Neymar pode estar de volta para o confronto das oitavas de final, enquanto o técnico critica a lesão de Jesus 'mentira' após a derrota chocante da Seleção para Camarões
A equipe A estará de volta na televisão na noite de segunda-feira. A derrota do Brasil no último jogo da fase de grupos foi profunda, com as críticas por escalar um time muito enfraquecido inesperadamente forte em casa. Mas o treinador, Tite, insiste que fez a coisa certa e, não importa Lusail, é o Estádio 974 que deve fornecer a prova. Ele também ligou as “mentiras” acusando-o de arriscar conscientemente o atacante do Arsenal, Gabriel Jesus, e revelou que Neymar pode ser titular. Se antes o julgamento era reservado, agora será real, já que a seleção enfrentará a Coreia do Sul nas oitavas de final.
Apesar de dominar contra Camarões e acumular 21 chutes a gol, o Brasil sofreu um gol de Vincent Aboubakar aos 92 minutos para perder por 1 a 0, sua primeira derrota para um time africano na Copa do Mundo. Eles fizeram isso com um XI inicial que incluía apenas dois regulares e Alex Telles e Jesus foram forçados a sair, juntando-se a Danilo, Alex Sandro e Neymar na lista de lesionados. Dos três finalistas, porém, apenas Sandro perderá definitivamente o jogo contra a Coreia. O Brasil, já classificado, também esteve inesperadamente perto de perder o primeiro lugar do grupo.
O capitão, Thiago Silva, insistiu “arriscámos sim, mas achamos que vale a pena”. O treinador, entretanto, explicou porquê e ainda apelou ao seu adjunto César Sampaio para fornecer as provas estatísticas. Resumindo, ele descansou seus jogadores. Nenhum jogador do Brasil foi titular nos três jogos e é possível que do time titular contra Camarões apenas Éder Militão e Fred joguem contra a Coreia do Sul .
Um homem que não fará isso é Jesus, que sofreu uma lesão no joelho que deve mantê-lo afastado por cerca de um mês. Tite reagiu com raiva aos relatos de que sabia que havia risco em colocar Jesus em campo. “Não gosto de ouvir mentiras, ditas com más intenções”, disse.
“Nunca colocamos um jogador em risco. Os mentirosos, os odiadores, podem fazer outra coisa e parar de dar notícias falsas. O Arsenal tem um ótimo departamento médico, temos um ótimo departamento médico e somos responsáveis e éticos. Eu não queria que isso acontecesse e sentimos muito por ele. Nós falamos com ele. Não estou dizendo que podemos aliviar a dor, mas tentamos fazê-lo se sentir melhor, dar-lhe força e fazê-lo participar o máximo possível”.
Por um lado, a lesão de Jesus serviu para justificar a decisão de Tite de proteger os titulares, com Richarlison, Vinícius Júnior e Raphinha começando no banco contra Camarões e entrando apenas Raphinha. A decisão não foi amplamente bem-vinda, no entanto. “Não estou aqui para começar uma briga”, disse Tite. “Aceito críticas por escalar um time que era diferente. Isso faz parte da vida, parte do meu trabalho. Existem ideias diferentes? É claro! Mas esta Copa do Mundo tem elementos que a diferenciam: calor, intensidade, curto tempo de recuperação.”
Foram apenas dois dias inteiros entre a última partida do Brasil na fase de grupos e esta eliminatória e, usando a Polônia como exemplo, Tite explicou que seus analistas físicos haviam visto uma queda de 40% na intensidade no terceiro jogo e que oito jogadores tiveram problemas físicos. "É muito difícil para o corpo humano", disse ele. Esse descanso permitiu que seus jogadores chegassem a esta eliminatória com quase uma semana de intervalo entre os jogos iniciais, com a perspectiva adicional de trazer Neymar e Danilo de volta. Se declarado totalmente apto, Neymar será titular.
“Nunca vamos correr riscos com a saúde dele: Neymar depende do departamento médico dizer que está bem”, disse Tite. “Quero deixar isso muito, muito claro. Se ele praticar e estiver bem, ele jogará.”