A equipe búlgara Tsarsko Selo Sofia foi fundada no ano de 2015, pelo empresário Stoyne Manolov. Antes de se tornar de fato um time de futebol, o clube existia como uma academia para a prática desse esporte, onde atuava apenas nas formações infanto-juvenil.

Entretanto, há sete anos tudo começou a mudar para Os Czares, nome como são conhecidos pela sua torcida, após a criação de uma equipe masculina que iniciou sua trajetória nas divisões inferiores do Grupo Distrital A - Sofia “Sul”, uma espécie de categoria amadora. Nessa época, o time era treinado por Todor Yanchev.

Ainda falando sobre a história recente do clube, em 2015 uma fusão acontece entre o Sarsko Selo Academy e o FC Sofia. Os dois times unem suas escolas infantis e juvenis e as respectivas equipes masculinas. Mas mesmo assim continuaram participando de jogos amadores, não se destacando no mapa profissional do país.

Tsarsko Selo Sofia Rumo a divisão de elite do futebol búlgaro

A vida do Tsarsko Selo Sofia foi de fato transformada no ano de 2016, quando acontece uma reforma no futebol da Bulgária e a equipe é convidada para participar das divisões profissionais no país.

Isso aconteceu por causa da criação da Primeira Liga, que começou a funcionar em um novo formato, o que obrigou a federação local a criar uma Segunda Liga, torneio onde Tsarsko disputou partidas por três anos.

Logo em sua estreia, o Tsarsko Selo Sofia obteve um surpreendente 5º lugar, numa disputa entre as 20 equipes que disputavam a divisão.

No ano seguinte, o clube búlgaro foi ainda mais longe, conquistando a 3ª colocação, sendo derrotado pelo Danube Ruse numa espécie de repescagem e não conseguiu o acesso à tão sonhada Primeira Liga.

Porém, após bater algumas vezes na trave, foi na temporada 2018/2019 que a glória finalmente chegou para Os Czares, com o título da Segunda Divisão.

Na temporada, o clube fez uma campanha histórica, com 76 pontos conquistados em 30 partidas disputadas, alcançando em 24 vitórias, quatro empates. Além disso, o Tsarsko Selo Sofia só se deparou com a derrota apenas duas vezes.

Histórico do Tsarsko Selo Sofia na Primeira Liga

A estreia na Primeira Liga aconteceu na temporada 2019-2020 para a equipe do Tsarsko Selo Sofia, logo após o acesso.

Vestiário da Equipe no primeiro jogo participando da Primeira Liga búlgara (Foto: Reprodução Facebook Tsasrko Selo Sofia)

O retrospecto dos Czares em sua primeira temporada na elite do futebol búlgaro foi o seguinte: a equipe alcançou o 11º lugar, tendo conquistado 25 pontos em 26 partidas disputadas. Ao todo foram sete vitórias, quatro empates e 15 derrotas.

Já no segundo ano da disputa, na temporada 2020/2021 o time teve um desempenho melhor, alcançando um honroso oitavo lugar, com 34 pontos em 26 partidas disputadas. Tendo conquistado nove vitórias, sete empates e 10 derrotas.

Com temperaturas abaixo de 0 graus, Tsarsko Selo Sofia vence por 4x1 Levski Lom em amistoso (Foto: Divulgação Tsarsko Selo Sofia)

Na temporada atual, correspondente a 2021/2002, a situação do Tsarsko Selo Sofia é bastante complicada. Talvez a pior, desde que o clube foi promovido de divisão.

Em 21 partidas a equipe soma apenas 11 pontos, com somente duas vitórias, cinco empates e 14 derrotas. Tudo indica que após três anos a jovem equipe deverá retornar para a Segunda Liga do Campeonato Búlgaro na próxima temporada.

Já na Copa da Bulgária o Tsarsko Selo Sofia alcançou em duas vezes a classificação até os 16 avos de final, nunca tendo obtido êxito para outras etapas.

Arena Tsarsko Selo: o simpático estádio dos Czares

Apesar de estar situado em Sofia, Capital da Bulgária, o time fica localizado no distrito de Vitosha, um local conhecido por suas casas de campo, vilas e hotéis. A cidade conta com uma população de aproximadamente 42 mil habitantes.

Do estádio, inclusive, é possível visualizar as famosas Montanhas de Vitosha. Ele foi construído em abril de 2015 e passou por uma reforma em 2019.

No pequeno estádio é possível ver as Montanhas de Vitosha (Foto: Divulgação Tsarsko Selo Sofia)

O pequeno, mas aconchegante estádio tem capacidade para 1.500 torcedores com dimensões oficiais de 105 x 68 metros.

É possível chegar até o local para acompanhar os jogos dos Czares embarcando nos ônibus das linhas 64, 93, 98 e 111. O estádio fica localizado na cidade de Sofia, no distrito de Dragalevtsi, 72 no bairro Okolovrasten Pat Str, Bugária

Tem brazuca nos relvados búlgaros

Assim como muitas equipes europeias, o Tsarsko Selo Sofia conta com um brasileiro em seu elenco.

O jogador em questão é o meio-campista Lucas Martins, atleta de 26 anos. Segundo o site Transfermarket, especialista em estatística de atletas, o jogador teve sua formação nas equipes do Esporte Clube Tigres do Brasil (RJ) e Rio Branco FC (ES) até se transferir para o Arda Kardzhali em 2018.

No mesmo ano, trocou de camisa e vestiu a do Gimhae FC, da Coreia do Sul. Após um período sem clube, ingressou no plantel dos Czares no começo de janeiro de 2022. Atualmente seu passe está estimado em 100 mil euros.

Uma curiosidade no elenco é que na atual temporada são 10 profissionais estrangeiros no time, número superior ao de búlgaros que são seis no total, sendo o goleiro Guido Guerieri, um dos nomes que esteve por anos no time da Lazio, uma das principais equipes da Série A italiana.

A equipe tem como seu treinador principal mais um italiano, com Andrea Sassarini comandando Os Czares.

Uma parte do elenco que defendeu a camisa do Tsarsko Selo Sofia na campanha 2021/2022 (Foto: Reprodução/ Facebook Tsarsko)

O sonho: a qualificação para torneios Europeus

Como a equipe nunca venceu a Primeira Liga, jamais teve a oportunidade de enfrentar os playoffs para conquistar uma vaga no torneio mais importante da Europa, a Champions League.

Se algum dia alcançar o segundo lugar na Primeira Liga ou vencer a Copa da Bulgária, Os Czares poderão, enfim, debutar em um torneio Europeu de alto nível, participando da Europa Conference League que tem vagas para essas posições dos torneios búlgaros.

Quem sabe, em breve, não veremos a equipe ocupando um espaço, ainda que pequeno, no cenário europeu do futebol. Boa sorte ao Tsarsko Selo Sofia. Façam suas apostas!

Compartilhe esse conteudo