O Tennessee Smokies é um time da Liga Menor de Beisebol, cuja sede fica localizada na área metropolitana de Knoxville, no estado do Tennessee.

O time, que joga na Southern League, é afiliado à liga Double-A, do Chicago Cubs.

O Smokies Stadium é o estádio do time e está localizado no subúrbio de Kodak, e pode acomodar até 8.000 torcedores.

Visão geral do Smokies Stadium, o estádio onde o Tennessee Smokies disputa suas partidas. (Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Smokies_Stadium)

O time foi baseado em Knoxville e se chamou Knoxville Smokies, entre outros tantos nomes por muitos anos, antes de se mudar para Kodak e alterar seu nome antes da temporada do ano 2000.

O apelido da equipe se refere à cordilheira Great Smoky Mountains, que permeia a região. As montanhas da cadeia são muitas vezes cobertas por densas nuvens, e isso pode parecer fumaça subindo da floresta.

A equipe planeja se mudar para uma nova instalação em Knoxville, mas isso só a partir da temporada de 2024.

HISTÓRIA

Knoxville recebeu times da Liga Menor de Beisebol desde o fim do século 19. A história do beisebol profissional da cidade remonta a 1896, com a formação do Knoxville Indians, que disputou duas temporadas na Liga Sudeste.

O time foi seguido pelos Knoxville Reds (1902-1905). Em 1904, o Reds conquistou o primeiro campeonato profissional da cidade na Liga Tennessee-Alabama.

Os Apalaches de Knoxville começaram a jogar no ano de 1909, como membros da Liga do Atlântico Sul Classe B original. Eles abandonaram a “Sally League” naquela temporada, mas continuaram na Classe D Liga do Sudeste (1910) e Liga dos Apalaches (1911-1914).

Os Apalaches adotaram o apelido de Reds da equipe anterior de Knoxville, isso em 1912.

O clube retornou ao circuito do Atlântico Sul, agora Classe B, como Smokies, no período de 1925 a 1929. Em 22 de julho de 1931, a franquia Mobile Bears da A1 Southern Association mudou-se para Knoxville e jogou como Smokies até 5 de julho de 1944, quando o clube voltou para Mobile.

A transferência marcou o fim da filiação de Knoxville na Associação Sulista.

Em 1946, os Smokies se juntaram à Class B Tri-State League e jogaram nela até o fim do ciclo, em 1955. Mas, em julho de 1956, quando os Montgomery Rebels, da Classe A South Atlantic League, necessitavam de um novo domicílio para seus jogos, eles se transferiram para Knoxville.

O dirigente dos Smokies naquela temporada foi Earl Weaver, eleito para o Hall da Fama do Beisebol, em 1996.

Earl Weaver.jpg
Earl Weaver, dirigente dos Smokies, foi eleito para o Hall da Fama do Beisebol, no ano de 1996. (Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Earl_Weaver)

DUPLO A

Os Smokies foram reclassificados como Double-A com o resto da Sally League em 1963, e foram membros fundadores do sucessor de Sally, a Southern League, no ano de 1964.

Além de um hiato de quatro anos (1968-1971), o time permaneceu no circuito sul até os dias de hoje.

O Knoxville voltou em 1972 como o Knoxville White Sox ou Knox Sox, o clube Double-A do Chicago White Sox.

Eles transferiram a afiliação para o Toronto Blue Jays, no ano de 1980, um vínculo que durou até 1999.

Nos primeiros 13 anos, o time era oficialmente conhecido como Knoxville Blue Jays, ou localmente chamado apenas de K-Jays.

O histórico apelido dos Smokies foi reintroduzido no começo da temporada de 1993.

De 1954 a 1999, os times de beisebol de Knoxville jogaram no Bill Meyer Stadium, anteriormente conhecido como Knoxville Municipal Stadium, no Don Ridley Field.

Bill Meyer Stadium, local onde os times de beisebol jogaram entre os anos de 1954 e 1999. (Foto: http://ballparkreviews.com/template2.php?in_name=Bill%20Meyer%20Stadium&in_city=Knoxville&in_state=Tennessee)

O estádio foi nomeado para o filho nativo de Knoxville e ex-técnico do Pittsburgh Pirates, Billy Meyer.

