Vitória garante o Villarreal na próxima Liga Conferência da UEFA, a competição continental europeia de terceira linha
O Barcelona recebeu o Villarreal neste domingo (22/5) pela última rodada do Campeonato Espanhol e foi derrotado no Camp Nou por 2 a 0.
Com o resultado, o Barcelona fecha a sua participação na primeira divisão de futebol espanhol com 64% exatos de aproveitamento. Foram 21 vitórias, 10 empates e 7 derrotas, num grande segundo turno de recuperação. Xavi Hernández entrou no lugar de Ronald Koeman, recebeu Aubameyang, e conseguiu retornar o time catalão para a parte de cima da tabela.
Também contou, é verdade, com a queda vertiginosa do Sevilla, que até março lutava cabeça a cabeça com o Real Madrid. No fim, o Sevilla caiu tanto que acabou na quarta colocação, apenas 5 pontos acima do rival Betis, quase perdendo a vaga na próxima Champions League.
Com o vice, o time de Ansu Fati receberá 8 milhões de euros em bonificação, além de disputar a Supercopa da Espanha, contra o campeão Real Madrid, na abertura da próxima temporada.
Já o Villarreal venceu e chegou a 16 vitórias, com um aproveitamento de 51,8%. No entanto, se os 11 empates e 11 derrotas deixaram o clube apenas na sétima colocação, foi o suficiente para continuar a sua bela jornada em competições europeias, classificando-se para a próxima Liga Conferência da UEFA.
Vale lembrar que sob o comando de Unai Emery, o Villarreal foi campeão da Liga Europa da UEFA, superando o poderoso Manchester United, além de bater o gigante Bayern de Munique nesta Champions League, sendo derrotado apenas na semifinal, para o Liverpool de Jurgen Klopp, Salah e Mané.
Após a partida, o brasileiro Daniel Alves, que retornou ao Camp Nou nesta temporada, afirmou: "Temos que refletir e começar o próximo ano com outro espírito e outra mentalidade. Este clube é feito para estar nas posições de cima e não para acabar a temporada sem aspirações. Só vivo o presente, o futuro é uma incógnita. O presente é uma dádiva, é do que vivo. Até o dia 30 de junho sou jogador do Barça".
No fim, Pedraza e Moi Gómez foram os artilheiros da partida, decretando o 2 a 0 para o Villarreal fora de casa sobre o Barcelona.
Escalações
Barcelona: Ter Stegen, òscar, Ronald Araujo, Lenglet, Jordi Alba, De Jong, Sergi Busquets, Riqui Puig, Depay, Ansu Fati e Dembélé. Técnico: Xavi Hernández.
Villarreal: Rulli, Rúben, Pau Torres, Albiol, Jackson, Chukwueze, Capoue, Parejo, Serge, Estupiñan, Lo Celso. Técnico: Unai Emery.