A DBU Pokalen, ou Copa da Dinamarca, é um dos torneios mais importantes do futebol dinamarquês.

Copa_da_Dinamarca_logo.png
LOGO DA COPA DA DINAMARCA. CRÉDITOS DA IMAGEM: WIKIPEDIA

Por ser um dos campeonatos de mais prestígio no país, a Copa da Dinamarca também tem muita competitividade no país.

Para se ter maior noção de o quanto a competição é muito disputada, assim como nas outras copas nacionais que são até mais conhecidas do mundo, como é o caso da Copa da Inglaterra, várias equipes estão na disputa da competição.

A semelhança de ambas as copas é que todas elas possuem times inferiores, mas isso não diminui a competitividade das competições.

Já vimos várias zebras por copas nacionais de clubes do mundo todo, como a mais recente, que aconteceu com o time do Real Madrid, na Copa do Rei, que perdeu para o time do Alcoyano, da terceira divisão do futebol espanhol, pelo placar de 2 a 1 e foi eliminado da competição.

Com a Copa da Dinamarca não é diferente.

Um exemplo de zebra gigante na competição aconteceu na atual temporada, onde a equipe do Nykobing, que não é nem da Superliga Dinamarquesa, ou seja, que não está nem na primeira divisão do futebol dinamarquês, venceu um time que está na elite do futebol da Dinamarca, e que é um dos maiores times do futebol dinamarquês.

Trata-se do time do Copenhagen, que perdeu para o pequeno time do Nykobing na atual Copa da Dinamarca pelo placar de 3 a 0.

O jogo que foi uma zebra total, foi uma vitória muito comemorada pelo time do Nykobing, que superou um dos gigantes do futebol dinamarquês e provou mais uma vez que os pequenos podem sim bater de frente com os grandes nas copas nacionais e até superá-los.

Nykobing FC.jpg
EQUIPE DO NYKOBING FC, UM PEQUENO TIME DA DINAMARCA, PROPORCIONOU UMA ZEBRA GIGANTESCA AO ELIMINAR A GRANDE EQUIPE DO COPENHAGEN NA COPA DA DINAMARCA NESTA TEMPORADA. CRÉDITOS DA IMAGEM: NYKOBINGFC

São essas coisas que fazem um campeonato de Copa nacional ser maravilhoso, pois o futebol proporciona coisas incríveis a estes clubes menores, a oportunidade de jogar contra times gigantes de seu país e ainda poder vencê-los.

A cada jogo de copa nacional (independente do país que seja), pode ser da Inglaterra, da Alemanha, da Itália, da própria Dinamarca, enfim, a cada partida de copa nacional que tenha um jogo onde um time grande enfrente um time pequeno, é uma oportunidade de ver a história acontecer diante dos nossos olhos.

A Copa da Dinamarca, neste caso, é disputada desde o ano de 1954 e possui 66 edições disputadas até hoje.

Com tantos anos e tantas edições na história da competição, consequentemente várias equipes já venceram a Copa da Dinamarca.

As equipes que já conquistaram o título da Copa da Dinamarca são: AGF, Copenhagen, Brondby, Vejle, Odense, Aalborg, Esbjerg, Lyngby, Randers Freja, Frem, Boldklubben 1903, B 1909, Randers FC, Nordsjaelland, KB, Midtjylland, AB, Silkeborg, SonderjyskE, Viborg, B 93, Hvidovre, Vanlose e B 1913.

Ao todo, 24 equipes já conquistaram o título da Copa da Dinamarca.

Destas 24 equipes, a que mais conquistou títulos da Copa da Dinamarca é a equipe do AGF, com 9 conquistas.

agf-aarhus-19-20-home-kit-0.jpg
TIME DO AGF AARHUS É A EQUIPE COM MAIS TÍTULOS NA HISTÓRIA DA COPA DA DINAMARCA. CRÉDITOS DA IMAGEM: FOOTY HEADLINES

Já o atual campeão da competição, é o time do Randers FC.

Eles venceram a equipe do SonderjyskE pelo placar de 4 a 0 e garantiram o seu segundo título na história da Copa da Dinamarca.

Randers FC Campeão.jpg
TIME DO RANDERS FC É O ATUAL CAMPEÃO DA COPA DA DINAMARCA. CRÉDITOS DA IMAGEM FOTO POR: JAN CHRISTENSEN / FRONTZONESPORT VIA GETTY IMAGES

Apesar de ter sido uma grande goleada na final da Copa da Dinamarca, esta não foi à maior goleada na final de uma Copa da Dinamarca.

A maior goleada da história das finais da Copa da Dinamarca, foi na temporada de 1994 – 1995, quando o time do Copenhagen foi campeão vencendo o jogo da final contra a equipe do AB pelo placar de 5 a 0.

Já tiveram outros jogos com destaque na final com muitos gols, como um placar de 6 a 3, por exemplo, mas em número de gols, sem a equipe adversária nem se quer fazer um gol, este é o jogo de maior goleada na história das finais da Copa da Dinamarca.

A atual Copa da Dinamarca, está, na fase semifinal.

Estando em uma fase decisiva da competição, restaram apenas 4 times em busca do título da mesma, que são: Midtjylland, Odense, SonderjyskE e Vejle.

Sendo assim, estas 4 equipes estão distribuídas (duas em cada jogo) para se enfrentarem nas semifinais para estas 4 decidirem duas vagas para a decisão da competição.

Porém, ao contrário das outras fases da competição, esta terá jogos de ida e volta.

Os jogos da semifinal da Copa da Dinamarca, são: SonderjyskE contra o time do Odense e Vejle contra o time do Midtjylland.

Óbvio que pelo atual momento das equipes, principalmente considerando o campeonato dinamarquês, o time favorito à conquista do título da Copa da Dinamarca nesta temporada, é o time do Midtjylland, pois as equipes estão com uma grande diferença na competição.

Para entender melhor a enorme diferença de situação que estas equipes vivem no campeonato dinamarquês, enquanto o time do Midtjylland é o líder do campeonato.

As outras três equipes estão na parte debaixo da tabela, com o time do Odense com uma posição acima do antepenúltimo colocado, o SonderjyskE em penúltimo e a equipe do Vejle em último lugar na competição.

O time do Midtjylland já é o amplo favorito a avançar para a final já que enfrenta o último colocado do campeonato dinamarquês pela semifinal da Copa da Dinamarca.

Mas como se trata da Copa da Dinamarca e não do campeonato dinamarquês, todas as 4 equipes tem chance de título.

Então, estes 4 times vão em busca, na reta final da Copa da Dinamarca, do título da competição e todos estes clubes querem ser campeões, nesta temporada, da Copa da Dinamarca.

Compartilhe esse conteudo