Tweede Divisie.png
LOGO DA TWEEDE DIVISIE. CRÉDITOS DA IMAGEM: espn

A Tweede Divisie equivale à terceira divisão do futebol holandês e é a última divisão profissional do futebol da Holanda.

O campeonato está longe de ser um dos principais e mais importantes do futebol holandês.

Mas apesar disso, o campeonato é conhecido pelas pessoas que acompanham o futebol Holandês, principalmente pelos próprios holandeses.

Muitos holandeses não acompanham a competição por se tratar de um campeonato de terceira divisão, mas conhecem os clubes e a própria competição.

Assim como é no campeonato brasileiro da série C, onde muitos brasileiros não acompanham a competição, mas conhecem vários clubes que jogam e que já jogaram o campeonato.

É claro que, por mais que alguns holandeses que acompanham o futebol de seu país conhecem os times da Tweede Divisie, mas não são times conhecidos pela maioria das pessoas do mundo todo.

Ao contrário da terceira divisão do futebol inglês que possui times conhecidos mundialmente, principalmente pela sua história no passado do futebol.

A Tweede Divisie foi criada no ano de 1956, mas mesmo sendo um campeonato tão antigo, só teve, até o ano de 2020, apenas 18 edições.

Está bem, mas como assim um campeonato com mais de 60 anos de existência possui menos de 20 edições em sua história?

É por que o torneio voltou a ser disputado apenas no ano de 2016.

Por isso de em tantos anos ter tido poucas edições do campeonato.

A competição foi disputada normalmente de 1956 até o ano de 1971, mas foi neste mesmo ano de 1971 que a competição foi paralisada para voltar as suas atividades no futebol holandês em 2016, só 45 depois de a mesma ser paralisada.

O que era mais provável e esperado por muitos, é que o campeonato nem voltasse a ser disputado no futebol holandês, mas de repente a competição voltou a ser efetivada no futebol do país.

O primeiro time campeão na história da competição, foi o time do RBC Roosendaal, que na temporada de inauguração da Tweede Divisie, de 1956 – 1957, se tornou o primeiro campeão da competição, sendo o único título da equipe no campeonato até hoje.

RBC-Promoveert-1.jpg
EQUIPE DO RBC ROOSENDAAL FOI A PRIMEIRA EQUIPE A VENCER A TWEEDE DIVISIE NA HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO. CRÉDITOS DA IMAGEM: voetbaljournaal‌ ‌

O último campeão da competição foi o time do AFC, o Amsterdamsche Football Club, da cidade de Amsterdã.

afc1-foto-2021-2022_2.jpeg
TIME DO AMSTERDAMSCHE FOOTBALL CLUB, O CAMPEÃO MAIS RECENTE DA TWEEDE DIVISIE. CRÉDITOS DA IMAGEM: afc

Tem uma equipe em específico, que já conquistou o título da Tweede Divisie, e hoje é uma equipe que disputa a primeira divisão do futebol holandês, sendo então, a equipe de maior destaque a conquistar a Tweede Divisie na história da competição, que é a equipe do Heracles.

heracles-8.jpg
TIME DO HERACLES É O TIME DE MAIOR DESTAQUE A VENCER A TWEEDE DIVISIE EM SUA HISTÓRIA. CRÉDITOS DA IMAGEM: Acerbis

A equipe venceu a competição na temporada de 1957 – 1958, a segunda edição disputada da Tweede Divisie.

Outro time que também possui muito destaque por ter vencido a competição em sua história, foi o time do Heerenveen, que também disputa a primeira divisão do futebol holandês atualmente.

A equipe conquistou a Tweede Divisie da temporada de 1969 – 1970, temporada esta que foi uma antes da parada da competição até voltar em 2016.

Num todo é um campeonato que não possui muito prestígio no seu país, e isso é algo totalmente compreendido por todos, já que é um campeonato de terceira divisão em um país onde o futebol não possui muito destaque no mundo todo, a não ser por algumas equipes, como o Ajax e o PSV.

Entretanto, é um país que tem menos equipes consideradas grandes no futebol do que equipes pequenas, que são as que se mantém como a maioria no futebol holandês.

A competição possui apenas alguns times conhecidos que já jogaram a mesma na história da Tweede Divisie e que hoje, não possui praticamente nenhum time conhecido.

Para se ter noção como os clubes que disputam a Tweedie Divisie atualmente são clubes totalmente fora do “radar conhecido de times do futebol”, terá abaixo, o nome das equipes que disputam a competição atualmente.

Katwijk, Sparta II, AFC, De Treffers, Rijnsburgse, Koninklijke HFC, HHC, Quick Boys, Noordwijk, Excelsior Maassluis, TEC VV, Spakenburg, Volendam II, Scheveningen, IJsselmeervogels, Kozakken Boys, ASWH e GVVV.

Ao todo, são 18 equipes que estão na disputa da competição.

A competição, ao todo, tem 34 jogos, onde as 18 equipes se enfrentam duas vezes na competição, ou seja, as equipes, por exemplo duas equipes se enfrentam uma vez por turno, sendo o jogo do primeiro turno em casa e o segundo jogo, já no segundo turno, fora de casa, ou vice-versa, assim como é nos campeonatos de futebol que são conhecidos.

Por enquanto, foram disputadas 14 rodadas na competição, ou seja, o campeonato está perto de atingir a sua metade de disputa na temporada.

O líder do campeonato, que é o time do Katwijk, está muito bem na liderança da competição.

Com 36 pontos até o momento, a equipe tem 13 jogos, 12 vitórias e apenas uma derrota.

São números ótimos e dignos de um líder de uma competição.

A campanha da equipe é tão boa, que a mesma está com 10 pontos a mais do que o segundo colocado do campeonato, o time do Sparta II.

Um detalhe importante a mais, é que o líder tem um jogo a menos do que o segundo colocado na competição, então, ao jogar este seu jogo que falta para igualar os mesmos 14 jogos da equipe que está em segundo no campeonato, caso vença esta partida, o líder da competição ficaria ainda com mais distância do segundo colocado.

A tabela de classificação da Tweede Divisie no momento está assim: Em primeiro lugar Katwijk, em segundo lugar Sparta II, em terceiro lugar AFC, em quarto lugar De Treffers, em quinto lugar Rijnsburgse.

Já em sexto lugar Koninklijke HFC, em sétimo lugar HHC, em oitavo lugar Quick Boys, em nono lugar Noordwijk, em décimo lugar Excelsior Maassluis, em décimo primeiro lugar TEC VV, em décimo segundo lugar Spakenburg, em décimo terceiro lugar Volendam II.

E em décimo quarto lugar Scheveningen, em décimo quinto lugar IJsselmeervogels, em décimo sexto lugar Kozakken Boys, em décimo sétimo lugar ASWH e em décimo oitavo lugar GVVV.

No momento, até o sétimo colocado da competição tem chances reais de ser futuro líder da Tweede Divisie.

Com muito campeonato a ser disputado pela frente, a disputa pode aumentar ainda mais também em número de times e com certeza várias equipes vão em busca do título da Tweede Divisie desta temporada.

Compartilhe esse conteudo