O FC Montana, comumente apelidado de “A Glória” pelos próprios cidadãos búlgaros, possui sua sede localizada na cidade de Montana, na Bulgária, próxima do Rio Danúbio.

A cidade possui, desde a Idade Média, um desenvolvimento e urbanização com características predominantemente romanas e conta também com um clima temperado continental com invernos frios e verões quentes.

A própria cidade de Montana buscou, no ano de 1921, formar organizações esportivas voluntárias em sua base departamental, o que, mais tarde, formou o Septemvriyska Slava, um dos primeiros nomes do FC Montana.

Brasão. Business Europe. https://business-europe.bg/en/the-pride-of-montana---pfc-montana-1921-43343

Durante o esforço para se tornar um top time búlgaro, o FC Montana alcançou a primeira divisão da Bulgária na temporada de 1994 a 1995, onde permaneceu por três anos consecutivos.

O time conseguiu chegar à final da atual Copa da Liga da Bulgária na temporada de 1995 a 1996 e permanecendo em 9º lugar.

O clube passou por muito esforço para se manter na primeira divisão durante muitos momentos tendo, desde o início de sua história, permanecido por mais tempo na segunda divisão.

Se você é fã de futebol e se interessa por times pouco conhecidos e de outras nacionalidades, continue lendo e você irá descobrir muito mais sobre o FC Montana, time búlgaro de futebol, que atualmente está na 2ª Linha Búlgara.

A História do FC Montana, “A Glória”

O clube foi fundado no ano de 1921 após a união de alguns clubes esportivos da cidade de Montana, por estímulo da própria cidade à formação de organizações esportivas voluntárias em sua base departamental.

Esse fato mais tarde levou a junção de diversos times amadores em um único time.

Desde então, os jogos acontecem no estádio de Ogosta, que possui capacidade para até 8.000 espectadores, com distribuição dos assentos em arquibancadas opostas.

Entretanto, em um jogo entre os times FC Montana e CSKA Sofia, houve recorde de espectadores com um total de 11.500 pessoas. O nome dado ao estádio do time provém do rio Ogosta, que passa pela cidade.

As junções dos times locais originaram, inicialmente, o time Septemvri, um dos primeiros nomes do atual FC Montana, que desde 1953 jogou suas primeiras três temporadas no Grupo B e, mais tarde em 1957, foram unidos ao SFS Septemvriyska Slava, utilizando este nome no período de 1957 a 1990.

Foi em 1962 que o time permaneceu em sua melhor classificação para a época.

De 2004 a 2011, após cerca de sete anos em uma classificação não muito satisfatória, o time entrou com Ivan Marinov como novo gerente e também contando com um apoio financeiro do prefeito da cidade de Montana.

E assim, atingiu a primeira divisão para a temporada seguinte com o sucesso de dezenove gols do artilheiro Ventsislav Ivanov.

Elenco do time. Business Europe. https://business-europe.bg/en/the-pride-of-montana---pfc-montana-1921-43343

As boas partidas do time, com vitória de 6-0, começaram na mesma temporada em que o Montana chegou à final da Copa da Bulgária, entretanto, o time terminou a copa em 9º lugar, perdendo os dois playoffs, e estabilizou-se por 3 anos na segunda divisão.

Apesar das derrotas nos playoffs anteriores, após 3 anos lutando pela promoção, o time conseguiu finalizar a temporada de 2019 a 2020 na classificação de 3º lugar da segunda divisão da temporada seguinte.

A derrota do time Dunav Ruse por 4-1 fez com que o Montana novamente retornasse à Primeira Liga, após essa longa espera.

Entretanto, o retorno ficou um pouco conturbado com dois empates: um com o time Arda Kardzhali e outro empate com o FC Tsarko Selo, porém finalizou com a vitória contra o time Etar Veliko Tarnovo, quando ganhou de 1-0.

Desde o ano de 2021 até então, o FC Montana permaneceu sob nova gerência, um australiano com etnia fora do Reino Unido (Jack), que promoveu o time para a Primeira Liga e sucedeu diversas vitórias com classificações nas ligas europeias.

O FC Montana também conta com uma equipe bem estruturada. Seu analista de dados russo, Setup, é um dos melhores que o mundo das bolas do futebol já viu e seu gerente assistente, Hrafnin da Escandinávia, estudou com o novo gerente, Jack, em Harvard.

Jogadores em uma partida. Sports world ghana. https://sportsworldghana.com/ghanaian-forward-nasiru-mohammed-on-cloud-nine-after-levski-sofia-2-0-win-over-montana/

Desde então, o time passou por nove temporadas na Primeira Linha Búlgara e, apesar disso, muitos rivais búlgaros acusam o time de financiar o sucesso de forma injusta, com suspeitas de investimento de outros esportistas.

Essas suspeitas sucederam-se por diversas investigações com comprovações de que as especulações estavam erradas.

Assim como todo time tem seu rival, o principal rival do FC Montana é um time de uma cidade vizinha, o Botev Vratsa, um clube de futebol municipal que compete na Primeira Liga. Juntos, ambos os times formam o “Northwestern Derby” local.

Atualmente, o time ocupa a classificação de 3º lugar da Segunda Liga do futebol búlgaro, após a temporada de 2019-2020, a 38ª edição do torneio anual eliminatório.

A Composição do time principal

O time possui ao todo 21 jogadores, provenientes dos países Bulgária (57,1%), França (14,3%), Bélgica (14,3%) e Curaçao (14,3%).

Seu treinador, Stoycho Stoev é búlgaro e garante que os atletas se mantenham em alto rendimento e sempre preparados para os jogos e campeonatos.

Ao todo, o time passou por 25 jogos, com um total de 12 vitórias (48%), 6 empates (24%) e 7 derrotas (28%).

Vale a pena ressaltar também que o time tem suas cores tradicionais do brasão sendo azul, branco e vermelho e o uniforme predominantemente azul e branco.

Jogadores durante jogo. Archy worldys. https://www.archyworldys.com/montana-ludogorets-0-5-development-of-the-match-by-minutes/

Veja abaixo a lista atual de jogadores.

Goleiros:

  • Petar Petrov
  • Martin Petkov

Defensores:

  • Dimitar Burov
  • Vladimir Aytov
  • Stefan Tsonkov
  • Aleksandar Bashliev
  • Ivan Mihov
  • Stoyan Predev
  • Daniel Stoyanov
  • Georgi Zamfirov
  • Aleks Todorov

Meias:

  • Foudil Bouchentouf
  • Yordan Yordanov
  • Stefan Kamenov
  • Viktor Stoykov

Atacantes:

  • Sergey Georgiev
  • Borislav Damyanov
  • Liandro Martis
  • Mehdi Ouamri
  • Rumen Georgiev
  • Vladislav Tsekov









Compartilhe esse conteudo