Tudo sobre o Boston Bruins

Jonnathaz Delmondes
Jonnathaz Delmondes,
5 em minutos de leitura
Tudo sobre o Boston Bruins

Membro do “The Original Six”, o Boston Bruins com certeza é uma das grandes franquias da NHL. Os Bruins desde sua fundação impressionaram com suas participações e recordes, revelando grandes astros que serão sempre lembrados na história do Hóquei.

História

Charles Adams, empresário no ramo de supermercados em Boston, se apaixonou pelo Hóquei ao assistir as finais da Stanley Cup em 1924. Logo teve a ideia de abrir uma franquia nos Estados Unidos e convocou Art Ross, que foi um grande jogador, para ser o gerente geral.

Em busca de um nome para o time, Ross escolheu “Bruins”, nome folclórico dado para os ursos marrons, e as cores marrom e amarelo, vieram da rede de supermercados First National Stores, de Charles Adams.

Estreando em 1° de Dezembro de 1924, os Bruins enfrentaram o Montreal Maroons no Boston Arena. Smokey Harris foi o autor do primeiro gol para os Bruins que venceram por 2x1 e este foi o ponto mais importante do time na temporada.

Por não ser páreo para os demais times da NHL, os Bruins ficaram à deriva e com um péssimo recorde, terminaram em último lugar em sua primeira temporada.

Enquanto o time se estabelecia entre as temporadas, Ross contratou vários jogadores com a extinção da WHL e também de outros times da NHL. Em 1927, os Bruins passaram pelos Playoffs e perderam para o Ottawa Senators na primeira final da Stanley Cup disputada somente por times exclusivos da NHL.

Dois anos se passaram e os Bruins conquistaram seu primeiro título da Stanley Cup ao vencerem o New York Rangers, destacando os jogadores Harry Oliver, Dit Clapper, Dutch Gainor e o goleiro Tiny Thompson.

Vencendo 38 de 44 jogos na temporada de 1929/30, os Bruins só foram parados nas finais, onde o Montreal Canadiens foi o Campeão da Copa. Os Bruins mantiveram uma excelente participação liderando a classificação por 5 vezes na mesma década. E em 1939, os Bruins conquistaram seu segundo título da Stanley Cup vencendo o Toronto Maple Leafs.

Os Bruins estavam implacáveis e perderam somente 8 jogos terminando em 1° lugar a temporada regular de 1940/41. Resultado que levou os Bruins para mais um título da Stanley Cup contra o Detroit Red Wings.

cut (2).jpg
Os Bruins celebrando seu 3° título da Stanley Cup. Créditos: https://www.nhl.com/ 

Após a Segunda Guerra Mundial, vários jogadores haviam voltado para Boston após terem sido soldados. Dit Clapper comandou os Bruins para mais uma final da Stanley Cup de 1945/46, mas o vencedor foi os Canadiens. Nas 3 temporadas seguintes os Bruins foram eliminados na primeira rodada dos Playoffs.

Enfrentando problemas financeiros nos anos 50, o atual presidente e filho de Charles Adams, Weston Adams, aceitou a venda da franquia para Walter Brown que era proprietário do Boston Celtics. Nos anos 50, os Bruins tiveram alguns bons resultados, chegando as finais da Stanley Cup em 1953, 1957 e 1958 sendo derrotados pelo Montreal Canadiens nessas edições.

Em 1964, a franquia volta para Weston Adams após a morte de Walter Brown. Adams decidiu reconstruir o time e contratou a futura estrela, Bobby Orr que foi importante para os Bruins se firmarem por 29 anos consecutivos nos Playoffs.

Jovens reforços como Phil Esposito, Ken Hodge e Fred Stanfield ao lado de outras estrelas como os atacantes John McKenzie e Derek Sanderson, formaram um dos principais times da NHL também conhecido como “Big Bad Bruins” no final dos anos 60 até os anos 80.

