A Supercopa da Alemanha fará seu jogo amanhã, neste sábado do dia 30, às 15:30h pelo horário de Brasília. Este jogo faz parte de um evento clássico do futebol europeu que acontece somente uma vez por ano.
A Supercopa da Alemanha, conhecida também como D.F.L. Super Cup, é um encontro entre os dois maiores campeões, sendo uma equipe vencedora da Bundesliga, e outra equipe que venceu a Copa da Alemanha. Depois desse evento, a temporada de jogos do futebol alemão é iniciada.
Para 2022, as equipes vitoriosas foram R B Leipzig e Bayern de Munique.
Um dos maiores craques do mundo, e já considerado uma das maiores lendas do futebol mundial, Robert Lewandowski, é hoje o maior artilheiro da Supercopa da Alemanha, com 7 gols marcados. Ele defendeu o clube Bayern de Munique, até 2022, quando foi contratado pelo Barcelona, recentemente.
O clube de Lewandowski é o maior vencedor de vitórias pela Supercopa, tendo somado ao todo, 9 títulos como campeões. Os três principais ganhadores são:
- Bayern de Munique - 9 títulos - (1987 - 1990 - 2010 - 2012 - 2016 - 2017 - 2018 - 2020 - 2021)
- Borussia Dortmund - 6 títulos - (1989 - 1995 - 1996 - 2013 - 2014 - 2019)
- Werder Bremen - 3 títulos - (1988 - 1993 - 1994)
O Bayern de Munique obteve recentemente o jogador senegalês Sadio Mané, logo depois que Lewandowski mudou-se para o Barça. Mané conquistou o prêmio de melhor atleta africano do ano, e foi contratado assim que a janela de transferências foi aberta.
O craque de 30 anos de idade, que atua como um ponta esquerda dentro de campo, defendeu o Liverpool durante quase 6 anos. Pelo período em que jogou pelo clube inglês, Mané garantiu 120 gols, 48 assistências e participou em 269 jogos. Ele foi negociado com os Reds por cerca de € 32 milhões de euros.
Um outro grande craque, que também foi negociado para o Bayern, depois de ter defendido o Juventus por 3 anos, foi o zagueiro holandês, Matthijs de Ligt, que foi arrematado por mais de € 66 milhões de euros.
Mas o R B Leipzig também vem chegando de uma grande conquista, após ter faturado a Copa da Alemanha, no sábado do dia 21, depois que derrotou o vice, Freiburg, na final disputada no Estádio Olímpico de Berlim.
Depois do R B Leipzig ter encarado um duelo bem pesado em um jogo que permaneceu empatado em 1x1 até o final, na disputa com os alemães do Sport Club Freiburg, e ainda por cima com um jogador a menos em campo, mesmo assim eles conseguiram vencer o rival na disputa de pênaltis, com placar final de 4x2.
Pela primeira vez, os Die Rotten Bullen estavam levantando seu troféu como campeões, depois de terem participado e tentado levar a vitória por 3 vezes, sem sucesso, nos torneios da Copa alemã.
Nessa nova participação do jogo de amanhã, o R B Leipzig vai poder contar com uma gama de jogadores espetaculares também. O craque francês Christopher Nkunku, que se tornou agora a grande estrela do time alemão, já garantiu 44 gols e produziu 47 assistências em um total de 134 disputas pela Bundesliga.
O treinador do R B Leipzig, Domenico Tedesco, já elaborou um esquema tático com o craque Nkunku, juntamente com o lateral esquerdo Dominik Szoboszlai, e se tudo correr bem, o centroavante Alexander Sörloth, que se recuperava de uma lesão, poderá ser incluído no esquema.