Sua história começou com a ampliação da estrada de ferro em São Paulo. A fundação da Associação Atlética Sorocabana surgiu pelas mãos dos funcionários da estrada de ferro Sorocabana.

A equipe foi criada em 24 de maio de 1947, sendo isso muito comum na época, os clubes serem formados por funcionários das estradas de ferro.

Na 3º divisão de 1955 a 1959, o time disputava seus jogos com o uniforme nas cores azul e vermelho. A cidade de Itu já tinha outro clube na cidade, o Clube Atlético Ituano, que disputava a 2º divisão. Havia uma certa rivalidade entre os times, então, em 1957, criou-se a Taça Cidade de Itu.

Após dois jogos acirrados com uma vitória para cada lado, aconteceu um terceiro jogo para decidir quem levantaria a taça. Com isso, a  Atlética Sorocabana venceu por 2x1, após essa vitória, na manhã seguinte, o muro do clube amanheceu pintado com a frase “Galo de Itu”, se referindo a ela. Depois desse feito, o galo se tornou o símbolo do time.

Em 1966, quando disputava a 4º divisão do Campeonato Paulista, mudou o seu nome para Ferroviário Atlético Ituano. O Clube Atlético Ituano teve seu fim e, com isso, o Ferroviário começou a se estabilizar.

No ano de 1980, com a reorganização do futebol no estado de São Paulo, o time subiu com as outras equipes para a 3º divisão.

Ascensão do Clube

Em 1982, o time subiu para a 2º divisão paulista, na mesma década, passou a usar as cores do Clube Atlético Ituano, vermelho e preto.

Já em 1989, venceu a Ponte Preta e subiu para a 1º divisão, onde terminou em 5º lugar, após uma campanha fantástica. Assim, em 1990, mudou o seu nome pela última vez para Ituano Futebol Clube.

Time Ituano em 1989 / Fonte: Site Jornal Periscópio
Time Ituano em 1989 / Fonte: Site Jornal Periscópio 

Como todo time, o Ituano teve seus momentos, e por 5 anos disputou a série A2 Paulista, de 1994 a 1999. Após essa fase, logo em 2001, subiu para a série A1 do Campeonato Paulista e foi campeão em 2002, quando não se teve a presença dos grandes times, que preferiram disputar o Torneio Rio-São Paulo.

Em seguida do título de campeão paulista, o time passou da Série C para a Série B no Brasileiro. Já em 2014, o Ituano mostrou sua força e venceu novamente o Campeonato Paulista contra o Santos no Pacaembu.

Ituano vence Santos no Campeonato Paulista 2014 / Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Ituano vence Santos no Campeonato Paulista 2014 / Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Sua história na Série B

Sua primeira participação na Série foi em 2004, em que a equipe quase entrou por pouco. Ficando em quarto lugar na classificação nos pontos corridos, o que o garantiu uma vaga na segunda fase, porém, a eliminação se deu pelo critério de desempate, desmabancado o Rubro-Negro.

Em 2005, foi o último ano que a Série B foi disputada em duas fases. Portanto, foi uma de pontos corridos e uma de mata-mata. E o Ituano manteve-se na divisão com 4 pontos a mais que o clube da zona de rebaixamento.

No ano de 2006, ele terminou em 10º lugar, mantendo-se ainda na divisão. Mas em 2007, com apenas 33 pontos, o clube foi rebaixado.

Sua casa e Mascote

Como dito acima, o mascote do time é o Galo, depois de sua vitória em 1957. Em 2013, foi renovado, ganhando traços modernos e de quem sempre teve força em campo.

O estádio que foi inaugurado em 25 de maio de 1947, reinaugurado em 28 de março de 1954 e ampliado em 2010. Com essa reforma, ele passou de 15 mil lugares para 19 mil, além de outras melhorias:

  • Sala de imprensa;
  • Túneis de acesso ao campo;
  • Vestiários;
  • Iluminação.

Revelações do Ituano

Quando participou pela primeira vez no Campeonato Paulista e ficou em 5º lugar, teve um de seus jogadores, Alberto, premiado como melhor artilheiro do campeonato.

O maior jogador da história do clube foi o “meia” Juninho, que competiu o Campeonato Paulista após disputar partidas pela Sub 20, e logo no ano seguinte, o craque já era disputado por grandes times, chegando a ser negociado com o São Paulo Futebol Clube.

Em seguida, foi contratado pelo Middlesbrough da Inglaterra, se consagrando na Premier League. Além disso, esteve na seleção brasileira, onde conquistou nada mais, nada menos que o Pentacampeonato Mundial em 2002 contra a Alemanha no Japão.

Títulos conquistados pelo Galo

  • Campeonato Paulista A2: 1989;
  • Copa Paulista: 2002;
  • Campeonato Paulista: 2002 / 2014;
  • Campeonato Brasileiro Série C: 2003 / 2021
  • Campeonato Paulista do Interior: 2017.

Preparativos para o próximo ano

Os 4 atletas Gerson Magrão, Jimenez, Kaio e Mário Sérgio e o técnico Mazola Júnior já renovaram seus contratos. Alguns atletas entraram para o clube esse ano para a disputa da Série C, porém 12 atletas saíram do time neste ano.

O ano de 2021 foi marcado não só pela entrada do clube para a Série B, mas também com o título da Série C. Era aguardado que ele tivesse acesso a ela, porém, com o ganho da taça, a alegria foi em dose dupla.

Ituano vence a Série C do Brasileiro 2021 / Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão
Ituano vence a Série C do Brasileiro 2021 / Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

Após 17 anos sem estar na Série B, o empate com o Criciúma garantiu sua volta à Série B. Em 74 anos de clube, é a 5º vez que ele estará nessa categoria, esteve anteriormente nela entre os anos de 2004 e 2007. O time foi campeão em 2003 pela Série C, sendo essa a segunda vez que eles erguem a taça.

Além disso, o Ituano anunciou seus dois reforços para a próxima temporada em 2022. Calyson e Aylon são eles, Clayson foi formado nas categorias de base do Grêmio. O atleta de 28 anos também atuou no Ceará e Américo Mineiro. Já Aylon, atuou em clubes como Goiás, Américo Mineiro, Chapecoense e Internacional.

Será um ano de muitas expectativas para o Ituano que ficou mais de uma década longe da Série B. Se você curte tudo sobre o mundo do futebol e não quer perder nada, é só continuar aqui na Bets e acompanhar tudo sobre seu time.



Compartilhe esse conteudo