Sentado apenas um ponto acima da zona de rebaixamento de quatro times da Ligue 1, o Troyes aproveitou a pausa na Copa do Mundo para trazer o ex-técnico do Melbourne City, Patrick Kisnorbo, como seu novo técnico, permitindo-lhe mais de um mês para trabalhar com o time. Esse tempo pode ser importante, mas como ele ainda está aprendendo a falar francês, ele contará com a linguagem universal do futebol para transmitir suas ideias.
O primeiro australiano a comandar um time em qualquer uma das cinco principais ligas europeias está tentando encerrar uma sequência de sete jogos sem vitórias na Ligue 1 (E4, D3), uma façanha difícil, considerando que o Troyes derrotou apenas o lanterna Angers aqui nesta temporada na liga (E5, D1). A história recente sugere que Kisnorbo poderia começar com uma vitória, já que o time da casa no dia desta partida venceu cada um dos últimos três confrontos diretos sem sofrer gols.
O Nantes está um ponto e duas posições atrás do Troyes, então sua necessidade de começar o período festivo com uma vitória parece ainda maior, já que eles se esforçam para se manter competitivos em casa e na Europa. Embora sem vitórias na Ligue 1 desde meados de outubro (E3, D1), eles ainda são difíceis de bater, recuperando-se após sair atrás no placar de cada um dos dois últimos empates na liga.
No entanto, essas qualidades de luta raramente foram evidentes fora de casa, já que possuem o pior recorde fora de casa da liga nesta temporada (E3, D5) e são o único time sem uma vitória fora na Ligue 1 em seu nome. Um único gol pode ser suficiente para quebrar o pato aqui, já que nenhum dos últimos cinco confrontos diretos fora de casa testemunhou mais de dois gols marcados (3V, 2D).
Iké Ugbo é o único jogador do Troyes a marcar contra o Nantes desde 2011/12, e todos os seus seis gols desde que ingressou na equipe aconteceram antes de 60 minutos de jogo. Ludovic Blas é outro para ficar de olho no decorrer do jogo, já que marcou em três das últimas cinco partidas oficiais do Nantes, com dois desses gols chegando aos 65 minutos.
Todos os oito confrontos diretos do técnico do Nantes, Antoine Kombouaré, com o Troyes (6V, 2D) foram vencidos pelo time que marcou primeiro.