A Copa da Finlândia é a competição Nacional de Futebol do país, disputada desde 1955. Em Finlandês é conhecida como Suomen cup, sendo aberta para todos clubes membros da FA (Federação de Futebol Filandesa).

Escudo da Suomen Cup. Fonte: Wikipedia

É a competição mais importante do esporte, que leva para os estádios mais de 20 mil pessoas por rodada. É também um campeonato bem competitivo. Os campeões levantam o troféu de Antero Nyman, o qual já teve vinte e dois clubes diferentes.

História

A Suomen Cup é o campeonato mais disputado da Finlândia. A modalidade masculina segue o mesmo modelo Inglês, introduzido pelo atual presidente do SPL, Juuso Walden. Na época, o dirigente foi muito influenciado por este modelo em Valkeakoski (munícpio ao sul do país).

A primeira edição era para ser realizada em 1955, mas originalmente só começou a ser disputada no ano seguinte, quando as atividades das duas federações do país se fundiram.

Antes disso, o principal campeonato era a Campionship Seires e foi decidido continuar a temporada com uma nova competição, já que haveria um jogo marcado contra a Iuguslávia.

Por conta do calendário limitado, a participação foi limitada a 30 equipes que já disputaram a primeira e a segunda divisões do país, além de 4 outros clubes filiados. Cada clube deveria enviar uma carta-convite para a federação, que iria decidir ou não pelo seu ingresso.

Ao todo, 31 clubes se candidataram e acabou que todos eles foram aceitos pela federação. Uma semana depois de findado o prazo de inscrição, as partidas começaram.

Foi um recorde de equipes e de tempo para execução dos jogos. Em menos de um mês, entre o final de outubro e início de novembro, todas as partidas da competição foram realizadas. Em sua primeira edição, o clube campeão foi o Valkeakoski Haka, que venceu a final contra o Helsinki Ball por 5 a 1.

Troféu da Copa da Finlândia. Fonte: trofeusdofutebol

Ainda em 1955, a final da temporada contou com 3.021 torcedores, no jogo entre o Haka e HPS, e todos presenciaram a mudança da Taça da Finlândia para o modelo inglês da Valkeakoski.

Por tradição, a final da Suomen Cup é disputada no outono, próximo a final da temporada doméstica. No entanto, pode acontecer algumas exceções, como aconteceu em 1975 e 1976, que a copa foi disputada em do outono, aconteceu também de 1992 a 1994 e em 2018.

Contudo, até 2019, 22 clubes diferentes puderam participar do campeonato masculino da Copa da Finlândia. Assim também, 11 times de clubes femininos puderam comemorar a Copa feminina da Finlândia.

Trajetória dos campeões

Sua primeira final ficou marcada no estádio Olímpico da cidade de Helsinque, e aconteceu no dia 20 de novembro de 1955, disputada entre Haka e HPS e o Haka foi o primeiro campeão da copa e venceu de 5-1.

O Estádio Olímpico sediou consecutivamente os jogos até 1975 e os principais vencedores nesse período foi Pallo-Pojat, IF Drott, KTP com 4 vitórias, Haka com 5, HPS, Reipas Lahti 5 vezes campeão, Åbo IFK, HJK, KuPS e Mikkelin Palloilijat com 3 vitórias.

Um dos recordes de público para a final da Copa da Finlândia foi na temporada de 1963, no jogo entre o Reippaa e Haka, que teve 14.052 espectadores. Considerado o segundo clube com maior sucesso da Suomen Cup, o Haka já conquistou 12 copas, atrás somente do HJK que já conquistou 13 campeonatos.

Estádio Olímpico de Helsinque no final de 2020. Fonte: Wikipedia

Em 1976, o Reipas Lahti levou o título para casa, mas dessa vez a final foi no estádio Tammela, na cidade de Tampere que fica na região de Pirkanmaa – Finlândia.

Já em 1977, o Haka volta a ganhar a final da copa no estádio Olímpico, e disputou contra o SePS, vencendo de 3 a 1. Em 78 a final aconteceu em 8 de outubro e o Reipas Lahti ganhou do KPT de 3 a 1.

Entre os anos de 1979 e 1985, os clubes que venceram a final da copa de futebol da Finlândia foram: FC Ilves em 79, KTP em 1980, HJK em 1981, Haka em 1982, FC Kuusysi em 83, HJK venceu em 1984 e em 1985 foi o Haka novamente.

Os times que foram campeões na final da Suomen Cup entre 1986 e 1999 jogaram no estádio Olimpico, com exceção do jogo de 1993 que aconteceu no estádio de Pori e deu vitória para o HJK contra o RoPS de dois a zero.

A nova temporada do século XXI começou com tudo, e em 2000 o HJK venceu o Kotkan TP e levou para casa o troféu.

Logo em seguida, em 2001, com jogo que aconteceu em novembro, o Atlantis FC ganhou a final do Tampere United por um a zero e foi o campeão desta temporada.

Assim também, no decorrer de 2002 e 2012, os jogos da final passaram a ser no Estádio Finnair e Estádio Sonera. Por lá passaram muitos clubes campeões, como o Haka, HJK, Myllykosken Pallo -47, Tampere United, Inter Turku, TPS e FC Honka.

Já em 2013, o Rovaniemen Palloseura (RoPS), venceu o KuPS de dois a um. Em 2014 o HJK venceu o Inter Turku e em 2015 o IFK Mariehamn brilhou e ganhou do Inter Turku por 2 a 1.

A partir de 2015, as competições ficaram mais agitadas e o IFK Mariehamn levou o troféu de novo, assim como o SJK em 2016.

Nas temporadas de 2017 a 2021 os merecedores da medalha foram HJK, Inter Turku, Ilves, HJK Helsinque e KuPS, respectivamente.

Títulos

Ao longo da existência da Copa de Futebol Masculino da Finlândia, os principais times que já garantiram mais títulos foram: HJK com 14, FC Haka com 12, Reipas Lahti garantiu 7 e KTP levou 4.

Equipe do HJK em campo. Fonte: Wikipedia

Já os clubes que tiveram menos troféus e foram campeões apenas três vezes, estão o TPS, Ilves, Myllykosken Pallo -47 e Kuopion Palloseura.

Por último e não menos importante, estão os times que só conseguiram 1 título em toda a sua trajetória na copa, são eles, FC Honka, Tampere United, Pallo-Pojat, HPS, IFK Mariehamn, Seinäjoen Jalkapalokerho, IF Drott, ÅIFK, FC Jokerit e Atlântida.

Compartilhe esse conteudo