O Big Bad Bruins vinha com tudo na temporada 1969/70 quando quebraram o regime de 29 anos desde seu último título da Stanley Cup. A equipe atropelou o St. Louis Blues vencendo 4 jogos e Bobby Orr marcou o gol da vitória na prorrogação, tal gol virou a foto mais famosa da história do Hóquei, e os Bruins conquistaram seu 4° título na Stanley Cup. A superestrela Bobby Orr, faturou 4 prêmios na mesma temporada.

cut (1).jpg
Bobby Orr e “The Goal”, a foto mais famosa da história do Hóquei. Créditos: https://www.nhl.com/ 

Na década de 70, os Bruins não se cansavam e continuavam a quebrar mais e mais recordes, sendo eles: recorde de pontuação ofensiva, recorde de vitórias na temporada, 7 dos 10 maiores artilheiros da Liga e recorde de gols marcados por 1 jogador. Mesmo com esse sucesso, os Bruins tropeçaram nas quartas de final contra o Canadiens em uma série de 7 jogos.

Os Bruins não brilharam tanto na temporada regular de 1971/72, mas conseguiram a classificação para mais uma final da Stanley Cup. Exposito e Orr tiveram grande destaque contra os Rangers na série de 6 jogos onde os Bruins venceram 4 e conquistaram o 5° título da Copa.

Durante a temporada de 1972/73, a franquia foi novamente vendida, dessa vez para Storer Broadcasting. Os Bruins tiveram um fim antecipado ao serem derrotados pelos Rangers na primeira rodada dos Playoffs.

No ano seguinte, quebrando mais recordes, finalizaram a temporada regular em 1° lugar, Exposito, Orr e Hodge foram os artilheiros com 100 pontos cada. Nas finais de 74, os Bruins perderam a Stanley Cup de virada em uma série de 4 jogos para os Flyers.

Os Bruins conseguiram classificação para os Playoffs todos os anos até a década de 80, mas sempre ficaram pra trás nas finais e só voltaram à disputa em 1988 e 1990 contra o Edmonton Oilers.

Quebrando a sequência de 57 anos sem vencer os Canadiens em Playoffs, os Bruins iniciaram esse feito na temporada de 1987/88 e seguiram até 1994. As únicas derrotas consecutivas dos Bruins foram para o Pittsburgh Penguins nas finais da Conferência em 91 e 92.

boston_bruins_pittsburgh_penguins_1991.jpg
Bruins contra os Penguins nas finais da Conferência de 1991. Créditos: https://www.nbcsports.com/boston/boston-bruins/bruins-penguins-rivalry-renewed

A partir da temporada de1992-93 da NHL em diante, os Bruins não passaram da segunda rodada dos Playoffs até vencerem a Stanley Cup após a temporada de 2011.

Os Bruins quebraram uma seca de 39 anos ao vencerem o Vancouver Canucks na série de 7 jogos das finais da Stanley Cup de 2010/11 e conquistaram seu 6° título na carreira.

Os próximos anos dos Bruins foram marcados por grandes participações. Na temporada de 2011/12 conquistaram o título da Divisão Nordeste. Nas temporadas de 2012/13 e 2018/19, chegaram as finais da Stanley Cup. Nas temporadas de 2013/14 e 2019/20, conquistaram o Presidents’ Trophy.

Na temporada de 2021/22, os Bruins estão em 4° colocado da Divisão do Atlântico com um recorde de 26 - 15 - 3 e 55 pontos. Mesmo com a derrota para o Pittsburgh Penguins, o técnico Bruce Cassidy quer uma linha ofensiva para enfrentar o Carolina Hurricanes que está em uma boa campanha sendo o 1° colocado da Divisão Metropolitana.

Estádio

TD_Garden_before_games_(13319609024).jpg
O TD Garden configurado para partidas de Hóquei. Créditos: Bröder Media Group

Inaugurado em 1995 como uma Arena multiuso, o TD Garden é a casa do Boston Bruins. A Arena tem capacidade para 20.000 espectadores e é um dos locais mais visitados da cidade de Boston, cerca de 3,5 milhões de pessoas visitam o TD Garden a cada ano.

O primeiro jogo dos Bruins em sua nova casa foi no dia 7 de Outubro contra o New York Islanders e a partida terminou em um empate de 4x4.

A Arena sediou o All Star Game de 1996  da NHL e as finais da Stanley Cup de 2011, 2013 e 2019.

Em homenagem a Bobby Orr que foi um ícone dos Bruins, uma estátua de bronze foi instalada em sua area externa, replicando a pose do “The Goal” que foi um momento histórico da franquia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura