A Coupe de Luxembourg, ou Copa de Luxemburgo, é um campeonato de futebol do país de Luxemburgo.

Coupe de LUXEMBOURG.png
A COPA DE LUXEMBURGO É UM TORNEIO DE FUTEBOL DO PAÍS DE LUXEMBURGO. FONTE: https://www.ogol.com.br/competicao.php?id_comp=2402

A competição em si é considerada bastante importante no futebol de Luxemburgo, e apesar da sua pouca relevância em termos de nível do futebol mundial, a importância deste torneio permanece a mesma para o país desta liga de futebol.

É evidente que a Copa de Luxemburgo, não é totalmente conhecida no mundo todo por aqueles que acompanham futebol, muito pelo contrário.

A Copa de Luxemburgo é mais acompanhada pelos próprios luxemburgueses, do que por outras pessoas de outros países, já que o futebol em si deste país, não possui times com um nível futebolístico de extrema qualidade, como em outros países, a ponto de atrair estas pessoas para acompanhar o futebol de Luxemburgo.

Luxemburgo nunca foi e dificilmente será uma referência futebolística para outros países e para quem gosta e acompanha o esporte.

Apesar disso, as principais competições de futebol do país, continuam sendo prestigiadas pelos torcedores luxemburgueses que amam o futebol e amam também acompanhar o seu time do coração.

Se você realmente acompanha muito futebol, de diversos países, provavelmente já ouviu falar de algum time luxemburguês.

Tem um time luxemburguês, em específico, que recentemente, jogou a Liga Europa e, mesmo não tendo tido um bom desempenho nessas suas recentes participações na Liga Europa, só pela equipe ter jogado com outras equipes bastante conhecidas do futebol mundial, ela ganhou uma evidência naquele momento.

Trata-se da equipe do Dudelange.

O Dudelange, é um time luxemburguês de futebol, que jogou a Liga Europa recentemente, tendo sido a última participação da equipe nesta competição, na temporada de 2019 – 2020.

Nesta temporada, a equipe ficou em último no seu grupo da competição, o grupo A, que tinha: Sevilla (que é o clube com mais títulos na história desta competição, que são 6), APOEL, Qarabag e o próprio time do Dudelange, que terminou com 4 pontos nesta oportunidade.

Na temporada anterior a esta, ou seja, em 2018 – 2019, a equipe do Dudelange também jogou a fase de grupos da Liga Europa, mas novamente foi bem mal, sendo que desta vez, terminou com menos pontos.

Desta vez, seu grupo na competição, era o grupo F, que tinha times bastante conhecidos, em especial, o gigante europeu, Milan, que enfrentou a equipe do Dudelange na Liga Europa desta temporada.

Além disso, o time do Dudelange, já venceu vários títulos da Copa de Luxemburgo, tendo vencido. Até hoje, 8 títulos da competição.

F91 DUDELANGE.jpg
JOGADORES DOTIME DO DUDELANGE COMEMORANDO UM DOS TÍTULOS DA EQUIPE NA HISTÓRIA DA COPA DE LUXEMBURGO. FOTO POR: EDITPRESS

Sabendo que, mesmo não sendo um campeonato muito conhecido no futebol mundial (comparado a outras competições de países onde o futebol é uma referência de grande qualidade e com ótimos times), a Copa de Luxemburgo continua sendo um campeonato bastante importante para os torcedores luxemburgueses e para os clubes do país em si

Então, é hora de conhecer mais sobre esta competição tão importante para o futebol luxemburguês.

Primeiramente, falando sobre o ano de fundação da competição.

A Copa de Luxemburgo, foi fundada, no ano de 1922, ou seja, a competição já está no seu ano de centenário, com exatamente um século de existência, e sendo muito antiga no futebol do seu país.

Isso é algo que pode surpreender muita gente, pois uma competição que já tem 100 anos de existência, ainda assim possui pouco conhecimento por grande parte das pessoas que acompanham o futebol e gostam deste esporte.

Isso ilustra ainda mais, o quanto o futebol luxemburguês em si, tem pouca relevância no futebol mundial como um todo.

Seguindo falando sobre a história da Copa de Luxemburgo, a competição, tem como o time que mais vezes conquistou títulos da mesma, o FA Red Boys Differdange.

Ao todo, este time tem 15 títulos da Copa de Luxemburgo.

FA_Red_Boys.png
O TIME DO FA RED BOYS DIFFERDANGE É O ATUAL MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DA COPA DE LUXEMBURGO, COM 15 TÍTULOS DA EQUIPE NA COMPETIÇÃO. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Football_Association_Red_Boys_Differdange


Isso mostra que esta equipe fez bastante sucesso no século passado.

Esta fez muito sucesso no século passado, até porque, foi fundada no próprio século passado e extinta no início do século atual, em 2003, ou seja, a equipe nem existe mais há quase 20 anos.

Um time que pode ultrapassar a equipe do FA Red Boys Differdange, em número de títulos da Copa de Luxemburgo, rapidamente, é o time do Jeunesse d’Esch.

Este time, tem 13 títulos no total da Copa de Luxemburgo, e tem tudo para ultrapassar, em número de conquistas, a equipe do FA Red Boys Differdange.

Jeunesse esch time.jpeg
O TIME DO JEUNESSE D’ESCH TEM TUDO PARA ULTRAPASSAR A EQUIPE DO FA RED BOYS DEFFERDANGE EM NÚMERO DE CONQUISTAS DA COPA DE LUXEMBURGO E, CONSEQUENTEMENTE, SE TORNAR O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DESTA COMPETIÇÃO. FONTE: https://www.jeunesse-esch.lu/news/la-jeunesse-version-2018-2019-14337/

Já o primeiro time a vencer o título da Copa de Luxemburgo, na sua história, foi o time do Racing Club Luxemburgo, que nem existe mais.

Este time, naquela oportunidade, venceu a equipe do Jeunesse d’Esch, pelo placar de 2 a 0, garantindo o seu primeiro e único título na história da Copa de Luxemburgo.

A atual Copa de Luxemburgo, está na sua fase oitavas de final, com os confrontos já definidos.

Os jogos das oitavas de final da atual Copa de Luxemburgo, são: Bettembourg e Ettelbruck, Esch e Niedercorn, Kaerjeng e Yellow Boys, Mondercange e Fola Esch, Mondorf e Dudelange, Racing Luxembourg e Differdange, Schifflange e Jeunesse Canach e UNA Strassen e Union Titus Petange.

Estes times vão em busca do título da atual Copa de Luxemburgo, podendo inclusive ter um campeão inédito na competição.

Com muita temporada pela frente no futebol do país, não tem nenhum time favorito a conquistar o título da competição.

O que se pode ter certeza, é que teremos jogos muito disputados, onde as equipes vão jogar por apenas um objetivo, vencer a Copa de Luxemburgo.

Compartilhe esse conteudo