Antes do ano de 2005, os Smokies eram afiliados à Double-A do St. Louis Cardinals e, antes disso, ao Toronto Blue Jays.

Entretanto, quando os Cardinals compraram o El Paso Diablos, que havia sido afiliado à Double-A do Arizona Diamondbacks, os Diamondbacks mantiveram os Smokies como seu novo afiliado na Double-A.

Billy Meyer.jpg
O nome do estádio é uma homenagem ao filho do ex-técnico do Pittsburgh Pirates, Billy Meyer. (Foto: https://br.pinterest.com/pin/539235755363324985/)

No dia 21 de setembro de 2006, o Chicago Cubs, que, anteriormente, tinha uma afiliação à Double-A com o rival da divisão, o West Tenn Diamond Jaxx, chegou a um contrato de desenvolvimento de dois anos com os Smokies até a temporada de 2008.

CHICAGO CUBS (2007-2022)

Em dezembro de 2008, o membro do Hall da Fama e ex-jogador da segunda base do Chicago Cubs All-Star Ryne Sandberg foi nomeado dirigente para a temporada de 2009.

Sandberg liderou os Smokies a uma taça da Divisão Norte da Liga Sul no segundo turno e uma vitória por 3 a 1 nos playoffs divisionais sobre o Huntsville Stars.

Os Smokies terminaram sendo derrotados por 3 jogos a 1 para o Jacksonville Suns pelo Campeonato da Liga Sul de 2009.

Em junho de 2013, o grupo de proprietários dos então Smokies, liderado pelo dono do Cleveland Browns, Jimmy Haslam, negociou o time com Randy Boyd, um empresário local de Knoxville.

Embora seja um fã dedicado de beisebol, Boyd não estava comprometido no gerenciamento diário da equipe, delegando essas responsabilidades ao CEO Doug Kirchhofer e ao dirigente geral Brian Cox.

No ano de 2016, começaram as especulações de que Boyd estava querendo levar os Smokies de volta para Knoxville após ter adquirido diversos terrenos no centro de Knoxville.

Boyd afirmou que imaginou um estádio de beisebol naquele local, mas naquele momento não tinha planos de trazer o time de volta a Knoxville até o ano de 2025, quando o contrato atual do estádio expira.

Em 11 de julho de 2014, o Chicago Cubs e o Tennessee Smokies anunciaram uma extensão de seu Contrato de Desenvolvimento de Jogadores (PDC) pelo prazo máximo possível de quatro anos.

O acordo significava que os Smokies permaneceriam afiliados à Double-A dos Cubs até a temporada de 2018.

No dia 22 de outubro de 2014, os Smokies revelaram novos logotipos, cores e uniformes que refletiam seu relacionamento contínuo com a organização Chicago Cubs.

O Smokies Stadium recebeu sua maior torcida, 7.958 pagantes, em 13 de maio de 2017, contra o Montgomery Biscuits.

Os Smokies perderam a partida por 3 a 1, que, também, foi Star Wars Night.

O recorde de público anterior foi de 7.866 torcedores, no dia 24 de julho de 2015, contra os Observadores de Chattanooga.

Os Smokies ganharam o jogo por 8 a 4, que, também, foi Toy Story Night e Daddy-Daughter Date Night.

Em conjunto com a reestruturação da Major League Baseball da Minor League Baseball, em 2021, os Smokies foram alocados na Double-A South.

Agora, em 2022, o Double-A South ficou conhecido como Southern League, nome tradicionalmente utilizado pelo circuito regional antes da reorganização de 2021.

Caro leitor, gostou deste post? Então, não perca tempo e curta-o, por favor! Depois, compartilhe-o ao máximo com seus conhecidos e amigos! Ah, e não se esqueça de deixar seus comentários logo abaixo, OK? Sua opinião é muito importante para nós do blog, esteja certo disso!

Compartilhe esse conteudo