Uma pesada derrota por 6 a 1 para o Marseille no meio da semana garantiu que não fosse um retorno feliz à ação da Ligue 1 para o Toulouse, que agora está a apenas três pontos da zona de rebaixamento. Pode ser difícil julgar o Toulouse em sua atual sequência de quatro derrotas, já que cada derrota ocorreu contra os cinco primeiros times, então a visita de um outro time da metade inferior pode fornecer uma trégua muito necessária para o time promovido.
De fato, o técnico Philippe Montanier descreveu este jogo como aquele que "corresponde mais ao nosso campeonato" após a recente série de derrotas, mas ele sabe que o sucesso não é dado depois de não conseguir os três pontos em sete de seus 11 últimos confrontos de linha lateral com o Ajaccio (V4, E3, D4). Mesmo assim, desenvolver sua forma na metade superior da tabela na liga em casa pode ser a chave para sua tentativa de sobrevivência (3V, 3E, 2D).Uma vitória por 1 a 0 sobre o último Angers em seu primeiro jogo de volta garantiu que o Ajaccio entrasse neste confronto fora da zona de rebaixamento e apenas um ponto atrás do Toulouse. Essas equipes terminaram em primeiro e segundo lugar na Ligue 2 na temporada passada, com o Ajaccio conquistando o segundo lugar, apesar de evitar a derrota em ambos os confrontos no torneio (V1, E1).
Depois de perder cada um dos três primeiros jogos fora de casa na temporada, o Ajaccio evitou a derrota em todos, exceto um dos cinco jogos seguintes (2V, 2E), uma sequência que pode inspirar confiança para estender a invencibilidade no confronto direto. Aparentemente aumentando ainda mais suas chances de ultrapassar seus anfitriões na tabela de classificação, o técnico mais longevo da Ligue 1, Olivier Pantaloni, nunca perdeu um encontro fora de casa com o técnico do Toulouse, Montanier (V2, E1).
Branco van den Boomen marcou na última vitória do Toulouse em casa e também deu uma assistência no primeiro jogo do ano passado. Recentemente descrito como um "jogador de alto nível" por Pantaloni, Youcef Belaïli, do Ajaccio, marcou em duas vitórias nesta temporada, inclusive em seu jogo mais recente.
O Toulouse perdeu como favorito apenas uma vez na liga nesta temporada (4V, 3E, 1D).