Timo Werner é um jogador de futebol alemão nascido em 6 de março de 1996 em Stuttgart, Alemanha, filho de Günther Schuh que também foi um jogador de futebol e Sabine Werner.
Timo Werner tem 26 anos e tem 180 cm de altura. Prefere jogar com o pé direito. O número da sua camisa é 11 o caracterizando um atacante ou centroavante, dependendo da tática adotada pelo técnico na partida.
Honrarias
RB Leipzig
- Vice-campeão da DFB-Pokal : 2018-19
Chelsea
- UEFA Champions League : 2020-21
- Vice-campeão da FA Cup : 2020–21
Seleção da Alemanha
- Copa das Confederações FIFA : 2017
Individual
- Medalha Fritz Walter U17 de ouro: 2013
- Fritz Walter Medal U19 Silver: 2015
- Descoberta da UEFA Champions League XI: 2017
- Chuteira de ouro da Copa das Confederações da FIFA : 2017
- Seleção da temporada da UEFA Europa League : 2017–18
- Equipe da temporada da Bundesliga : 2019-20
- Kicker Bundesliga Time da temporada: 2019-20
- Jogador do mês da Bundesliga: novembro de 2019 , dezembro de 2019
Carreira
VfB Stuttgart, RB Leipzig, Chelsea, Seleção Alemã
Quando Timo tinha dois anos de idade, seu pai foi transferido para Stuttgart, onde passou seus anos de formação. Desde o início, o futebol foi de grande importância em sua vida: seu pai e seu irmão mais velho o levavam a treinamentos e jogos desde então.
Werner começou sua carreira juvenil no VfB Stuttgart em 2002. Ele passou seus primeiros três anos na equipe Sub-7 do clube antes de se transferir para a equipe sub-9 por duas temporadas. Werner jogou então nas equipes Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-19, antes de chegar à equipe principal no fim de 2013.
Werner é um colecionador de recordes. Tornou-se o jogador mais jovem em uma partida oficial do VfB Stuttgart com 17 anos, quebrando o recorde que pertencia anteriormente a Gerhard Poschner.
Nas semanas seguintes, se tornou o jogador mais jovem do Stuttgart na Bundesliga e o mais jovem artilheiro até o momento, após marcar seu primeiro gol pelo clube contra o Eintracht Frankfurt.
Os recordes não param por aí, Werner em 10 de novembro marca dois gols na vitória de 3 – 1 sobre o SC Freiburg, tornando-se assim o jogador mais jovem da história da Bundesliga a marcar dois gols em um jogo.
Werner assinou um contrato profissional com o VfB Stuttgart até junho de 2018. Ele marcou 13 gols em 95 jogos no campeonato, tornando-se o jogador mais jovem da história da Bundesliga a chegar a 50 jogos. Kai Havertz acabou batendo o recorde em 2018. Em maio de 2016, Stuttgart foi rebaixado, levando-o a se juntar ao recém-promovido RB Leipzig no mês seguinte.
RB Leipzig
Em 11 de junho de 2016, Werner assinou um contrato de quatro anos com o RB Leipzig com uma taxa de transferência de 10 milhões de euros, a maior taxa de transferência da história do clube.
Em 26 de setembro de 2016, ele se tornou o jogador mais jovem a jogar 100 jogos da Bundesliga contra o FC Köln aos 20 anos e 203 dias. Ao fazer isso, ele melhorou o recorde anterior de Julian Draxler em 22 dias, apesar de ter sido superado novamente por Havertz em 2019.
Werner terminou a Bundesliga 2016-17 com 21 gols, tornando-se o artilheiro da Alemanha e ajudando o RB Leipzig a se classificar para a Liga dos Campeões pela primeira vez na história do clube.
Em uma partida contra seu ex-clube, o Stuttgart, em março de 2018, Werner atingiu a marca de 150 jogos na Bundesliga, se tornando o jogador mais jovem, superando o recorde anterior de Charly Körbel.
Werner marcou os dois gols da vitória de 2 - 1 em Augsburg no dia 27 de junho de 2020. Assim, ele terminou seu mandato em Leipzig com 95 gols, para se tornar o artilheiro recorde do clube, ultrapassando Daniel Frahn.
Chelsea
Werner assinou com o Chelsea, clube da Premier League Inglesa em 18 de junho de 2020, com o valor de 54 € milhões onde jogará por cinco temporadas.
Fez sua estreia na liga em 14 de setembro, em uma vitória por 3 – 1 fora de casa contra o Brighton & Hove Albion. No clássico da quarta rodada da Copa da Liga inglesa, Chelsea x Tottenham, Werner marcou seu primeiro gol, não sendo o suficiente para a vitória e assim foi eliminado nos pênaltis.
Em 17 de outubro, Werner marcou seus primeiros gols na Premier League ajudando Kai Havertz em um terceiro empate do Chelsea contra o Southampton por 3 – 3 em casa. Em 28 de outubro, marcou de pênalti seu primeiro gol na Liga dos Campeões pelo Chelsea, que enfrentou o time russo Krasnodar, numa partida de
4 – 0 para o time inglês.
Werner ganhou sua primeira Liga dos Campeões em 29 de maio de 2021, numa final emocionante contra o Manchester City, 1 – 0 na cidade do Porto.
Seleção Alemã
Werner começou a representar a Alemanha desde muito cedo. Iniciou nas categorias de base, jogando pelas seleções Sub-15, Sub-16, Sub-17, Sub-19 e Sub-21, marcando um total de 34 gols em 48 partidas. Marcou três gols pela seleção alemã Sub-15, em uma partida contra a seleção da Polônia. Werner fez parte da seleção alemã que terminou como vice-campeã no Campeonato da Europa Sub17 de 2012.
Em 2017, Werner foi convocado pelo técnico Joachim Löw para participar da seleção alemã sênior em um jogo amistoso contra a Inglaterra e também para a partida de qualificação para a Copa do Mundo de 2018. Partidas essas que ocorreram em 22 e 26 de março do mesmo ano, respectivamente.
Convocado para a seleção alemã para participar da Copa das Confederações da FIFA 2017, realizada na Rússia, ele foi substituto de Sandro Wagner no jogo de abertura contra a Austrália. Werner marcou seus primeiros gols internacionais na partida final da fase de grupos da Alemanha contra a seleção de Camarões em 25 de junho. Dias depois, marcou o terceiro gol na partida em uma vitória nas semifinais por 4-1 sobre a seleção do México.
Werner teve um papel importante na vitória da final da Copa das Confederações da FIFA 2017 contra o Chile. Com três gols e duas assistências, Werner foi premiado com a Chuteira de Ouro da competição.
Curiosidades
Apelidado de "Turbo Timo", Werner é conhecido por ser um jogador rápido de explosão e ritmo. Um atacante direto e enérgico, Timo Werner jogou como ala no início de sua carreira como jogador antes de se tornar atacante e centroavante dependendo de como o técnico montava a escalação e o estilo de jogo da partida.
Werner é um jogador inteligente, mas embora não seja conhecido por seu porte físico, ele é um especialista em jogo aéreo e também por sua excelente movimentação dentro de campo. Possui um chute poderoso e preciso com o pé direito. Seja dentro da grande área ou fora dela.