtenção de gestão participativa gerou a criação de uma nova associação, uma sociedade anônima chamada Futbolen klub Pirin AD, que significa Pirin Football Club.

CORES E EMBLEMA

Nos dias de hoje, o uniforme principal do Pirin é verde e o uniforme visitante é branco. Várias combinações de verde e branco foram utilizadas ao longo da história do time.

Querido leitor, curtiu este post? Comente abaixo, OK?

Compartilhe esse conteudo