Embora tenham empatado em 2-2, o atacante do Tottenham Hotspur, Harry Kane, observou no Twitter que estava "desapontado por termos nos dado muito o que fazer" depois de estar perdendo por 2-0 em Brentford no Boxing Day. Os torcedores se acostumaram a essa ordem de jogo na Premier League (PL), com os Spurs conquistando 14 de seus 30 pontos ao sofrer o primeiro gol (4V, 2E, 4D).
Na verdade, os quatro primeiros colocados do Spurs já concederam o primeiro gol em cada um de seus últimos seis jogos da PL e se o Aston Villa conseguir atacar primeiro, será a mais longa sequência na liga para o time do norte de Londres desde 1988. Quer eles fiquem para trás ou não, o Tottenham espera um início de ano positivo para não ficar ainda mais atrás do rival Arsenal, e eles estarão confiantes de que podem fazer exatamente isso depois de vencer sete dos últimos oito jogos da PL no dia de Ano Novo, especialmente depois de vencer oito das últimas nove partidas contra o Villa.
Uma derrota por 3-1 para o Liverpool prejudicou as comemorações do Boxing Day para o Villa, mas há muito para os torcedores sorrirem nos primeiros dias da gestão de Unai Emery no clube (2V, 2D). O espanhol não gosta de futebol chato, já que todos os quatro jogos sob sua administração tiveram gols em ambas as pontas e pelo menos três no total, enquanto nenhum de seus 54 jogos na PL terminou sem gols.
Chegar à primeira metade da tabela parece ser o objetivo do Villa nesta temporada, mas terminar sua campanha na capital é um obstáculo para qualquer progresso imediato nesse objetivo. Os Villans estão sem um clean sheet em 13 visitas consecutivas na liga a Londres, enquanto perderam cada uma das últimas cinco partidas na ação da PL, então os torcedores viajantes podem ser sábios para moderar as expectativas.
Com seus cinco gols e três assistências neste dia, nenhum jogador fez mais contribuições para gols na PL nos jogos do dia de Ano Novo do que Harry Kane. Ollie Watkins, do Aston Villa, marcou em suas duas últimas visitas ao Spurs e pode se tornar apenas o terceiro homem depois de Dion Dublin e Daniel Sturridge a marcar em três duelos diretos consecutivos.
O Tottenham venceu seis de seus sete jogos da PL como favorito em casa nesta temporada.