Premier League trata-se de uma liga profissional de futebol masculino que tem por origem a Inglaterra, o mesmo encontra-se no topo do sistema de ligas do futebol inglês, sendo a principal competição de futebol no país.

Anteriormente, a competição era formada como FA Premier League em 20 de fevereiro de 1992, após a decisão dos clubes da Football League First Division de romperem com a Football League, tendo sua origem fundada em 1888.

Dessa forma, aumentou suas receitas provenientes de direitos de televisão, rendendo atualmente uma soma de 2,4 bilhões de euros por ano para transmissões domésticas e internacionais.

Sendo assim, a Premier League é a liga de futebol mais popular do mundo onde é transmitida por oitenta redes de televisão em mais de duzentos países.

O País de origem

O país de origem da Premier League é a Inglaterra, que é uma das nações que fazem parte do Reino Unido, ela possui uma forte herança esportiva e o futebol sendo o mais popular, no nível de clubes, a Inglaterra é reconhecida pela FIFA como berço do futebol de clubes.

A liga

A associação de futebol é considerada o órgão mais antigo que possui regras criadas pela primeira vez em 1863. Atualmente a Premier League é a liga mais assistida do mundo e também a mais lucrativa entre a elite.

Entre 1993 a 2016, a Premier League teve os seus direitos de patrocínio do título vendidos para duas empresas que eram a cervejaria Carlinge o Barclays Bank PLC. Recentemente o Barclays foi o mais recente patrocinador do título, desde 2001 até 2016.

Os times

Composto por 20 clubes que disputam no sistema de pontos corridos, que no final de cada temporada os quatros melhores times participam da liga dos Campeões da UEFA, e os três piores são automaticamente rebaixados para a EFL Championship.

Os 20 times que compõe a liga são: Manchester City, Manchester United, Liverpool, Chelsea, Leicester City, West Ham United, Tottenham Hotspur, Arsenal, Leeds United, Everton, Aston Villa, Newcastle United, Wolverhampton Wanderers.

Além de: Crystal Place, Southampton, Brighton and Hove Albion, Burnley, Fulham, West Bromwich Albion e Sheffield United.

Liverpool na PL 2019/2020. https://premierleaguebrasil.com.br/liverpool-premier-league-2019-2020/

Temporada de esporte

A temporada do esporte ocorre de agosto a maio, em que cada clube ou time se enfrenta duas vezes, sendo uma vez no estádio da casa e a outra vez no dos adversários, totalizando 38 partidas para cada time.

Cada time recebe três pontos por uma vitória, um ponto por um empate e zero pontos para uma derrota, sendo assim os times que participam da competição são classificados pelo total de pontos que se acumulam pelo o número de vitórias.

No final, o time que obtiver mais pontos no final da temporada vence o campeonato, e os três times que estiverem nas últimas posições da tabela do campeonato são os times rebaixados para o Campeonato EFL.

Os jogadores

Dentre esses times, cada um é composto de 38 jogadores de diferentes nacionalidades e sendo um apenas considerado o melhor jogador do mundo pela FIFA que é o Cristiano Ronaldo, ele é integrante do clube Manchester United.

Já o melhor goleiro da UEFA é o Alisson Becker, ele é integrante do clube Liverpool e o melhor defensor, também do mesmo clube é o Virgil van Dijk, temos também o melhor meia da UEFA que é o jogador Frank Lampard integrante do clube Chelsea.

Os jogadores da Premier League competem pela chuteira de ouro que é concedida para o artilheiro no final de cada temporada.

Sendo assim Alan Shearer, ex-atacante do Blackburn Rovers e do Newcastle, realizou o recorde de maior quantidade de gols na Premier League com total de 260.

Após a primeira temporada da Premier League em 1992/93, catorze jogadores de diferentes dez clubes conseguiram o título de artilheiro.

Sendo que o jogador Thierry Henry ganhou o título pela terceira vez consecutiva, e o quarto no geral, totalizando 27 gols na temporada de 2005/06.

Shearer com a marca de 31 gols em uma temporada de 38 jogos em 1995/96 foi alcançada pelo Cristiano Ronaldo e em 2013/14 por Luis Suárez, logo ultrapassada pelo jogador Mohamed Salah em 2017/18, ao realizar 32 gols.

O time Manchester United foi o primeiro a ter realizado mil gols na liga, logo depois de Cristiano Ronaldo ter marcado na derrota por quatro a um diante do Middlesbrough na temporada de 2005/06.

Leicester City. Futebol Na Veia. www.futebolnaveia.com.br/leicester-ha-quatro-anos-o-titulo-mais-espetacular-da-premier-league/

Treinadores

Os treinadores estão assiduamente envolvidos no dia a dia do clube e isso inclui, a formação e escalação da equipe e aquisição de jogadores, essa influência pode variar de clube para clube que está relacionada diretamente com a presidência do clube.

Os treinadores devem portar a licença da UEFA, que basicamente a UEFA Pro Licence é exigida por cada pessoa que possa desejar gerir um clube da Premier League de forma permanente.

Para se tornar um treinador, a pessoa passa por mais de doze semanas para ser um treinador interino e assumir o controle temporário, esses treinadores interinos são aqueles que preenchem a vaga entre a saída de um treinador e a entrada de outro.

O treinador Sir Alex Ferguson foi o que ficou por mais tempo em um time de primeira divisão inglesa, ele comandou o Manchester United de 1986 a 2013, nessa época ele foi substituído pelo treinador do Everton, David Moyes, sendo o terceiro treinador há mais tempo no cargo.

O treinador Arsène Wenger foi o segundo que ficou mais tempo no comando de um time na liga, ele comandava o Arsenal, tendo esse período de 1996 a 201.

Porém, atualmente o treinador que está a mais tempo no mesmo time é o Eddie Howe, do Bournemouth desde 2012.

Campeões. Premier League https://www.premierleague.com/premier-league-explained.

Temporada 2020/2021

O vencedor da temporada de 2020/21 foi o Manchester City, o time vencedor totalizou uma soma de 86 pontos em 38 partidas disputadas, e os times que foram rebaixados para o Campeonato EFL foram o Fulham, West Bromwich Albion e Sheffield United.

O artilheiro Harry Kane do time Tottenham Hotspur realizou 23 gols nesta temporada, porém o atual artilheiro da Premier League é o Mohamed Salah que realizou 16 gols.

Compartilhe esse conteudo