Fundado em 1924, o Sportist Svoge é um clube de futebol da segunda divisão da Bulgária. Com sede localizada em Svoge, a agremiação, que recentemente conseguiu a promoção da Terceira Liga, fez em história em 2009 ao chegar na elite do futebol local.

Registros históricos apontam que 25 anos após sua inauguração, o Sportist Svoge teve de ser reorganizado a ponto de ter seu nome trocado para DSNM Svoge.

Entre 1952 e 1954, o clube era chamado de Minyor Svoge. Já entre 54 e 57, FC Svoge era a nomenclatura do time. Assim, somente depois de 1957 é que o Sportist Svoge passou a ser denominado como tal.

Capacidade para 3.500 torcedores

Multiuso, o Chavdar Tsvetkov é o estádio em que o Sportist Svoge manda seus jogos. O local conta com capacidade para 3.500 torcedores e foi inaugurado em 1965.

Contudo, somente em 2007 ele passou por uma reforma e renomeação em homenagem ao lendário atacante do clube, o atleta Chavdar Tsvetkov.

Para atender às exigências da União Búlgara de Futebol, a BFU, o estádio teve de ter sua capacidade ampliada para 3.500 espectadores em 2009, ano exato em que o clube protagonizou uma de suas maiores glórias dentro de campo.

Ótimo retrospecto dentro de casa

Durante toda a campanha na elite do futebol búlgaro, o Sportist Svoge venceu apenas cinco duelos. Dos cinco triunfos, quatro aconteceram dentro de casa, o que comprova a força do time jogando em seus domínios, o Estádio Chavdor Cvetkov.

As vítimas da vez foram Botev Plovdiv, Cherno More Varna, Lokomotiv Plovdiv e OFC Silven 2000.

Fora de casa, o clube conseguiu vencer apenas o Minuor Pernik. Além disso, também houve um empate com o Botev Plovdiv.

Ao final da temporada, o Sportist Svoge acabou rebaixado ao B PFG, nome dado a segunda divisão do futebol nacional.

Os chocolates

O principal apelido do Sportist Svoge é “Os Chocolates”. Históricos, eles trilharam um caminho para a elite que começou em 2007.

À época, o clube deixou de participar da terceira e quarta divisão amadora para ser promovido, pela primeira vez, a segunda divisão. Em sua primeira temporada no profissional, os Chocolates terminaram em 6º lugar.

Na sequência, o então treinador do time, Aleksandar Aleksandrov, lançou as bases de uma equipe para lá de competitiva. Dessa forma, após derrotar o Naftex Burgas nas cobranças de pênaltis, o clube alcançou a elite do futebol búlgaro em 2009.

Uma torcida histórica, apaixonada pelo Sportist Svoge

Também por possuir 98 anos de vida, o Sportist Svoge se orgulha em poder contar com uma torcida histórica.

Embora o estádio em que o clube manda seus jogos possua capacidade para apenas 3.500 torcedores, eles são presentes e cantam praticamente o tempo todo.

O resultado não poderia ser outro: quando joga em seus domínios, o Sportist Svoge dificilmente deixa escapar algum ponto.

Fora de casa, a torcida do clube também faz toda a diferença, incentivando a todo instante com foco no resultado mais agradável a todos os adeptos pelo esporte.

Jogadores do Sportist Svoge perfilados antes de uma partida (Foto: Instagram oficial do Sportist Svoge)

Elenco do Sportist Svoge é Maioria búlgara

Assim como acontece com grande parte dos clubes búlgaros, a composição do elenco do Sportist Svoge também leva uma maioria de jogadores do próprio país.

Do goleiro ao ponta-esquerda, praticamente todos os atletas do plantel têm origem búlgara.

Pessoas jogando futebol em um campo

Descrição gerada automaticamente
Disputa de bola aérea durante duelo importante (Foto: Facebook oficial do Sportist Svoge)

No caso, a única exceção fica por conta do meia ofensivo francês Sammy Piller, que vem desempenhando um ótimo futebol desde que chegou ao clube.

Além da questão do elenco propriamente dito, também há de se considerar o uniforme de defensores, meio-campistas e atacantes do elenco.

Quando joga em casa, o Sportist Svoge disputa suas partidas com todo o conjunto azul. É um azul mais fraco, brando, com apenas alguns detalhes em branco.

Já quando atua fora de seus domínios, o time duela com um uniforme todo preto, sem qualquer detalhe, se parecendo em muito com o uniforme do St. Pauli, tradicional clube alemão.

Destaques do Sportist Svoge

Posição por posição, destaca-se que, além dos goleiros Stefano Kunchev e Ivaylo Vasilev se apresentarem como dois dos protagonistas do clube, outros nomes também fazem a diferença sempre que o Sportist Svoge entra em campo para defender um resultado ou atacar a qualquer custo.

Um deles é o do zagueiro Borislav Stoychev, que carrega a braçadeira de capitão do time com muito orgulho. Defensor firme, ele, que normalmente atua com a camisa de número cinco, entrega o possível e o impossível dentro de campo para defender seu clube.

Ao lado de nomes como Georgi Nikolov, Ivo Harizanov e Kaloyan Todorov, além de Martin Sandov e Galin Tashev, que também atuam como defensores, o capitão do Sportist Svoge desempenha um ótimo papel dentro das quatro linhas.

Em linhas gerais, ele tem buscado elevar o patamar técnico da equipe para que ela torne a brilhar na primeira divisão do futebol local. Bola para isso o elenco do Sportist Svoge, e não somente seu setor de zaga, tem de sobra.

Honras marcantes

Embora nunca tenha levantado um troféu no futebol profissional da Bulgária, o Sportist Svoge se orgulha por, no decorrer de sua história, ter alcançado duas honras muito marcantes.

A primeira delas dá conta de um 15º lugar no grupo “A” da elite do futebol local. O fato, claro, ocorreu na temporada de 2009/2010.

Já anos antes, em 2007/2008, durante a Copa da Bulgária, o Sportist Svoge chegou às oitavas-de-final. A mesma situação ocorreu no ano de 1950.

Borislav Kyosev é o nome do professor!

Com 60 anos de idade, Borislav Kyosev é o nome do principal responsável pela articulação do Sportist Svoge dentro de campo. Técnico experiente, ele possui diferentes vivências no segmento esportivo.

Homem jogando futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Comissão técnica trabalha duro no dia a dia (Foto: Facebook oficial do Sportist Svoge)

Para esta temporada, ele tem como principal missão elevar o nível da equipe a ponto de fazê-la regressar à elite do futebol local.

Bagagem para isso ele parece ter. Resta aplicar todo seu conhecimento dentro de campo, sempre considerando técnica e tática, para chegar lá.

Mais que histórico, é possível e preciso concluir que o Sportist Svoge reúne todos os atributos necessários para voltar a brilhar dentro e fora de campo na Bulgária.

Compartilhe esse conteudo